quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Um almoço de fim de férias: Salada de quinoa com seitan atomatado

Olá meninas! Estão boas?

As minhas férias estão a chegar ao fim, e muita coisa vai mudar na minha vida a partir do dia em que começarei a trabalhar, 16 de Setembro de 2013. Prometo que antes desse dia chegar, ou seja, Domingo, vocês irão ficar a saber quase tanto como eu do que me espera a mim, e, por arrasto, ao blog. Até lá, vou fingir que nada se passa, e continuar a escrever em modo de férias (=felicidade, tempo livre, família). Aprovado?

Então...hoje foi dia de acordar e pesar-me, e o resultado foi óptimo e em linha com os últimos tempos: 55,5 Kg. Depois, tive direito a pequeno-almoço pré-treino de 1/2 scoop whey baunilha e papas de aveia da Quaker com sabor banana and cream, feitas com água (maravilhoso!). O treino foi bem bom (podem ver o treino que estou a fazer aqui) e o meu pós-treino 15 minutos depois foi 1 scoop de whey de baunilha. Quanto ao almoço, resolvi fazer experiências para usar o seitan e a quinoa que tinha em casa...e o resultado não podia ser melhor. Nasceu uma receita de salada de quinoa com seitan atomatado, que vos vou já contar. 
Já sentem o apetite a crescer? Eu senti, não deixei nada no prato :D
Para fazer a quinoa, comecei por a lavar em água fria, e depois juntei numa panela 2 doses de água para 1 de quinoa, sem sal (não gosto da quinoa salgada). Deixei a quinoa cozer durante cerca de 20 minutos, até absorver toda a água, e juntei-a à mistura de alfaces Ibéria (creio eu) que tinha comprado no Pingo Doce (promoções, yeh!) e que inclui alface lisa, alface roxa e rúcula. Temperei com o molho vinagrete da Paladin, que não dispenso. Fiquei com uma maravilhosa salada quente e fria, com todos os benefícios dos grãos proteícos e cheios de vitaminas e minerais da quinoa; a alface fresquinha e super light e o delicioso tempero do vinagrete
Um close up da salada de quinoa
Quanto ao seitan, foi também muito simples de preparar, (fi-lo ao mesmo tempo que a quinoa). Tinha uma embalagem de 250 gramas, que cortei numa espécie de "bifes". Depois coloquei numa panela azeite (bem espalhado com um guardanapo, para não ficar gorduroso), juntei bastante cebola e deixei alourar (mais ou menos dois minutos). De seguida, quando já ouvia a panela a crepitar, juntei um pouquinho de água para cobrir o tacho e tomate líquido (1/6 da embalagem), mais o seitan e sal grosso. Esperei 10/15 minutos, e voilá...
O seitan no seu melhor.
A parte final foi a mais simples: comer...:D Tudo isto com a companhia da minha irmã, que preparou outra coisa para ela (pesquitos da Iglo com arroz de cenoura, muito menos fit :P). Escusado será dizer que adorei esta refeição simples e que não costumo fazer muitas vezes...
Simples, mas de comer e chorar por mais :D
E por hoje é tudo. Beijinhos a todas!

11 comentários:

  1. Adorei esta receita Rita! Que bom aspecto mesmo! Também me rendi à quinoa... falta experimentar o seitan :p

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante da receita, da sua simplicidade e variedade!

    Muito bom mesmo. beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. hummm quinoa like... seitan não sei :/ nunca experimentei mas sinceramente não tenho muita curiosidade, acho que também é por não saber exactamente do que se trata :s fiz soja algumas vezes (talvez 3) mas embora goste, não estava bem a par do quão processado é aquele "alimento" e acabei por nunca procurar muito bem o que é isto do tofu e da seitan... talvez um dia prove e mude de ideias, pelo menos os feedbacks de quem come são bons :P beijinho Rita

    ResponderEliminar
  4. Este fim de semana já vou às comprinhas e na minha lista está seitan e quinoa, talvez experimente essa receita depois, parece muito boa :))
    beijinho*

    ResponderEliminar
  5. papas de aveia da quaker com sabor banana and cream nunca ouvi falar nem experimentar :o
    seitan ainda não experimentar, sou nova em coisas vegetarianas..só cozinhei soja haha xD

    ResponderEliminar
  6. Adorei a sugestão do seitan com quinoa! E eu que tenho os dois ingredientes cá em casa!

    Beijinhos e aproveita bem o resto das férias!!

    **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Rita, só reparei agora que já há algum tempo comentaste algo no meu blog, mas como aquilo tava comentários com o google+ não deu para ler. Já eliminei aquela porcaria, não dava com nada! Não sei o que dizia o comment mas se era alguma dúvida podes colocá-la outra vez! E podes fazê-lo aqui no teu blog que não me importo nada :p

      Beijinhos**

      Eliminar
    2. Sorry pela invasão de comments, mas era pa dizer que já consegui ler o teu comentário. Mil obrigadas pelo apoio.

      ;))

      Eliminar
  7. Ahhhhhhhhhhhh, ja fiquei com agua na boca, so pela descriçao :) Tudo o que lea tomate e tao bomm! Isso da aveia c sabor a banana e tal, nunca proveei, mas acreditooo que seja uma delicia!!
    Aiii meu deus, estou cheia de vontade de comer so de olhar para os blogs hihihi
    Aproveita os ultimos diasss :) Forçaa

    ResponderEliminar
  8. Huuuum, gostei muito da receita, Rita!!!! Um bjooo

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)