sábado, 11 de janeiro de 2014

Desabafo e sobre treinar 2 vs 3 vezes por semana

Olá meninas! Estão boas?

Antes de mais, deixem-me desabafar: fiquei muito desiludida com o meu peso hoje de manhã! A balança mostrou-me 57 Kg, que já não via há muito tempo. E, sinceramente, tenho consciência de que engordei, pois notei logo modificações no meu corpo. E também tenho consciência de que tenho parte da culpa: os meus almoços de 2ª e 3ª foram claramente muito pouco saudáveis, e mesmo compensando com almoços de saladas Vitaminas o resto da semana, claramente não foi suficiente, até porque não resisti a saladas cheias de proteína, com molho vinagrete e até com um ingrediente extra. Andei muito comilona a semana inteira.

Outra causa para isto ter acontecido foi, sem dúvida, ter optado por treinos mais intensos no fim-de-semana passado para não ter de os fazer durante a semana. No fundo, isto acaba por ser passar de 2 para 3 vezes por semana de treino, e nota-se logo ao nível de peso e tonificação muscular. No entanto, não posso deixar de confessar que tive uma vida muito mais descansada durante a semana graças à concentração dos treinos no fim-de-semana. Não tive de madrugar ou deixar de jantar para ir ao ginásio, não tive de me stressar no trânsito de manhã ou à noite, não tive de gastar dinheiro extra em parques de estacionamento só para frequentar o ginásio, não sofri aquele cansaço pós-treino que faz com que custe tanto trabalhar (e se eu tenho trabalho, meu Deus!). Portanto, acho que vou dar uma segunda e terceiras oportunidades a este método, até porque não tenho a certeza se o aumento de peso é algo hormonal (sim, também estou a ficar próxima daquela altura do mês) ou se se deveu apenas ao maior descontrolo alimentar, por exemplo. Não o espero utilizar para sempre, claro, mas apenas em algumas semanas de Janeiro e Março, a altura em que tenho mais trabalho no emprego.

Por agora, durante o fim-de-semana, vou apostar em treinos intensos e em ter uma alimentação mais caseira e saudável, sem excessos. Hoje vou fazer as aulas de Cycling e Body Pump (madruguei e nem sabia o que havia de fazer com tanto tempo livre, porque a minha ideia era acordar para ir ao Body Pump) e amanhã de Global Training.  2ª de manhã peso-me para confirmar se o exercício me ajudou a combater os excessos da semana, e prometo que vos coloco logo a par ;) Entretanto, gostava de saber a vossa opinião sobre dois assuntos:

O que acham de passar de 3 treinos por semana (menos intensos) para 2 treinos por semana (mais intensos) durante um período de tempo? O que me aconselham a fazer para manter o meu peso passando para 2 treinos por semana?

Gostava mesmo de ter a vossa ajuda nesta questão.

Um beijinho a todas e bom fim-de-semana.


P.S – A Claúdia, do The Healthy Fit Way, convidou-me a responder à Tag 50 factos sobre mim. Se tudo correr bem, espero responder amanhã à noite e publicar ou amanhã à noite ou Segunda pela manhã. Keep in touch!

7 comentários:

  1. Nada de desanimar Rita, já se sabe que nesta vida fit nada é linear e tenho a certeza que quando deres por isso, voltaste ao teu peso inicial :)

    Quanto às tuas questões, também não sei bem o que te responder quando à primeira porque, se por um lado evoluías na intensidade do treino, reduzias no tempo destes :s
    Mas caso o faças, o que poderias fazer era ter uma alimentação mais low carb nos dias em que não treinavas para isso não se reflectir no peso.
    beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Rita, tens de te sentir bem contigo e não vale a pena ires para o gym e sentires-te frustrada com esse ritual. Acho que deves experimentar os 2 treinos por semana. Se isso te dá descanso, então faz assim. Mas tens de ter cuidado com a alimentação, isso não há saída possível. Quer treines 2 ou 3 ou 4 ou todos os dias. A alimentação tem de ser cuidada ;)
    Tem tbm atenção aos tempos de repouso do teu corpo. Se vais treinar 2 dias seguintes treina partes diferentes! Se fazes aulas que treina um pouco de tudo, tem então atenção à intensidade (se te lesionares sábado foi domingo para o ar e não tens mais nenhum dia da semana para treinar).
    Se vires que não gostas dos resultados, muda para 3x por semana, que penso ser preferível. Mas tens de tentar durante para aí 2 semanas, estas coisas levam tempo. Não é por comer 1 salada que se emagrece, da mesma forma que não é por comer um cheeseburguer que se engorda, se é que me entendes. É preciso tempo para o corpo mudar ;)

    Beijinhos e espero ter ajudado

    ResponderEliminar
  3. Eu não sou expert nem coisa parecida no exercício físico. Mas no ginásio aconselham-me a não fazer logo dois dias seguidos, a não ser que trabalhe grupos musculares diferentes (o que vai começar a acontecer). Não consegues fazer uma corridinha a meio da semana? Ou bicicleta? Só para ires mantendo o ritmo!
    Eu entendo a tua desilusão mas estas coisas são assim mesmo e há uma infinitude de motivos para teres ganho peso sem ter a ver com a alimentação! Não sejas rígida, faz uns suminhos de detox (com couve, agrião, aipo, maçã verde, limão...) e evita os açúcares e gorduras saturadas. Logo logo voltas a sentir-te bem com o teu corpo! Um beijão e muita força sim?

    ResponderEliminar
  4. Oi Rita! Olha, eu sempre preferi treinar um pouquinho todo dia ao invés de me treinar pesado uma vez só... Não sei qual dos dois é melhor... Creio que o melhor é o que te faz bem! Faça o teste por algumas semanas! Pode ser o melhor pra vc ;)

    Beijos!

    ResponderEliminar
  5. Primeiro tens que te sentir bem contigo! :)
    quanto ao exercício, penso que para o teu corpo será mais produtivo treinar em dias separados do que em seguidos, mas não te sei responder bem a essa questão! Se quiseres falar de alimentação ai posso tentar ajudar-te :)

    ResponderEliminar
  6. Acho que não tens de te preocupar muito com o peso, porque o mais importante é aquilo que fazes regularmente e não se numa certa semana tens um almoço menos saudável... Há imensas causas para o peso variar, mas estás estável há tanto tempo que provavelmente basta continuares a alimentação usual... Acabas por compensar, nem que seja com os hábitos que já tens :)
    Sobre os treinos, eu não sou de todo especialista, mas penso que o melhor é experimentares e veres como te sentes :) não acho que numa semana dê para ver grandes modificações... Acredito que seja melhor treinar mais vezes por semana, mas não podes sacrificar-te por causa disso, até porque saltar refeições ou dormir pouco também não é saudável. Até pode ser que resulte melhor assim :) só tens de ter cuidado, porque treinos muito intensos em 2 dias seguidos podem dar problemas...
    Espero que te dês bem assim, que até te facilita a vida :)

    ResponderEliminar
  7. Eu concordo com a Joana Amaral. Faz esses dois treinos mas com intensidade. Nos restantes dias, muito cuidado c alimentaçao, pois é a parte mais chata, e tu sabes disso fitgirl!
    Nao desanimes muita forçaa Rita***

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)