domingo, 24 de novembro de 2013

Top 5 hábitos fit

Olá meninas! Estão boas?

Ontem estava a pensar no que mudei desde o ano passado por esta mesma altura em termos fitness...e descobri que embora tenha feito muitas experiências desde então (algumas falhadas, não vou mentir) houve mudanças que se tornaram hábitos e que muito tenho feito para manter. De facto, nem o stress do trabalho me  fez alterar estes hábitos, que são verdadeiras peças-chaves na minha nova vida mais fitness. Querem conhecer quais são e saber se se identificam com os 5 mais comuns? Então vamos conhecê-los:

1. Refeições principais: Legumes, legumes e mais legumes...e muita proteína!
O meu almoço e jantar, por muito abundantes que sejam, raramente escapam a esta regra. Como sempre muitas proteínas, que adoro (geralmente carne e peixe, embora também tenha as minhas incursões vegetarianas de tempos a tempos), acompanhadas de legumes, que podem ser o que quiser: alface, tomate, cenoura, courgette, beringela, espinafres, feijão verde, brócolos, cogumelos, couve, pimentos...enfim, venha o que vier! De vez em quando substituo os legumes por leguminosas (ervilhas, feijões, grãos), quinoa ou por banana frita (não resisto a esta tentação em restaurantes brasileiros!), mas acho que são mesmo as únicas excepções à regra. Passo muito bem sem arroz, massa e batatas.
A minha refeição favorita e o melhor exemplo desta regra: uma posta de salmão bem grande (proteína) e feijão-verde e brócolos cozidos (legumes, legumes, legumes!)


2. Sim, a whey não é só para homens...
Depois de muito me informar sobre a necessidade de consumir 1,5 vezes o nosso peso em proteína e fazer alguns cálculos, cheguei à conclusão de que só pela alimentação, era impossível chegar a este valor. Para além disso, precisava de algo que me ajudasse a recuperar após os treinos de musculação e me fizesse ter resultados de tonificação mais acentuados. O início da toma de whey foi a solução para estes problemas. Actualmente estou a tomá-la em meio scoop todos os dias ao pequeno-almoço e, nos dias de treinos de musculação (aka Body Pump ou a aula de Global Training) tomo também meio ou um scoop no final. Ajuda-me a ter resultados, é fitness e sabe bem. O que podia ser melhor?
A minha whey actual: sabor cookies and cream e 0% de lactose!


3. Exercício, sempre! 
Desde que comecei esta vida fit, o exercício faz sempre parte das minhas semanas, embora seja moderada na quantidade de vezes que vou ao ginásio e na intensidade dos treinos. O meu ideal é ir três vezes por semana, apesar de haver semanas em que só consigo ir duas ou outras em que vou quatro (e fico super cansada!). Não admito a mim própria muitas falhas, excepto por doença ou por estar no estrangeiro (e mesmo aí, aposto nas caminhadas). Acreditem: não é fácil manter este ritmo...mas sinto-me muito melhor fazendo o esforço e vendo os resultados do que preguiçando. Porque preguiçar não traz resultados, dá dores nas costas e no corpo, torna-me mais chata e irritável. Ir faz-me sentir sempre bem, relaxa-me, dá-me autoconfiança, faz-me sentir bonita, tira-me as dores, é um tempo meu e só meu.
True story.

4. Controlo das porções ou das calorias
Sim, é verdade que eu como bastante e muito bem, mas...nunca me esqueço também de ter em atenção as porções ou, noutros casos, as calorias do que como. Dou-vos um exemplo do controlo de porções: costumo comer flocos no pequeno-almoço e nos lanches, mas nunca tiro mãos cheias dentro das caixas aleatoriamente. Peso sempre o que como, para fazer as 30 gramas que quero. Um exemplo do controlo de calorias: se comer enchidos como presunto ou bacon, tento escolher fatias finas, que sei que se ficam pelas 50-70 calorias. Não abuso. E há mais, muitos mais...
Fã das 30 gramas de cereais, sempre.

5.  Variar a rotina de alimentação e treinos
Algo que aprendi com mais de um ano de reeducação alimentar é que o nosso corpo se acostuma a certos hábitos alimentares ou de exercícios, e portanto se os mantivermos durante muito tempo, acabamos por não ter os resultados que pretendemos, quer seja na perda de peso, tonificação ou ganho de massa muscular. Por isso, em termos alimentares, tento ser o mais variada possível, e inconscientemente adoptei o bom hábito de comer mais aos fins-de-semana do que durante a semana, sem prejuízo nenhum na linha. O mesmo acontece com o exercício: acho importante combinar cardio, força e resistência, daí que faça aulas no ginásio diferentes nas três/duas vezes que lá estou. Acreditem: tenho melhores resultados fitness agora que vario do que antes!
Uma imagem por cada um dos tipos de aulas que faço: Body Pump, Corrida, RPM e Global Training (localizada)
Deixo-vos com uma das novas músicas da Britney (Work B**tch) que gostando ou não, tendo ou não algo de verdadeiro, tem muito a ver com os esforços que fazemos para uma vida mais fit.
Um beijinho a todas e um restinho de bom Domingo! Que a semana comece bem para todas!


8 comentários:

  1. Adorei Ritinha!
    (essa protein já é bem melhor! Notas diferença??)

    Kisses**

    ResponderEliminar
  2. Adorei! Isto é exactamente os hábitos que tenho, e que às vezes chateiam as pessoas xD... mas a verdade é que me fazem sentir bem :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. bom top 5 :D
    identifico-me com quase todos menos o primeiro, ao almoço incluo smp uma porção de arroz ou batata :)
    esse salmão *.*

    ResponderEliminar
  4. Ótimos hábitos, meu grande problema é o arroz, me amarro.

    ResponderEliminar
  5. Adorei o top5!

    Não podia concordar mais com os legumes às refeições juntamente com a proteína, ás vezes até tenho ideia que como demasiados legumes ! Eu sei que dizem que podemos comer legumes à vontade mas acho que tudo deve ter a sua medida :)
    O salmão tem optimo aspecto, é dos meus alimentos de eleição, adoro mesmo!

    Continua assim Rita, já achaste os ponto essenciais de uma vida saudável* beijinho

    ResponderEliminar
  6. Oi querida! Estás bem?
    Muito bom! Muito top..heheh...
    Continue firme, vc é um exemplo... Mesmo com um trabalho que exige tanto, vc dá um jeito e faz acontecer!
    Beijão e ótimo restinho de semana!

    ResponderEliminar
  7. Concordo com quase tudo. Os legumes além de saborosos dão sempre uma corzinha aos pratos ou marmitas. Neste momento nao largo o meu arroz ou outro hidrato ao almoço = )
    Tens óptimos hábitos que foste adquirindo aos poucos.

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)