sexta-feira, 21 de março de 2014

A minha alimentação aborrecida (mas necessária!) durante a detox



Olá meninas!

Como andam? Por aqui...sinto-me mais leve, com a barriga lisinha, o fígado limpo e sem problemas digestivos! Como vos disse ontem, quis fazer uma detox mais agressiva de dois dias para tentar eliminar as comidinhas dos dias de celebrações. Embora ainda não tenha comprovado os resultados (queria pesar-me de manhã antes do pequeno-almoço mas a minha irmã estava na casa de banho com a única balança da casa, e ela demora muito a arranjar-se), sinto um bem estar geral muito superior, e parece-me que vou, de facto, emagrecer. Só não sei quanto...mas amanhã não falho em fazer a pesagem e contar-vos!   

Sobre o que comi durante esta detox, e em reposta a um comentário da "Lu!!!", quero deixar claro: não tive uma alimentação equilibrada e que eu quisesse seguir para perder peso, foi apenas uma tentativa de me "purificar" (sobretudo a nível intestinal). Bem sei que há muitas teorias sobre como fazer detox - beber só sumos ou comer só fruta ou comer só legumes ou sei lá o quê- mas bem vistas as coisas, nenhum plano alimentar desintoxicante é equilibrado em termos das vitaminas, minerais e macronutrientes de que precisamos. O meu também não foi, e tentei comer de forma a alcançar os meus objectivos, não seguindo nenhuma fórmula já publicada na Internet. O que fiz não foi uma detox rígida (como poderão comprovar a seguir), mas foi uma forma eficiente de:  
  1. Desintoxicar o corpo através da eliminação de retenção de líquidos e outros excessos acumulados devido às muitas refeições excessivas que tinha feito :P;
  2. Cortar calorias comparativamente a um dia normal da minha alimentação, e tentar assim perder peso;
  3. Reajustar o meu paladar a alimentos menos processados e com menos açúcares.
Vou então contar-vos o que comi e fiz...e as críticas e comentários são bem vindos:

Quinta-Feira - Dia em que tentei comer mais fibras e menos proteínas
  • Exercício físico: Não houve. Tinha treinado 2ª, 3ª e 4ª, e sentia que para fazer esta detox minimamente bem, precisava de ficar em casa e não me esforçar, ou então ia sentir-me fraca e com fome.
  • P.A: 1 iogurte de soja natural, 30 gramas de aveia em mingau e 15 gramas de whey de banana
  • Almoço: 2 weetabixes (aquecidos com água no microondas de forma a fazerem uma espécie de papa), 1 kiwi e um iogurte de soja natural. Tudo misturado como eu gosto :P Um aparte importante é que esta mistura cumpriu a sua função desintoxicante. E muito bem.
  • Lanche 1: 1 kiwi com canela
  • Lanche 2: 15 gramas de aveia com canela em mingau e um iogurte de soja natural
  • Lanche que escapou do meu controlo :P: Um bocadinho de esparregado com 2 bolachas TUC. Foi o que correu mal no dia de ontem.
  • Jantar: 2 espetadas de peru com refogado de beringela, courgette, azeitonas e pimentos. Era para só comer 1 espetada, mas estavam demasiado boas...e eu com fomeca.
Sexta-Feira - Dia em que tentei comer menos açúcares e mais proteínas
  • Exercício físico: Queria muito fazer, e como ando a tentar emagrecer,a escolha recaio numa aula de Spin...não gosto tanto como das aulas de força, e estando com mais massa muscular e a fazer dieta, custou-me. Mas valeu a pena na mesma!
  • P.A: 40 gramas de papas de aveia em mingau com canela e 1 iogurte de soja natural
  • Pré-treino: 30 gramas de whey e....1 bolacha TUC. Esta não estava programada :(
  • Almoço pós treino: 1 lata de atum ao natural, 4 delícias do mar, 3 azeitonas e esparregado
  • Lanche 1: 1 weetabix com água no microondas. Papa boa!
  • Lanche 2: 15 gramas de aveia com canela e café em mingau e 1 iogurte de soja natural
  • Jantar previsto: Salmão grelhado com legumes
Como podem ver, eu não andei a passar fome...andei a tentar comer menos, e sentir-me melhor. Os meus jantares, são, aliás, perfeitamente normais, e ainda bem! Amanhã ou depois espero poder vir contar-vos os meus resultados desta detox..torçam para que sejam bons! :) Com efeitos a partir do jantar, volto, também, a uma alimentação mais folgada :)

Beijinhos e bom fim-de-semana a todas!

