sexta-feira, 25 de abril de 2014

Os feriados e eu

Olá meninas! Estão boas?

Eu estou...alguma vez vos disse que quando estou a trabalhar, ADOOORO semanas com feriado? Pois é, e assim de repente são logo três! Uma já passou, esta é mais uma e para a semana também temos um feriadozinho...sabe tão bem! Aproveitei o meu para pôr as horas de sono em dia (estive uma semana a dormir uma média de 5 horas por noite, hoje lá consegui fazer as abençoadas 8h), passar uma longa manhã no ginásio a fazer treino global, 10 minutos de bicicleta e Body Balance, comer um salmão gigante ao almoço (sabem como este peixe me faz feliz hehe), limpar os meus ténis e sacos do ginásio e conversar muito com a minha família. Sinto-me de férias. 

Esta semana, em termos alimentares, correu bem! Na 3ª tive uma festa de aniversário mas como era suposto comer de pé (o que detesto) e também já não via os meus amigos há algum tempo, distrai-me a conversar e quase nem comi...penso que o saldo deve ter sido meia fatia de quiche de cogumelos e muito molho de um cheesecake (não comi o bolo). De resto, foi o normal: controlo ao pequeno-almoço e lanches, marmitas ao almoço (fui só comer fora um dia, um óptimo salmão grelhado com legumes) e uma refeição mais abundante ao jantar. Ontem fiz aquilo que considerei a minha cheat meal: comi um extra da minha nova proteína Dymatize ISO 100 de cookies&cream (que AMO!) e três amêndoas de chocolate (só comi o chocolate, deitei fora a amêndoa). Só tirei foto a um dos pratos que levei para o almoço de marmita e que fiz: foi este hambúrguer de salmão com molho de tomate e tomates secos, mistura chinesa de vegetais (congelada, do Pingo Doce) e alcaparras. Estava óptimo :)
Na frigideira 

No prato
De resto, uma grande mudança na minha vida fit é que estou a deixar de comer iogurtes de soja e a comer...iogurtes. Apesar da intolerância à lactose, há cerca de uma semana que achei que não podia continuar a gastar tanto dinheiro em iogurtes de soja, que estão cada vez mais caros: os da Alpro, no PD, custavam EUR 2,84 por caixa de quatro e para mim isso é demais, até porque eu sou uma devoradora de iogurtes...a minha média diária são três, o que é de todo incompatível com estes preços. Os iogurtes normais naturais custam por caixa de 4 entre EUR 0,99 e 1,48, por isso vejam a diferença. No primeiro dia em que experimentei mudar (penso que foi no Sábado passado), comprei Natural do PD (56 Kcal, 6 gramas de HC) e correu mal. Fiquei mal disposta, inchada, a correr para a casa de banho. Mas não desisti! No dia seguinte, voltei a comer outro iogurte e não tive problemas. Segunda, comi mais um iogurte, não tive efeitos secundários e comprei uma nova leva: desta vez os naturais da Danone, que com as mesmas calorias dos do PD, têm menos HC por pacote. só 4,6 gramas. Comecei a aumentar progressivamente o número que comia (2,3...) e já experimentei até 4, sem problemas. Portanto...bye bye iogurtes de soja caros que acabam com a minha carteira :D
Adoro conseguir poupar em comida fit - quem tem esta paixão sabe como a carteira pode ficar vazia se não tivermos cuidado!

Há outro tema que queria discutir convosco, este bem mais sensível. Desde há mais de um mês que tenho tido obstipação muito forte. Eu sempre fui obstipada, mas tinha as minhas soluções que funcionavam - desde há dois anos que tomava de dois em dois ou três em três dias uma dose de dois ou três comprimidos de Frutos e Fibras. Agora, os ditos comprimidos não me fazem efeito, e eu ando a sentir-me permanentemente mal. Já experimentei Normacol (laxante de amieiro negro, menos natural que os Frutos e Fibras mas ok), e só fico mal disposta. Também já experimentei comer ameixas secas de manhã e à tarde, chá de ameixas secas, kiwis, weetabix, cereais de Fibras variados, e nada. Não confio em nada que tenha sene, porque por experiência própria tenho muitas cólicas e inchaço. Só tenho conseguido sentir-me melhor com um laxante químico (Dulcolax) mas não me agrada tomá-lo por ser químico e porque me dá má disposição e não é natural, então no máximo tomo-o duas vezes por semana. Por outras palavras, desde há um mês e tal que a minha barriguinha passa os dias inchada e eu mal-disposta. Assim sendo, e mesmo sabendo que esta é uma conversa horrorosa, pergunto-vos: têm truques para o WC? Podem ser laxantes, naturais...digam de vossa justiça. 

Obrigada desde já e...bom fim-de-semana a todas!

Beijinhos

10 comentários:

  1. bem..este feriado não me soube a nada porque andei a estudar
    quanto ao teu problema..chá de sene! Uma caneca a noite e outra se manha, e sentes logo isso a trabalhar :D
    Já que andas numa de bye bye aos iogurtes de soja porque não experimentas os bifidus? também pode ajudar!

