segunda-feira, 7 de outubro de 2013

1 ano de blog: Parabéns para mim!

Há exactamente um ano atrás, num Domingo à noite, sentei-me à secretária no meu quarto e decidi criar um blog que me ajudasse num processo de emagrecimento. Tinha lido vários artigos online (dos quais o mais marcante foi este, da Revista Boa Forma) que para além de testemunhos pessoais, apresentavam estudos que demonstravam o sucesso dos blogs num processo de emagrecimento, devido à consciencialização que criavam nas pessoas.  Ora, eu tinha passado o ano 2012 a tentar emagrecer, sem sucesso, e já tinha experimentado de tudo, desde dietas malucas a nutricionistas. Nada me parecia motivar e dar a força interior necessária para querer mudar seriamente, e eu acabava por sabotar as dietas num certo ponto, ter compulsões alimentares, evitar pesar-me com vergonha e arranjar desculpas para não conseguir emagrecer (metabolismo lento, cortisol elevado, possíveis doenças inexistentes…). Apesar de o blog implicar trabalho extra num processo de emagrecimento, estava tão desesperada que não tinha nada a perder. Assim nasceu o “Era uma vez…uma dieta”.

Iniciei o processo com 63 Kg e a minha estratégia para chegar ao meu objectivo da altura (pesar 59 Kg) baseava-se em assentar “religiosamente” tudo o que comia, com o respectivo valor calórico. Tinha descoberto um site que calculava as calorias que queimava com base no sexo, altura, peso e nível de actividade física, e aí fiz um plano com as calorias semanais que devia ingerir para perder 4 Kg em 3 meses. Esse plano ainda existe, vejam só:
O meu primeiro plano: como percebi o que tinha de fazer para perder peso.
Durante esta primeira etapa do processo de emagrecimento, sobretudo na primeira semana, eu fiquei estupefacta com o número de calorias diárias que andava a consumir, em média, até criar o blog. 2000, 2200, 2400…não admirava que não conseguisse emagrecer! Para além disso, ao anotar tudo o que comia, também fui percebendo em que “extras” diários podia cortar, embora fosse muito difícil fazê-lo (demorei bastante tempo a cortá-los todos!). Convêm dizer que já praticava desporto, cerca de 1 hora de natação por semana e 90 minutos de Body Balance (2 aulas). Os resultados de perda de peso foram aparecendo, muito lentamente, e com muitos reveses pelo meio. Mas, por muito pequenos que fossem, eram melhores do que o “nada” que tinha antes de começar o blog. Comecei a ter esperança de conseguir levar a cabo que começara, e a minha autoconfiança começou a crescer.
Mesmo que lentos e pequenos, os meus primeiros resultados deram-me a motivação de que precisava para continuar.
Considero a minha segunda etapa no processo de emagrecimento o mês de Novembro, momento em que descobri que não estava sozinha…ou seja, que havia outros blogs de pessoas que se interessavam por emagrecer! Até então, apesar de ser um blog, tudo o que eu escrevia era para mim apenas. A partir desse momento, comecei-me a inspirar na luta diária de outras blogueiras, e que bem que me sabia! Fiz algumas amigas, comecei a aprender mais, senti-me acompanhada.
Foi óptimo que descobrir que não estava sozinha na batalha para perder peso...
Entretanto, quanto mais me aproximava do fim do ano 2012, melhor eu comia, e os resultados começavam a aparecer claramente, sem tantas flutuações. No dia 12 de Janeiro de 2012, atingi a minha primeira meta: finalmente pesava 59 Kg.
Foi uma grande conquista pessoal ter chegado à minha primeira meta. Voltei a acreditar 100% em mim.
