domingo, 20 de abril de 2014

Regresso para vos desejar...feliz Páscoa!

Olá meninas fit! Continuam empenhadas nesta época de Páscoa?

Eu sei...já passaram duas semanas desde a última vez que escrevi aqui e que comentei os vossos blogues (apesar de os continuar a ler no anonimato). Ao contrário dos outros meses, posso dizer-vos que a minha ausência não tem a ver com falta de tempo, porque tenho tido espaço para mim e para as minhas pessoas. Também não está relacionada com a minha falta de empenho, dedicação e interesse por uma vida mais saudável. Simplesmente...a minha vida mudou desde o ano passado. Embora continue a tentar ter uma alimentação equilibrada e cuidada e pratique desporto como de costume, já não tenho o mesmo estilo de vida que me deixava tanto tempo para escrever sobre o tema de vida saudável, ler sobre ele, pensar na minha alimentação ou estar pronta a mudá-la. O ano passado, eu passei muitos meses em casa, semanas inteiras em que só escrevia a tese, não tinha horários praticamente nenhuns e quase não via ninguém. Agora que trabalho, há muitas responsabilidades de horários, postura, convívio social e exigências em termos de trabalho. Para além disso, então agora que gosto do que faço, há também muita vontade de estudar, ler e pesquisar sobre a minha área, e não tanto sobre vida saudável. 

Bla bla bla à parte, sinto que ainda não quero deixar este blog. Vou continuar a atualizá-lo sem datas definidas, será o meu porto de abrigo e a minha inspiração para me manter nesta forma de vida mais saudável. E também não deixarei de vos ler, preferencialmente sendo mais proactiva, porque vocês são uma importante inspiração e forma de motivação. Obrigada por estarem aí, e, ao contrário de mim, não serem tão ausentes :D

Vou fazer-vos um breve resumo sobre essa parte da minha vida que interessa ao blog desde há duas semanas:


Exagerei em quantidade de actividade física e jurei para nunca mais - No fim-de-semana em que fui à Corrida Sempre Mulher, acabei por fazer muito mais horas de actividade física do que era normal. Em princípio, eu não iria correr na Corrida, pois ia com os meus pais e a minha mãe, que tem uma lesão, disse que só ia andar. Assim sendo, programei os treinos da semana como se apenas fosse fazer uma caminhada. Tinha feito Body Pump durante a semana; voltei a fazer a aula de Body Pump no Sábado; ainda nessa tarde de Sábado, fiz uma aula que consiste em 1h30 de Spin...e no dia seguinte, fui à corrida, onde a minha mãe não resistiu aos seus ímpetos competitivos e após 5 minutos, já estava a correr. O meu pai e eu não a acompanhámos a correr todo o percurso, mas ainda fizémos 2,5 Km a correr. Para quem não estava habituada como eu e para mais tinha feito 2h30 de actividade fisica no dia seguinte, o esforço foi doloroso. Fiquei com muitas dores pelo corpo (no dia seguinte mal andava!), e custou-me muito retomar a actividade física na semana seguinte. Foi horrivel, passei mesmo a semana seguinte toda cheia de dores...até que no Domingo, depois de uma aula de Global Training, decidi fazer uma aula de relaxamento (Body Balance) e recuperei o meu corpo e a sensação de bem estar. Moral da história para mim e para quem acredita em mim: a) não alterem bruscamente as horas de actividade física que fazem, pois só vos vai prejudicar; b) não ignorem o potencial de uma aula de relaxamento de vez em quando.   



Tive altos e baixos na minha alimentação...e o meu peso variou imenso - A partir do dia em que sofri um "esgotamento físico" com a corrida, não consegui controlar a alimentação. Passei uma semana (Domingo a Sábado) terrível, sempre cheia de fome, muito gulosa (comi açúcar como nunca), a empaturrar-me à grande e à francesa. Só para piorar, tive o meu aniversário e o de uma prima nessa semana. Engordei mais de um quilo nessa semana...de um fim-de-semana ao outro, passei de 58 Kg para 59 Kg e tal. Felizmente consegui restaurar o meu equilíbrio físico e mental com a aula de Body Balance no Domingo passado, e esta semana foi relativamente fácil. Tive uma alimentação bastante equilibrada, quase não saí da linha, e fiquei com cerca de 57,5 Kg. 

Comprei um multivitamínico - Com os horários mortíferos e a corrida a dar cabo de mim, achei melhor prevenir, porque me senti mesmo mal naquela semana. Comprei um multivitaminico com zinco, selénio, magnésio e vitaminas C e E, entre outros, o Ever Fit Plus. Posso dizer-vos que me tenho sentido menos cansada e mais desperta, o que tem sido óptimo. 