9 comentários:

  1. Muito bom teu cardapio detox amiga,tambem preciso urgentemente fazer uma dieta mais restritiva assim pra dar aquele impulso ...td de bom ..bjoooo

    ResponderEliminar
  2. Adorei este detox, sabes porquê? Não caíste nos exageros típicos de só sumos ou só legumes e fizeste uma alimentação impecável. De certeza que vais conseguir voltar ao peso que queres porque és determinada, estás motivada e, essencialmente, és uma pessoa equilibrada. É bom saírmos da rotina de vez em quando e é bom voltarmos ao nosso estado mais saudável. Mas o melhor é ser feliz e fazermos escolhas conscientes, sabendo compensar todos os lados!
    Força Rita e fico à espera dos resultados da balança. Mas não te prendas demasiado a isso, o importante é que te sintas bem!:) Já li que o nosso corpo também precisa de abanões com refeições tipo cheat meal. Diz que acelera o metabolismo, pois o corpo não está habituado e leva "um choque". Portanto sem stress :p Beijinho e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  3. Muito bom Rita! Super equilíbrio e leveza!
    Desejo um excelente fim de semana pra você!
    Beijo!

    ResponderEliminar
  4. Olá :)
    Quando falaste em detox pensava que era uma coisa mais radical! Ainda bem que não caiste no exagero, como disse a Vi! Estou a torçer por ti, vais ver que daqui a uns dias já te sentes melhor e menos inchada! Beijinho grande e bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que já te sentes mais "saudável"; Gostei deste detox, nada radical e bem equilibrado. Não nos podemos esqueces que também temos uma vida para além disto que requer esforço físico e portanto não podemos deixar faltar ao nosso organismo os nutrientes necessários :)
    Deixaste-me com saudades das bolachas tuc (oh com um post tão saudável vou eu falar das bolachas) :p

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Rita!!!! Que saudade de você minha querida... finalmente eu to de volta nessa blogosfera... ai ai, quando eu pousei em portugal na segunda eu queria tanto ter tido um tempinho pra te convidar pra um café... mas eu não fiquei mais que 1h no aeroporto... mas agora que estamos no mesmo continente fica mais fácil disso acontecer! Espero que breve!

    Abraços querida!

    ResponderEliminar
  7. Fico à espera do resultado :D
    Adoro esses iogurtes, compro em potes grandes e depois vou comendo aos quartos ou assim... Tem um gosto mesmo leve e perfeito, é mesmo uma delícia!
    Há uns tempos li a tua primeira detox com weetabix, acho eu. Por acaso já fiz (não a detox, só a papa, para experimentar), desfiz weetabix em leite e pus no microondas... Sabe um bocado a cerelac! Gostei bastante :)
    Não gosto é muito de delícias do mar! Nunca gostei... Mas de resto as tuas comidas até me agradam :)

    ResponderEliminar
  8. Eu gostava de fazer uma detox, mas preciso de paciencia! e depois só por estar a pensar que estou a fazer detox fico cheia de fome!!! é psicologico eu sei, mas preciso de por isto ca em baixo a funcionar xD

    ResponderEliminar
  9. sabes o que achei da tua detox?? foi um "back on track"!! e isso é muito bom, porque isto são alimentos a que estás habituada e foram escolhas que consegues manter no dia-a-dia! eu cá não acredito nada nesses detox a liquidos de sumos de frutas e vegetais :x não te agarres muito aos números da balança, quando relaxares mais (a nível do trabalho/rotina do dia a dia) vais ver que tudo se vai endireitando!! beijinho*

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)