Só que o ser humano nunca está satisfeito, e assim, ainda em Janeiro, dei início à terceira fase do meu processo de emagrecimento: queria pesar entre 56 e 57 Kg. Tive a sorte de no mesmo período ter iniciado a tese de mestrado, o que significou passar quase todo o tempo em casa, e não ter que sofrer o stress da rotina da faculdade. Comecei a estar mesmo muito dedicada ao meu processo de emagrecimento, e alarguei os meus horizontes: passei a dedicar-me mais à cozinha e preparei refeições muito saudáveis; aumentei o tempo de actividade física, com mais 30 minutos de natação e uma aula de Body Pump por semana e para além de blogs de emagrecimento, comecei a acompanhar outro género de blogs, dedicados à alimentação saudável e fitness. Aprendi ainda mais, conheci pessoas fantásticas, e passei a sentir-me inspirada todos os dias. Falta-me ainda acrescentar que durante esta terceira fase de emagrecimento reuni força de vontade para eliminar alguns dos meus piores vícios alimentares (petiscos de quadrados de chocolate e sopa ao jantar em dias de stress; o leite de soja no café e o excesso de vinagre e molhos nos temperos).
Na terceira fase do processo de emagrecimento, comecei a combinar mais harmoniosamente nutrição e fitness.
A 29 de Junho, dei por terminada esta terceira fase do processo de emagrecimento, e entrei em manutenção. Lembro-me que queria a todo o custo pesar 56 Kg, mas estava desde Abril estacionada na casa dos 57 Kg e acabei por desistir deste objectivo, tendo fixado o meu peso ideal entre os 56 e os 57 Kg. As razões eram várias: já me sentia bem com o meu corpo e sentia que em termos de exercício e alimentação, não havia muito mais que pudesse fazer. Estava uma pessoa saudável, no verdadeiro sentido da palavra, e não valia a pena estar a stressar-me e a insistir. Convêm dizer que no início de Junho eu tinha deixado a natação e começado a fazer ginásio (por causa de um problema com uma queda de cabelo), e, desde aí…nunca mais quis voltar a nadar. O ginásio abriu-me os olhos para a necessidade de tonificação conseguida através da mistura entre cardio e musculação, e comecei a ver resultados incríveis no meu corpo. Foi o suficiente para ficar fã.
Os meus ténis, que ainda uso actualmente.
Com este período de manutenção de peso, o meu foco alterou-se para questões técnicas relacionadas com nutrição (vitaminas/minerais/evitar alimentos processados) e resultados de tonificação conseguidos através do ginásio (que tipo de exercícios fazer, que músculos exercitar, como render mais durante o treino, que suplementos tomar, etc.). Continuei a acompanhar todos os blogs anteriores com redobrada atenção, e aprendia mesmo sem querer. E, estranhamente, quando fui de férias para o Algarve, em Julho, cheguei ao peso que tanto tinha ambicionado, sem stresses: 56 Kg. Mais curioso ainda é que quando fui a Nova York, no início de Agosto, consegui baixar ainda mais este peso, para 55 Kg, sem cortar na alimentação e fazer exercício. Desde essa altura que oscilo entre os 55 e os 56 Kg, mas mais próxima dos 56 que dos 55 Kg. 
Mudar é um processo lento e difícil, mas depois de acreditarmos em nós, nada nos pára.
Resumindo e concluindo…que ano incrível! Com o esforço, dedicação e alguns sacrifícios, obtive os resultados de peso que tanto desejava e consegui chegar ainda mais além. Tornei-me uma pessoa mais feliz comigo própria e muito mais confiante. Aprendi muito, e o meu estilo de vida tornou-se realmente saudável, com interesses por nutrição e fitness bem consolidados. Tenho orgulho em tudo o que consegui alcançar.
Agradeço a todas aquelas que durante uma altura acompanharam este blog e foram para mim como amigas de verdade, inspirando-me, motivando-me, ensinando-me e incitando-me a continuar. São tantas (e já nem todas presentes aqui) que é impossível agradecer a todas em particular, mas se algum dia lerem isto, me tiverem deixado algum comentário no passado e eu tiver comentado os vossos blogs, é porque estão aqui incluídas. Repito: obrigada.

