terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Aventuras na cozinha para iniciar a semana!

Quem procura ter uma alimentação saudável ou seguir uma dieta sabe que é inevitável ter de cozinhar. Mesmo quem mora em casa dos pais e costuma ter a comida preparada, como eu, tem de fazer um esforço em determinadas ocasiões para poder incluir mais vegetais e legumes nos pratos ou utilizar métodos de preparação dos alimentos mais saudáveis. O Domingo foi um desses dias em que tive de me aventurar na cozinha, neste caso para ter a possibilidade de levar duas marmitas de almoço mais saudáveis durante a semana. Na 2ª, também me aventurei na cozinha, mas desta vez para cozinhar para mim e para a minha irmã, ajudando assim a família que tinha outros compromissos. Querem conhecer os resultados?

*~*~*~*~*~*~*

2ª Feira

PA: A rápida e costumeira mistura de 150 gramas de iogurte de soja com amêndoa, 15 gramas de whey e 30 gramas de All Bran.

Almoço: Argolas do mar com coco e caril, acompanhadas de courgettes grelhadas.As Argolas do Mar que utilizei são da Pescanova, e caracterizam-se pelas suas baixas calorias (107 Kcal por cada 100 gramas), alto teor de proteína (10 gramas por cada 100 gramas) e fraco conteúdo de gorduras (0,1 gramas por cada 100 gramas).
A receita de coco e caril também é da Pescanova, e podem-na consultar aqui. Garanto-vos que é espectacular, e consegue dar um sabor muito cremoso, saboroso e exótico às Argolas. Tinha experimentado a receita pela primeira vez no Verão, e, como gostei, voltei a repetir! Aqui, o resultado final, infelizmente em marmita...Amanhã, haverá mais. 

Lanches da manhã/tarde: Não tive tempo de lanchar a meio da manhã porque existiu uma reunião e prazos a cumprir no trabalho que me fizeram estar atarefada. Para o lanche da tarde, optei por uma banana ainda no trabalho e 125 gramas de iogurte de soja com amêndoa já depois de ter chegado a casa, por volta das 19h30.


Jantar: Tive de cozinhar para mim e para a minha irmã e o PD do bairro estava praticamente esvaziado. Achei que, do que restava, os peitos de frango eram a opção mais segura. Não é uma carne de que nós as duas gostamos muito (achamos-la enjoativa), por isso, decidi por fazer uma surpresa à minha irmã: usei a receita de coco e caril das argolas do mar no frango, e juntei amêndoa laminada. Ficou top! No meio de tachos e panelas ainda fiz um arroz de cenoura para a minha mana e uma massa konjac tipo Fettucine da marca Slendier para mim. Na minha opinião pessoal, esta massa sem calorias deixou muito a desejar, pelo que não consegui a minha dose! Aqui, o meu prato...
E a massa light que me desiludiu...

3ª Feira

Pesagem: 58 Kg

PA: Desta vez, variei! Estive a ver umas fotos antigas do blog e tive saudades dos bons velhos tempos em que preparava Overnight Oats. Então, fiz estas overnight oats com iogurte de soja com amêndoa, uma banana da Madeira esmagada, 25 gramas de aveia e leite de soja e baunilha. Ficaram maravilhosas, e trouxeram-me muito boas recordações!

Almoço: Tinha-me sobrado uma grande quantidade de frango com amêndoa do dia anterior e, como não tive muito tempo na noite anterior (ainda estive a arrumar roupas e a cozinha) decidi levá-la mesmo sem acompanhamentos e apostar nos hidratos nos lanches. Fiquei bastante saciada! 

Lanches da manhã/tarde: Para o lanche da manhã, tive direito a um iogurte de soja natural. O lanche da tarde foi faseado: começou com uma banana e terminou com outro iogurte de soja natural.



Treino: Aula de cardio, musculação e localizada (50 minutos). Foi uma aula muito intensa, porque fizemos vários exercícios de cardio com o step (que tinha dois degraus), vários lunges e agachamentos em simultâneo com halteres a trabalhar os braços (e eu uso 4 kg!) e exercícios fortes de pernas e abdominais com caneleiras (uso 2 Kg). Fiquei bastante cansada, mas soube-me bem!

Jantar: Duas espetadas de peru no forno com pimentos verdes, esparregado e salada de tomate e alface temperada com azeite e vinagre (não tirei foto).

*~*~*~*~*~*~*

E pronto, por agora é tudo. Sejam felizes, saudáveis, dêem o vosso melhor em tudo o que façam e aproveitem as pequenas alegrias da vida. Para mim, uma das grandes pequenas alegrias da semana é estar a sair do trabalho à luz do dia, pela primeira vez em 2015!

Beijinhos,

Rita

1 comentário:

  1. Pois, eu também acabo por cozinhar mais do que cozinharia se não quisesse ter uma «alimentação saudável», acho, mas a maior parte das coisas fazem-se rápido :)
    Esses símbolos parecem aqueles que aparecem no microondas para descongelar e isso hahaha :P
    Olha, tenho uma colher igual à tua! Infelizmente o meu irmão está sempre a usurpá-la, por isso não a uso muito :P
    Eu normalmente não sou fã dessas coisas em rodelas, mas realmente ficou muito giro e parece mesmo cremoso :)
    Essas bananas da madeira têm uma curvatura um bocado idiota :P Costumo comer das normais... O iogurte parece MESMO cremoso :D
    Porque é que ninguém gosta de peito de frango?! É obviamente a melhor parte de todas, tem imensa carne e é sequinho e saboroso :P Mais fica :P
    Pois, esse tipo de massas normalmente não é assim a coisa mais saborosa do mundo, eu só como com o maravilhoso molho de couve-flor, se não não tem sabor :)
    Que lindas overnight oats! Tenho de fazer :) Parecem mesmo cremosas :)
    Eu também acho que com hidratos fico com mais fome :)
    Hah, lanches faseados, que luxo :)
    Steps com dois degraus, que giro :) Nunca ouvi falar...
    Hmm já tenho saudades de espetadas!
    Na sexta também reparei, eram 19h e ainda não era noite! Sabe mil vezes melhor, é como acordar no Verão, parece que «pesa» menos :)

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)