    ResponderEliminar
  2. Kiwi, papaia, água, arroz, massa, batata, variedade na alimentação, actividade física e descontracção global (corpo e cabeça). Digo isto por ter problema semelhante. Creio que só é considerada obstipação a partir de 8 dias sem evacuar, no entanto.
    Se os sintomas persistirem, porque não ir ao médico? ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá! Conheço gente com esse problema, e os alimentos que acho que fazem bem são (alguns dos quais já falaste) : Kiwis, laranjas, gorduras saudáveis como abacates e azeitonas, ameixas secas/passas/sultanas, farelo de trigo, sementes (de linhaça, por exemplo), cenouras, iogurtes, chás com cafeína, repolho,... E exercício físico, claro. Mas isso já fazes ;)
    Não piorou com os iogurtes? Pode ser uma consequência do consumo de lactose...
    É verdade, as semanas com feriado são outra coisa! A perspetiva de um dia livre anima o resto da semana :)
    Em relação a iogurtes... Há várias outras marcas. Pelo menos sei que o continente e o E Leclerc têm iogurtes da marca deles à volta de 1,80 por 4... Ou da sojasun... Não sei é bem como é em termos de açucar e isso... Não bebes leite de soja? Sempre fica mais em conta, e há em pacotes pequenos para transportar ;)

    ResponderEliminar
  4. Eu tive esse problema durante muitos anos mas desde que aumentei muuuuito o consumo de vegetais e variedade dos mesmos bem como o consumo de agua para 3 litros por dia que nunca mais sofri do mesmo. Alias, aliado com o exercício físico agora sou um relogio. Durante muito tempo tentei consumir a maior parte da fibra através de cereais e percebi que não era a mais benéfica para mim. a que funciona melhor é a fibra de origem vegetal, não só da fruta mas sobretudo das verduras. Uma coisa q eu noto que tem efeito quase imediato é qq alimento com farinha de coco, que tem uma bela dose de fibra, seja panquecas, muffins, etc acompanhado de um bom copo de agua. E se notas que os iogurtes com menos HC's tem menos impacto na digestão pq n tentar os gregos? mais proteína e menos HC's...

    ResponderEliminar
  5. Olá, Rita!
    Sou leitora assidua mas nunca comentei. Quanto á obstipação, eu e a minha mae sempre sofremos imenso com esse problema e desde que alterei o meu pequeno almoço, tudo mudou.
    Acrescentei aveia, sementes de linhaça e cereais de farelo de trigo (sei que têm algum açucar consideravel, mas sou bastante regrada no resto da alimentação permitindo-me este pequeno prazer) do pingo doce mesmo, a maioria das vezes cozidos em água com 3 rodelas bem fininhas de banana.
    Muita fruta e legumes ao longo do dia, em conjunto com 3 litros de água ajudam plenamente.
    Contudo estes habitos têm que ser regulares, pelo menos em mim, se falhar um dia com esta rotina, tudo muda..
    Espero ter ajudado. =)

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita, que bom que conseguiste dormir bem e treinar também!
    Foi uma cheat meal sem grandes abusos..esse hambúrguer de salmão com os vegetais, que bom aspecto! é tão bom quando gostamos de comidas saudáveis como salmão :}

    É verdade que alguns alimentos saudáveis conseguem ser muito caros. O caso das sementes é um deles, gostava imenso de comprar em mais quantidade e variedade mas fico sempre reticente com o preço. Fico feliz por te teres dado bem com os iogurtes normais, realmente é uma diferença bem grande de preço. Algo que me custa muito é ver a diferença de preço dos iogurtes naturais e dos iogurtes naturais magros. Claro que preferia comprar sempre dos magros mas a carteira não consegue cobrir tudo.
    A minha mãe também tem muitos problemas de obstipação e já nada revolve, nem comprimidos..Mas lembrou-me que ela experimentou comer kiwi e ameixa em jejum, juntamente com um copo de água morna e ingerir linhaça regularmente. Experimenta, pode ser que ajude :}
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que é uma temática que se devia falar mais, isto da obstipação porque não devia haver qualquer constrangimento. Um trânsito intestinal regular é essencial para a manutenção do nosso equilíbrio e previne muitas doenças. Para mim há uma fórmula infalível: banana + aveia + corrida = a corrida incompleta porque me dá imensa vontade de ir ao wc e o meu irmão é igual. Mesmo só banana ao pequeno-almoço e corrida seguida já me faz ir logo. Aconselho o consumo regular de linhaça moída nos batidos ou iogurtes!^

    Concordo quando dizes que os alimentos mais saudáveis são mais caros... por isso comprei agora uma iogurteira. Já pensaste nisso Rita? Podes usar um 1l de leite de soja e um iogurte natural e dá para 6/7/8 iogurtes (conforme a capacidade da iogurteira). Quando experimentar partilho no blog ;)

    Um beijinho grande*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito estranho. como banana quando tenho diarreia. por ser rica em potássio e em fibras, é aconselhada para regularizar o transito intestinal no caso de diarreias, mas não no caso de obstipação!

      Eliminar
  8. comer ao pequeno almoço ananás - muito rico em fibra - e cereias all-bran. penso que estes cereais têm mais fibra do que os wettabix. os all-bran têm 33g fibra/100g de produto. se comeres isto diariamente decerto que terás o trânsito intestinal regularizado. as melhoras :)

    ResponderEliminar
  9. Oi Rita! Feriado é mesmo tudo de bom né! Que bom que aproveitou bastante!
    Nem me fale em dieta que saí caro.. também estou evitando a lactose e meu deus! Como é caro o leite de soja!

    Beijo grande e uma ótima semana!

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)