segunda-feira, 17 de março de 2014

Dias especiais, pessoas especiais...e comidas especiais!

Meninas!

Os últimos dias, que têm sido uma espécie de "férias" antes de começar a trabalhar no novo sítio, foram incríveis. Daqueles dias que julgava ter perdido quando terminei o mestrado. Com muito tempo para tudo, especialmente e felizmente para as minhas pessoas queridas; Sol; espaço para treinos (à hora de almoço, 6 dias por semana, sem stress e trânsito, mesmo bons!); reinvenção de comidas na cozinha; leituras e estudos à vontade; programas de fim-de-semana e até...vontade e possibilidade de dormir. É verdade...eu, que sensivelmente desde finais de Dezembro dormia uma média de 6 horas SEMPRE (incluindo fins-de-semana), dormi até às 8h30 no Sábado e até às 10h000 no Domingo (e deitei-me tipo 00h30). Espectacular, não acham? 

Entretanto, no meio desta felicidade, uma notícia menos boa: o meu mais que tudo parte amanhã de manhã cedo para trabalhar fora de Portugal, como já vai sendo habitual, e volta daqui a 15 dias, voltando para lá outra vez...até Agosto ou afins, sempre com estas viagens de regresso quinzenais. Como de costume também, ele só soube na 6ª, mesmo em cima do acontecimento. Estando acostumada e ele moderadamente feliz, não me importei. Deixá-lo aproveitar estas viagens de que tanto gosta e que talvez não possa fazer no futuro. E, no presente...aproveitar com ele! Até porque na semana que passou e no dia de hoje, ele e eu trabalhámos menos que o normal...e tivemos mais tempo para sermos. Finalmente. 

Podia falar mais, muito mais, mas o meu lema sempre foi que dias especiais e/ou pessoas especiais têm que ser celebradas com comidas e celebrações especiais, portanto...é com fotos dessas comidas especiais que vos deixo. Espero que gostam e sintam esta felicidade temporária que entrou na minha vida :)

Pequeno-almoço de Domingo: Papas de aveia com claras! Foi a minha primeira experiência e usei esta receita da Avelã reduzindo as quantidades para cerca de um terço. 

Sobre estas papas de aveia com claras, posso dizer-vos que estão aprovadas! Têm uma textura de "nuvem", como dizia a Avelã, desfazem-se na boca, têm muita proteína (e mais natural que whey, por exemplo)....o que se quer mais?

Mostrar mais uma vez não dói, afinal estão aprovadas! E já pensaram porque é que estas papas estão tão escuras? Surpresa em baixo :P

Pois é...basicamente eu tive medo que as claras estragassem as papas e tivessem mau sabor e então usei esta mistura da Koln, que comprei no Celeiro, de aveia com chocolate negro, cereais tostados e nozes de macadâmia. Costumo comê-la seca, mas em papas também fica impecável. 


O meu almoço de Domingo,que por acaso foi igual ao de Sábado! Salmão grelhado com legumes, posta bem grande só para mim! E tenho a acrescentar que lhe juntei ainda umas quantas couves de cozido!


O meu jantar de Domingo, com o mais que tudo: bacalhau com broa! Tenho andado completamente apaixonada por isto...vocês sabem o quanto adoro broa!

Para não ficar sem um elogio, aqui está o jantar dele: arroz de cherne! Ao que parece, também muito bom! 

O pequeno-almoço de hoje: pãozinho no microondas feito com 1 ovo e uma clara extra, 2 c.s de farelo de aveia, 1 c.s de farinha de alfarroba, fermento, sal e uma pinguinha de leite de soja. Já vos disse que achei a farinha de alfarroba sensacional? 

Atrás do pãozinho: a manteiga Alpro Soja light. Já não a comprava há mais de um ano, mas não resisti! Ando com vontade de variar e inventar, e há melhor que pãozinho quente feito por nós com manteiga a derreter? NOT.


Só para vos deixar um último olhar e vontade de experimentar...um excelente pequeno-almoço!


O meu almoço de hoje, e este fui eu que fiz: pizza fake com salada de alface! Fiz a base com duas claras e 1,5 c.s de farelo de aveia e sal, tostei-a na frigideira como se fosse uma panqueca e quando estava quase a desligar o lume, juntei uma fatia de queijo de soja, duas de fiambre, atum em água e uns pingos de ketchup (não tinha tomate e achei que isto precisava de cor). Ficou muito boa!

Assim já parece mais uma pizza...e digo-vos, muito boa e proteica! Foi um excelente pós treino!


Só para terminar, o meu último jantar com ele: mais bacalhau com broa (e com muita broa!.)Todo para mim, sim. Eu mereço estes mimos :)
 Um beijinho a todas, e obrigada pelo vosso apoio, agora e sempre. Deixo-vos a minha mensagem para a semana:
Aproveitem! :D



6 comentários:

  1. Fiquei com uma pontada de inveja da calmaria dos seus dias Rita! hehehe.. APROVEITE MUITO!
    Beijo grande e uma semana maravilhosa!

    ResponderEliminar
  2. Bacalhau com broa é mesmo uma delicia e a farinha de alfarroba fiquei como tu apaixonada desde 1º vez que experimentei:)

    Gostei de conhecer o teu blogue e parabéns pela tua perda de peso tás optima agora:), Convido-te a conhecer o meu e já agora aproveito para te convidar no meu passatempo que está a decorrer aqui gostava muito que participasses:)
    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/2014/03/1-aniversario-blogue-passatempo-do-1.html

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Admiro tanto a tua coragem para mudar,a sério! E adoro toda essa preparação para os dias dificeis com belas despedidas.
    Tu mereces, indo ao ginásio, ainda mais....e o peso está controlado, portanto, aproveita!
    Beijocass

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que tens tido tempo! Às vezes faz mesmo bem :)
    Todas as comidas parecem deliciosas, especialmente as papas de aveia (ahah, estou a brincar, parecem todas igualmente boas!)
    Por acaso nunca considerei sequer que o sabor fosse estranho, mas também já estou habituada ao sabor! Ainda bem que gostaste! (estava com medo que te corresse mal, foste a segunda pessoa a experimentar uma receita minha! :P)
    Esse salmão com feijão verde parece muito bom, o que é estranho porque ando enjoada de salmão e não gosto nada de feijão verde :P
    Eu gosto bastante de broa, principalmente da côdea :)
    Tenho feito imensos brownies saudáveis no microondas, fica tããão bom e é tão simples que até é perigoso... estou a falar disto por causa do teu pãozinho! (também gosto de usar essa "manteiga" da alpro soya para pôr às vezes em pão torrado, embora seja raro :))
    A pizza também parece muito boa... E sim, mereces todos esse mimos! Boa sorte com tudo :D

    ResponderEliminar
  5. que fantastico, pareces muito mais "solta" :D
    ohh, mas depois o teu mais que tudo volta, papas de aveia é bem bom! com claras por acaso nunca experimentei :p
    continuação de uma boa semana!

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)