domingo, 15 de março de 2015

Partilhar bons momentos, desabafar sobre os maus

Olá a todas!

Esta semana foi terrível para mim em termos de bem-estar físico e alimentação. Fui violentamente atacada pela tensão pré-menstrual (TPM), que se começou por manifestar na 2ª Feira num ganho absurdo de peso e mais apetite (passei de 57 Kg no Domingo anterior para 59 Kg na 2ª Feira, o que não me parece realista) e se agravou para dores e inchaço abdominal, problemas intestinais pouco favoráveis à perda de peso, dores em várias partes do corpo, caimbras, cansaço físico, queda de cabelo e mudanças de humor repentinas. A partir de 5ª Feira à noite, a minha indisposição foi tal que preferi não tirar mais fotos às minhas refeições. A verdade é que saltei refeições e acabei por petiscar mais doces do que devia durante a 6ª Feira e Sábado, e, como reconheço que esses hábitos não são saudáveis mas também não são voluntários (sentia-me tão mal em certas alturas que não conseguia comer), acho que o melhor é apagá-los com "borracha". Quero dar bons exemplos, não maus exemplos! 

Neste momento estou novamente a sentir-me "eu", cheia de energia e motivação para me ir tornando uma pessoa mais saudável e melhor. Tenho resoluções e aspectos para melhorar na minha alimentação, que vou começar a implementar já amanhã. Espero partilhar tudo convosco no próximo post! Entretanto, aqui ficam os cliques dos momentos em alta da semana (omitindo petiscos e dias menos positivos). 

Pequenos-almoços

Continuei adepta das overnight oats, que passei a fazer com aveia sem gluten. As frutas da semana foram os morangos, a banana e os mirtilos. Os iogurtes foram da Alpro (soja natural ou com sabores) e da Mimosa (e sem lactose). Houve um dia em que juntei creme de açaí às overnight oats...e gostei!


Almoços

Tive um excelente e saudável almoço de Domingo, mas graças à minha mãe. Durante a semana, o meu mal estar físico sente-se na falta de variedade de alguns almoços, sobretudo nos acompanhamentos. Andei tão exausta e enjoada que não tive paciência para fazer nada para mim (com excepção do salteado de quinoa e da batata doce que acompanha o atum). Aproveitei muitos restos do jantar e comi produtos industriais. 


Lanches

Tentei variá-los e ingerir mais magnésio (através das sementes de abóbora e amêndoas) e cálcio (através de queijo limiano e muitos iogurtes) para reduzir os sintomas da TPM. Não tive sucesso neste propósito, mas acabei por fazer uns lanches saborosos, saudáveis e variados, que espero repetir. 


Jantares

Todo o mérito destes pratos saudáveis pertence à minha mãe, uma excelente cozinheira. Infelizmente, eu não me fiquei pela primeira dose destes pratos - repeti alguns e ganhei o hábito de petiscar depois do jantar.

Treinos

Aula de localizada e musculação na 2ª Feira e Body Pump hoje (espero repetir amanhã)

Pesagens

Péssimas, e nem tenho a certeza de que seja apenas da TPM. Pesava 59 Kg na 2ª Feira (9 de Março) e 58,5 Kg no Sábado (14 de Março).

Como me sinto depois das variações da semana

 

Beijinhos a todas e boa semana!

Rita

4 comentários:

  1. A semana pode-se ter afigurado terrível mas aposto que o peso de deve a retenção de líquidos! Nestas situações, aposta em chá verde, sumos detox em jejum, água morna com limão em jejum e alimentos com fibra. E bebe muita água durante o dia e chás, já que ajudam a drenar os líquidos e proporcionam sensação de saciedade!~
    Força Rita, tu vais conseguir restaurar o equilíbrio! Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Nem eu que sofro de TPM, costumo ficar assim tão mal :/
    Realmente um aumento de peso assim não me parece ser realista.. Mas ainda bem que já estás melhor*
    Já não faço overnight oats há tanto tempo, deixaste-me com vontade de comê-las outra vez :D
    Uau a tua mãe deve ser mesmo boa cozinheira, tem tudo um aspecto tão bom!! Mas a mim o que me pisca mais o olho é a quinoa salteada com legumes *.*
    Beijinho Rita e uma boa semana :D

    ResponderEliminar
  3. Que chato :/ Quando uma pessoa se sente mal é difícil ter preocupação por alguma coisa de todo...
    Às vezes há assim uma vontade de ser saudável, não há? Acho que começa na 3ª fatia de bolo de chocolate... Haha :) Mas a sério, depois de comer alguma coisa doce às vezes só apetece comer «limpo», deve ser por ser mais enjoativo :P
    Quero tanto experimentar açaí! Para mim é estranho, nunca provei... Assim na aveia deve ficar tão bom!
    Eu também não tenho muuuita paciência para acompanhamentos, normalmente como coisas rápidas e que não exigem grande preparação :) Agora no whole também não é preciso cozer arroz nem massa, o que, apesar de irritar a minha avó, é bastante prático :)
    O teu peru parece imenso um no wok que eu tenho no frigorífico à espera de ser aquecido e comido :O Vou ver se ainda está lá ;)

    Está.
    Hah, ao menos a tentativa deu para alguma coisa :P Eu geralmente nem tento nada do género, só às vezes quando quero escolher uma peça de fruta e estou constipada é que me vem a inspiração dos ensinamentos da primária e pego numa laranja ;)
    Morangos com stevia é bom? Parece-me estranho. Para mim nada supera morangos com creme de cocooo :D
    A tua mãe é um anjo ;)
    Gostei do (comi mais) haha, aparte muito engraçado!
    Hoje pus passas na salada por influência alheia, ficou muito bom! Estou pronta para mais experiências com elas... :)
    Provavelmente isso baixa, não foi por acaso, há sempre oscilações...
    O monstro das bolachas até é fofo, não sabia que eras ele... :P

    ResponderEliminar
  4. Essa época de inchaço e tpm o jeito é sair de perto da balança mesmo e esperar passar. Mas acredito no seu foco, é começar o período e tudo se normaliza, inclusive o nosso humor.

    Os seus cardápios sempre me enchem os olhos viu! Quanta coisa gostosa!

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)