domingo, 19 de janeiro de 2014

As mudanças por aqui...

Olá meninas! Como estão?

Por aqui, os dias têm sido de muito trabalho (excepto ao fim de semana), e a vontade de escrever (no blog ou a comentar-vos) escasseia. No entanto, a minha vontade de vos ler ou de ser saudável não esmoreceu! Tenho acompanhado os vossos blogs (a maioria das vezes demasiado cansada para comentar) e adotado importantes mudanças na minha alimentação esta semana. 

A verdade é que eu tenho razões para querer ser mais saudável. Como vos contei o fim-de-semana passado, tinha engordado 1 Kg durante a semana, estando a pesar 57 Kg. Achava que tinha sido da alimentação menos equilibrada e do exercício estar concentrado ao fim-de-semana. Imaginem então o meu espanto quando após um fim-de-semana de alimentação muito saudável e equilibrada e cerca de três horas de exercício físico, a balança, na 2ª feira, me deu 58 Kg! Fiquei completamente surpreendida! E, sobretudo, fiquei a achar que tinha de mudar a minha alimentação. Fazer alguns cortes, até atingir o meu peso normal (6 Kg), para me voltar a sentir bem comigo mesma. E não foi difícil saber no que cortar....houve essencialmente duas mudanças:
*~*~*~*
1. Pequeno-almoço e lanches da manhã e da tarde - " O vício dos cereais"

Quem acompanha o meu blog há algum tempo sabe que desde o Verão andava "viciada" em cereais açucarados. Cheerios (com e sem mel), Estrelitas, Frosties, Corn Flakes, Muesli e granolas caseiras...é difícil enumerar tudo o que já passou cá por casa!
Alguns exemplos do que andava por aqui 
Os meus pequenos almoços típicos deste Outubro (95% dos dias) eram um iogurte natural de soja, whey...e uns cereais açucarados quaisquer. Já os meus lanches da manhã e da tarde na empresa eram 3 caixas com 30 gramas de cereais cada (300 calorias no total). Pois bem...isto foi sustentável até Dezembro, A partir de aí, comecei a sentir mais fome após o pequeno-almoço/lanches, e às vezes "adiantava" os lanches do dia seguinte, ou comia-os cedo de mais e ficava cheia de fome para o almoço e o jantar.

O que decidi fazer foi simples: optei por substituições inteligentes ao pequeno-almoço e aos lanches. Em vez de comer tantos açúcares nestes cereais, que me davam a sensação de "fome" mesmo quando estava cheia, optei por alimentos saudáveis com menos açúcares e mais fibras e proteínas. Ou seja, passei a consumir...

Ao pequeno-almoço: 
a) Aveia cozida em água com whey e 15 gramas de cereais all Bran;
E é muito bom!

OU

b) Cereais All Bran/Fibre One com iogurte de soja natural e whey (opcional)


Os resultados destas mudanças ao pequeno almoço? Sinto-me com mais energia, mais cheia, e nunca tenho vontade de repetir!!!

Nos lanches:
Nos dias em que me sinto bem,como um iogurte de soja natural ou sem lactose de manhã e outro à tarde. Só, porque preciso mesmo de emagrecer!



Para prevenir a fome, levo ainda uma caixinha de 30 gramas de cereais de fibra, que junto a gosto aos iogurtes. Mas tenho feito questão de só os comer se tenho mesmo muita fome (só devo ter comido duas caixas esta semana).

Os resultados das mudanças dos lanches? Bem...de manhã não há nenhum problema, fico bem só com um iogurte de soja em vez de uma caixa de cereais. Ao lanche...quero ver se quando o peso estabilizar passo a comer iogurte e cereais de fibra sempre. Comer só um iogurte dá-me fome, mas é um sacrifício que quero fazer por enquanto!

2. Almoços pagos pela empresa

Como já vos expliquei, trabalho em vários sítios diferentes ao longo do ano. Quando estou em Lisboa a trabalhar, a empresa não me paga os almoços extra subsídio de refeição e tenho alguns locais onde posso levar marmita, logo,  não são um problema em termos de calorias. Quando estou fora de Lisboa e tenho almoços pagos onde queira...geralmente abuso! Vocês sabem como me andava a descontrolar! Embora até agora esses pequenos descontrolos não fossem um problema, agora decidi controlá-los, o que faz sentido porque na semana que passou e na que aí vem os meus almoços são de centro comercial, pagos pela empresa (e acrescentem a isto o facto de ontem ter almoçado e jantado com o meu namorado em centro comercial, e hoje ter almoçado em centro comercial com os meus pais...). 