Deixo-vos uma última mensagem: qualquer que sejam os vossos objectivos de peso, alimentação e fitness, percorram o vosso caminho por amor a vós próprias, com muita decisão. Este é um tipo de tarefa em que apenas a força de vontade, a paciência e a perseverança dão frutos. Não há milagres, e ninguém faz o nosso trabalho de casa. Só nós nos podemos mudar com sucesso.
A frase (e imagem) que mais me inspirou ao longo deste ano.
E, agora, como em todos os aniversários…vou celebrar! Parabéns para mim! Parabéns para o blog! E que continue a ter muitos sucessos no futuro, mesmo com uma vida cada vez mais atribulada.


Beijinhos a todas

11 comentários:

  1. Eheheh Ritinha, muitos muitos parabéns!!! Por tudo, por ti!!

    Um grande beijinho e que venham muitos anos!!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ao Blog e a ti também, estás de parabéns devido ao que alcanças-te, como dizes, estás mais confiante, mais feliz, TU és um exemplo a seguir Rita! Orgulha-te disso :D Lutaste, esforçaste-te e conseguiste alcançar os teus objectivos, não te deixaste ficar para trás, foi preciso muita força e tu conseguiste!! :D

    ResponderEliminar
  3. O teu blog foi um dos primeiros que comecei a acompanhar e um dos que me motivou para criar um também! Tens um excelente blog, uma verdadeira fonte de motivação Rita. Espero que continue por muitos anos, parabéns *.*

    ResponderEliminar
  4. Adorei conhecer sua historia Rita! Parabéns!
    Beijo grande! Continue sendo esse exemplo pra nós!

    ResponderEliminar
  5. Rita minha querida, que delicia ler toda essa retrospectiva... logo logo completo também um aninho de blog. Só tenho que dizer parabéns pela sua força e determinação, pela sua atenção e carinho comigo sempre, por nos inspirar e nos ajudar com tantas receitas e coisas interessantes que sempre vem postando!

    Saber do sucesso de outra blogueira com certeza é um incentivo muito grande pra todas nós. E você é sim um sucesso. Uma mulher que luta, trabalha, estuda, se dedica, namora... Mulher de verdade sabe. E superou cada uma dessas barreiras em busca de uma vida saudável.

    Só posso te dizer PARABÉNS! Que venha mais um ano de blog com esse seu bom humor, informação e com certeza o seu sucesso sempre na manutenção aqui pra nós nos inspirarmos!

    Beijo querida!

    ResponderEliminar
  6. Teve mesmo um ano incrivel e está de parabens pelo 1 ano de blog e por todo o processo de emagrecimento! Você é um exemplo para todas nós da blogsfera light!!!
    Orgulho de você!! ;)
    bjos

    ResponderEliminar
  7. És tão querida ritinha! :) Obrigada... quero que saibas que também passo por cá todas as semanas para ver as tuas actualizações! Estou muito contente e orgulhosa por ti! És linda! Continua assim, e boa sorte no novo trabalho...
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    Conheci o teu blog há pouco tempo, mas já o li todo, acho de facto uma fonte de inspiração e vais uma vez provado que a AF e a RA é sem duvida uma vida saudavel!!!
    parabens

    ResponderEliminar
  9. Wooow, como de costume és sempre positiva. Parabens pelo teu empenho durante este primeiro ano de blog. Nao ha duvidas q o apoio virtual ajuda imenso.
    Stay strong Ritaaa = )
    Beijinhossss

    ResponderEliminar
  10. Parabéns, por toda a tua evolução, por todas as tuas conquistas, entusiasmo e força, e obrigado por nos motivares sempre!!!!

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabéns Rita! Não te sigo desde o início mas és das pessoas que mais nutro carinho neste contexto de blogs porque pareces ser alguém muito responsável, simpática e querida e levas as coisas com calma! Adoro o teu blog e só posso esperar que continues!
    Um beijinho*

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)