Fiz anos  e tive um dia espectacular - Já tenho 24 anos. Com festa no próprio trabalho com os novos colegas, a família por perto e o namorado e os amigos mais distantes mas ainda assim presentes, o dia passou-se muito bem. Houve um almoço especial com alguns colegas (no "Peixe em Lisboa", conhecem?), jantar com a família e dois bolos (que eu provei :p)!. Prendas também houve, e uma delas fit: recebi duas caixas de Pyrex para aquecer os meus almoços no microondas, e tenho sentido a diferença.
Bolo de chocolate e cenoura feito com a mãe.

Lá continuo a esforçar-me e a fazer desporto - Mudei a minha alimentação e finalmente arranjei uma forma de não ter tanta fome de manhã: agora o PA é um iogurte de soja com proteína às 6h50, o lanche da manhã um iogurte de soja e bolachas de água e sal às 9h30; o almoço proteína+legumes em pequena quantidade (almoço às 12h00 no trabalho e não tenho tempo); o lanche da tarde nº 1 iogurte de soja com bolachas de água e sal (16h00) e o nº 2 outro iogurte (18h00) e o jantar proteína com legumes e direito a um dose decente. O ginásio está finalmente a ser aproveitado: continuo a fazer as mesmas aulas (Spin, Treino Global, Body Pump), mas agora posso ir em três dias diferentes...é excelente :)

E é tudo, assim resumidamente. Deixo-vos com fotos do meu fantástico almoço de Páscoa preparado pela minha mãe.
O meu prato: Filete de peixe espada preto com alcaparras, jardineira, tomate, batata doce frita, banana frita e molho de maracujá. Acrescentei-lhe ainda mais alcaparras, batata doce frita e meia banana frita. De sobremesa, comi um iogurte de soja natural com whey de banana.


A mesa inteira: Houve um folar e amêndoas que os meus pais (ou melhor, o meu pai) devoraram sózinhos, e se repararem, houve quem comesse batatas em vez de jardineira de legumes. Não souberam o que perderam.

Beijinhos a todas :)

8 comentários:

  1. Olá :D
    Fico feliz por saber que está tudo bem, nota-se outra alegria nos teus posts...
    Realmente esse fim de semana de exercício... :P Imagino! Eu também costumo ficar com muita fome a seguir a trails, principalmente, porque sempre é um par de horas a correr... Acho que depois de muito exercício (como foi o teu caso) é normal ;) Até porque o peso voltou a descer!
    Não sabia que a tua mãe corria :) Por acaso desde que corro estou sempre a insistir para com familiares para que corram também, acho que é contagioso ;)
    Espero que tenhas uma boa Páscoa e, ainda mais do que isso, muitos bons dias que a sucedam :)

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  2. Parabéns e feliz páscoa, rodeada daqueles que amas!!!!! Com dedicação vais encontrar de novo um equilíbrio!

    Beijinhos**

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  3. Olá Rita! Antes de mais, espero que tenhas tido uma excelente Páscoa :}
    De fato tiveste uma semana com treinos bem intensos; é normal o teu corpo ter reagido menos bem, não estava habituada a tanto esforço físico. Felizmente nao costumo ter problemas assim, ao treinar 6horas por semana o meu corpo só reage mal quando não treino!
    Também comecei a tomar um suplemento por causa do cansaço e da recuperação muscular mas o meu é de magnésio..ás vezes tem mesmo que ser!
    Os meus parabéns atrasados, que tenhas tido um excelente dia *.*
    Beijinho *

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  4. Olá :)
    Ainda bem que a tua ausência foi pelos melhores motivos. Já experienciei a sensação de ter abusado a nível de treinos, é mesmo uma parvoíce. Treina-se muito numa semana e na outra parece que passou um camião cisterna por cima!! Mas ainda bem que tens tido tempo para treinar, é tão bom!

    A tua Páscoa foi muito gourmet e light :)
    Um beijinho e uma óptima semana

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  5. Parabenss atrasados Rita :) O teu bolo tem tao bom aspectoo. Nao conheco esse restaurante nao..

    Beijinhosss e boa semana c tudo de bom

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  6. Ohhh, parabéns atrasados!! :D
    Espero que tenhas tido uma boa páscoa :p
    Imagino a tuas dores depois desse exercicio todo haha, vá há sempre um lado positivo da coisa! xD

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  7. Feliz Aniversário Rita! Tudo de bom, muitas felicidades e muito sucesso nessa nova fase da sua vida!

    Beijo!

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  8. Feliz aniversário.
    Tudo de bom pra vc!
    Acho que todo mundo ja fez isso ... exagerar ...
    mas ainda bem que nao aconteceu nada grave,
    Bjao

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