Então...basicamente todos os meus almoços desta semana (3ª, 4ª, 5ª, 6ª, Sábado, Domingo) e o jantar de Domingo, que foram em centro comercial, foram saladas do Vitaminas. Com base alface. Sem ingredientes extras. Mas com molho vinagrete. E os ingredientes? Bem...geralmente faço estas combinações:
  • 1 ovo+ delícias do mar+atum ou camarão +almôndegas de soja (2 doses);
  • 2 ovos+ almôndegas de soja (2 doses) + atum ou delícias do mar ou fiambre ou camarão
Não tirei fotos das minhas saladas todos os dias (nem me lembrei!), mas aqui ficam imagens da de ontem ao jantar...
Adoro! E não me canso!
Os resultados de comer saladas destas ao almoço são bons. Gosto, não me sinto demasiado cheia nem com fome, e sinto-me saudável.
*~*~*~*
E os resultados destas mudanças? Gostaria de vos dizer que voltei aos 56 Kg hoje de manhã, mas não foi isso que aconteceu. Voltei aos 57 Kg na 3ª e aí me tenho mantido estável. No entanto (talvez seja imaginação minha, não sei), a partir de 5ª senti-me progressivamente mais tonificada e com a barriga, bochechas e braços mais delgados. Embora o meu peso não tenha mudado, acredito que por estar quase quase naquela altura do mês, posso ter boas notícias quando ela chegar. Espero que sim!

Fico por aqui, hoje escrevi imenso! Espero não vos ter maçado com a descrição destas mudanças todas na alimentação...apesar de a minha vida ser muito MUITO mais do que isto, é o tema do meu blog, e o único sítio onde sei que alguém me vai ler (aka ouvir) e compreender. Espero que percebam ;)

Boa semana a todas...e que pensem todos os dias como o Pooh.
Eu tento. E ando a conseguir!

7 comentários:

  1. - Já não como no Vitaminas há muito tempo, mas também se podesse escolher seria a minha escolha.

    - Não consigo lanchar só um iogurte. Além de ficar com a barriga a roncar (que vergonha!), fico rabujenta e não consigo trabalhar decentemente quando estou com fome!

    Boa sorte para os teus objectivos*
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Não gostas de comer pão logo de manhã? Além da aveia e dos cereais de fibra (que também são as minhas escolhas), é o que me dá mais sustento para enfrentar uma manhã de trabalho! Podes sempre tentar incluir um pão de cereais/alfarroba/centeio e nem precisas de pão de forma embalado, o pão congelado é óptimo e antes de ir dormir, basta deixá-lo a descongelar durante a noite. Há outras opções: bolachas de milho sem açúcar ou de arroz. Para os meios da manhã/tarde, são boas opções para esta fase. Podes sempre tentar beber um chá quentinho (enche imenso e hidrata) ou juntar um queijinho fresco (menos prático mas saboroso na mesma).

    Em relação ao que se passou comigo, hei-de contar-te com mais calma sim? Mas não te preocupes querida* E força nesta conquista. Como vês, basta quereres e consegues voltar a uma alimentação mais controlada! Com a ponderação que te caracteriza, vais sem dúvida voltar ao teu peso habitual! Um beijão e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  3. Oi Rita! Sei bem como é! Atingimos um peso confortável e acabamos nos permitindo mais! Mas vejo que você já está a um passo de recuperar o prejuízo!
    Continue firme! ótima semana e muito foco pra gente!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Nunca comes pão?
    Por algum motivo especial?
    Eu sempre pensei que 1 pão por dia não fosse grave.
    Dizem que muitos desses cereais estão embutidos em açucar.
    Hoje ao lanche apeteceu-me chocapics...mas consegui resistir e comi leite com wetabix.
    Wetabix é sempre melhor que chocapics.

    Quanto ao andares cansada...é óptimo! Significa que tens trabalho!
    Sei o que custa comer fora, mas há sempre opções saudáveis.
    Adoro comer fora e como o meu orçamento é pequeno vou sempre ao centro comercial...e o que escolho? H3 ...o hamburger é gordinho, mas só grelhado com salada é óptimo.

    ResponderEliminar
  5. Sei bem como é! Mas importante é vc focar nos hábitos saudáveis que quer ter e melhorar sempre!!! Não desistir é um grande passo. Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Apesar de já existirem versões mais saudáveis de cereais, eles não deixem de ser bastante calóricos..o que é uma pena porque tal como tu, também adoro cereais!

    Também sugiro pão escuro/integral, pode ser uma boa alternativa para o pequeno almoço ou até para os lanches :)
    E que tal cenouras para os lanches? enche mais que os iogurtes!
    Não desanimes, as vezes o corpo prega-nos partidas assim mas vais ver que depressa recuperas :)

    ResponderEliminar
  7. De certeza que isso do peso é temporário, às vezes são causas que desconhecemos e que não podemos alterar, inerentes ao organismo... Quanto aos cereais, é verdade que às vezes uma pessoa se "perde" um bocado... Mas gosto mais de granolas de frutos secos, eu faço comparações estranhas mas os cheerios sabem-me um bocado a petróleo :P
    Os All-Bran são muito bons, eu acho aqueles palitinhos muito viciantes :)
    Quanto aos almoços, a salada parece-me uma boa escolha! E deve ser boa. De qualquer maneira, os centros comerciais são melhores porque, de certa forma, tens mais escolha... Além disso, quando se vai com alguém, por exemplo, sempre se pode ir a sítios diferentes, se assim não for é mais difícil de conciliar as preferências...

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)