domingo, 5 de janeiro de 2014

Muesli tostado de aveia, coco, linhaça, amêndoas, mel e pedaços de chocolate

 Olá meninas! Como têm sido os vossos dias neste novo ano?

Sexta-feira passada, estava eu ainda de férias, ponderei ir ao ginásio de tarde. No entanto, sentia-me muito preguiçosa. No dia anterior tinha feita uma aula intensiva de GAP que me tinha deixado cheia de dores. Estava a chover. E, por ser sexta e de tarde, nem queria imaginar no tempo que ia perder no trânsito. 

Acabei por desistir de ir fazer a tal aula, e deixá-la para Domingo. Entretanto, depois de tratar de algumas tarefas caseiras, só me apetecia cozinhar cereais. É que eu adoro cereais para os pequenos-almoços e lanches, e as receitas que a Catarina Fitness e a Cláudia do The Healthy Fit Way publicaram sobre granolas deixaram-me de água na boca. Para além disso, tomei resoluções de poupança para o novo ano, e tinha ingredientes subaproveitados em casa. Sabem o que fiz?

Parei as minhas tarefas caseiras. Fui para a cozinha. Pensei em todos os ingredientes caseiros que tinha e não estavam a ser muito usados. Improvisei. E assim fiz um delicioso mueli tostado de aveia, coco, linhaça, amêndoas, mel e pedaços de chocolate.

Ingredientes:
Cá estão eles :D
  • 90 gramas de flocos de aveia;
  • 20 gramas de coco ralado;
  • 20 gramas de sementes de linhaça;
  • 20 gramas de amêndoas laminadas;
  • 5/10 gramas de chocolate (opcional, usei um restinho de um Cerebrum que tinha comprado no Celeiro);
  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 1/3 de copo de água.
Preparação:
  • Pré-aquecer o forno a 150º;
  • Num recipiente para ir a microondas, misturar o mel e a água. Aquecer a 180º durante 1 minuto, para tornar o mel mais líquido;
  • Num recipiente qualquer, misturar todos os ingredientes secos (aveia, coco, linhaça, amêndoas, chocolate) e aplicar o mel misturado com a água por cima. Mexer muito bem para que toda a mistura fique húmida;

A mistura antes de ir ao forno
  • Colocar em recipiente próprio para ir ao forno e colocar a mistura lá por 15 minutos, ou até que fique douradinha e tostada. Como os meus, em baixo:
Voilá! É este o resultado final.

No final, só me apetecia lanchar outra vez :) Mas limitei-me a provar.

Guardei tudo numa jarra e fiquei tão fã que não resisti a comer uma pequena porção depois do jantar
Só para concluir, adorei a receita, e espero repetir assim que esta dose acabe. Os cereais de aveia estão crocantes, não demasiado doces, e a misturas das amêndoas, coco e linhaça é perfeita. A dispensar alguma coisa, só se fosse o chocolate. A quantidade foi tão pequena que nem o sinto ;)

E vocês? O que têm feito nos vossos dias de preguiça?

7 comentários:

  1. Eu adooro granolas caseiras! Realmente pode ser muito saudável, e até é divertido porque eu estou ali com uma bacia de aveia, centeio, trigo, espelta (tudo integral, aos flocos) e depois começo a deitar um monte de sementes e gérmen ahah! Parece que estou a fazer uma poção lol. Experimenta pôr amendoins crus... Ficam tostados e mesmo deliciosos! Eu já fiz tantas vezes que perdi a conta, e para aproveitar às vezes faço dois tabuleiros cheios (mas cheios mesmo) :) Aliás, não há nada como saber o que está na granola... Nunca se sabe o que está nos cereais processados... E granola caseira às vezes é tão saudável que até mete impressão :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei a cara nova do blog! Ano novo cara nova! \o/
    Hummm.. nada como cozinhar numa tarde preguiçosa! Amo!
    Beijão e uma ótima semana pra ti Rita!

    ResponderEliminar
  3. ja fiz granola com banana esmagada, ficou tão, mas tão bom *.*
    e acredito que essta também deve ter ficado *.*
    sim, o bodypump 88 ta fixe, só não gosto da musica dos agachamentos, a de tricep no dia a seguir dá para senti-lo bem hahaha xD

    ResponderEliminar
  4. Nesse início de ano, bate essa preguiça mesmo. Mas hoje eu vou recomeçar os treinos com gás total!!! Adoreeei essa receita, hein!!! Bem mais natural!!! Um bjo e linda semana

    ResponderEliminar
  5. Ahhh! Mas como é que ainda não experimentei fazer granola?? Serei a única, tem tão bom aspecto!!

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  6. Um dia também experimento grânola caseira. Deste-me uma óptima ideia :) É que também é a minha cara !

    Em relação ao teu comentário, respondi lá, ok? Mas don't worry, eu não vou seguir nenhuma orientação maluca! Really! ;D Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Agora ficou a apetecer-me granola outra vez :p Partilho contigo os "desejos" por cereais.
    Acho que vou experimentar a tua receita ;)

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)