segunda-feira, 9 de março de 2015

Para desenjoar e variar: tofu salteado com alho francês, cenoura e amêndoas

Meninas,

Desde pequenina que sou conhecida pelo meu grande apetite e por não ser esquisita. No entanto, até mesmo eu tenho alturas em que não sei o que me apetece comer, especialmente quando os dias, por algum motivo que desconheço, se sucedem de forma monótona e quotidiana. A vida é mesmo assim: se em determinadas semanas temos os dias e as horas preenchidos com programas sociais, com a família ou até sozinhos, noutras semanas nada surge a acabamos a repetir o mesmo ritmo diário - no meu caso, ir para o trabalho, trabalhar, almoçar e ter uma pequena pausa, trabalhar mais, voltar para casa, arrumar a casa, conversar com a família e o namorado, distrair-me na Internet, arrumar o que preciso para o dia seguinte e dormir.   

Foi num desses dias monótonos e invariáveis, quando o meu paladar estava farto de frango, carne assada e peixe e a minha mente não tinha muito em que reflectir, que decidi arriscar-me a cozinhar tofu. Não foi a primeira vez que o cozinhei - já tinha feito uma espécie de tofu à italiana no forno, com tomate e especiarias - mas, desta vez, tanto pensei nos ingredientes que consegui criar um prato mesmo rico, apetitoso e suculento (modéstia à parte). Um prato daqueles que queremos repetir e partilhar. E um prato que acabou por tornar os meus dias monótonos e invariáveis da altura em dias mais coloridos e divertidos.  

Fica a receita.

Tofu salteado com alho francês, cenoura e amêndoas (2 pessoas/2 refeições individuais)

Ingredientes:
  • 250 gramas de tofu (comprei o Tofu Bio do Celeiro, que estava em promoção)
  • Azeite a gosto
  • Cebola picada q.b
  • 1 colher de chá de alho picado
  • Colorau a gosto (opcional, mas dá "co" ao tofu)
  • Sal q.b
  • Vinho a gosto
  • Louro a gosto
  • Amêndoas q.b
  • 1/2 Alho Francês
  • 1 Cenoura
Passo a passo:
  1. Preparar os legumes e o tofu: numa tábua de cozinha, lavar e cortar o alho francês fininho, lavar e ralar a cenoura fininha e lavar (retirando o líquido) o tofu, cortando-o em cubos;
  2. Verter o azeite numa panela anti-aderente e juntar a cebola picada, o alho picado, o alho francês, a cenoura e o louro. Saltear em lume médio até que os legumes fiquem dourados (entre 5 a 10 minutos);
  3. Juntar o vinho - deve ficar pelo menos um dedo de altura. Deixar repousar cerca de 1-3 minutos; 
  4. Acrescentar o tofu e temperar com sal e colorau a gosto. Deixar cozinhar 10 minutos em lume médio;
  5. Juntar as amêndoas e deixar cozinhar entre 1 a 5 minutos, consoante gostem delas mais crocantes ou dissolvidas no molho, respectivamente. 
Preparado!


A vantagem do tofu cozinhado desta forma é a sua ligeireza e semelhança com carnes brancas (como o frango e o peru), o que o torna apetitoso mesmo para os comensais mais esquisitos e avessos à comida vegetariana. O tofu mantêm-se firme e absorve por completo os aromas e os cheiros do alho francês, da cenoura e das amêndoas, o que o torna um verdadeiro acepipe para quem gosta destes três ingredientes. Levei este prato nas marmitas do trabalho duas vezes na mesma semana e a experiência não podia ter sido melhor. Estou a pensar repetir assim que puder!


E vocês, também gostam de experimentar novos pratos na cozinha quando têm dias monótonos e não sabem o que comer? Qual a vossa surpresa mais recente?

Beijinhos e bom início de semana :)

Rita

3 comentários:

  1. Eu gosto imenso de experimentar coisas novas! E hoje tb cozinhei tofu para duas refeições, salteado com legumes e esparguete :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Estou tentando me adaptar ao Tofu ou seria aprendendo a gostar??? Ainda tenho certa estranheza! Mas gostei do seu modo de fazer!!! Bjs e sucesso

    ResponderEliminar
  3. Adorei a sugestão! Às vezes parece mesmo sempre a mesma coisa... Mas há pratos de que gosto muito, principalmente pescada com alho francês e vitela com repolho :) Muito bom :)

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)