terça-feira, 27 de agosto de 2013

Mudança de ginásio e a minha avaliação física :D

Olá meninas! Estão boas?

Como já disse noutras ocasiões, vou começar a trabalhar dia 16 de Setembro, e sei que não terei um horário de trabalho fixo...bem pelo contrário, o meu horário de trabalho será variável e bastante longo. Assim sendo, desde que soube em que empresa ficaria a trabalhar - chamemos-lhe a "P" - soube que teria de mudar de ginásio, e tratar do processo pelo menos um mês antes de começar a trabalhar. As razões para mudar de ginásio são essencialmente quatro:

  1. O meu ginásio antigo ficava longe de casa, e ainda mais longe da empresa "P", o que não seria nada cómodo para quem trabalha muito e não tem horários;
  2. Esse mesmo ginásio encerrava aos Domingos, e tendo em atenção o horário que me espera, sabia que necessitava de um que estivesse aberto nesse dia (para pelo menos 2x por semana de treino serem garantidas);
  3. O meu ginásio antigo tinha aulas de fitness com horários fixos e que requeriam pré-incrição, e eu gostava de continuar a fazer aulas mas sem compromisso;
  4. Cheguei à idade em que perdia os descontos no meu ginásio antigo :D; 
Quanto às razões para tratar do processo de mudança do ginásio com antecipação, estão essencialmente relacionadas com as minhas más experiências no passado. No meu primeiro ano de licenciatura, por exemplo, deixei a decisão de praticar desporto adiada...e acabei por me perder na vida académica e social da faculdade, sem tempo para nada. Uma decisão que me custou cara - foi o ano em que tive bulímia, engordei 15 quilos entre Setembro e Junho e sentia-me bastante deprimida. O mesmo aconteceu no primeiro ano do Mestrado. Aí, estava inscrita num ginásio, mas não era o adequado em termos de horários e localização. Com todo o trabalho que o Mestrado deu (e foi muito, acreditem) não tinha horários para o frequentar, e acabei por engordar bastante também, com a agravante de que também me sentia mais ansiosa e stressada. Com isto tudo, sabia que se não tratasse de arranjar um ginásio com um horário flexível e localização adequada ainda durante as férias, o mais provável era passar o meu primeiro ano de trabalho sem treinar, e isso é que não podia ser, por este novo estilo de vida que abracei (e no qual não queria retroceder :D) e também por todas as consequências que isso teria. 

Tive muita sorte na minha busca. A empresa "P", embora fique mais ou menos longe da minha casa, tem um ginásio mesmo ao pé, com todas as características de que gosto. Horários alargados, aberto ao Sábado e ao Domingo, muuuuiiitas aulas sem pré-inscrição, um espaço de ginásio impecável (nunca tinha visto tantas máquinas!!!), e preços bem acessíveis para a minha faixa etária. Curiosas para saber que ginásio é? Não vou mencioná-lo no blog para que as pesquisas no google levem as pessoas ao meu texto, mas cliquem aqui :D Óptimo, certo?

Fui-me inscrever no ginásio na 4ª passada, para começar em Setembro, mas tive imensa sorte e ofereceram-me o resto de Agosto grátis. O resultado? Fiz o meu primeiro treino de sempre a um Domingo (usando o plano de treinos do ginásio passado e complementando com uma aulita de Body Balance), e ontem voltei lá para fazer a minha avaliação física. Esta foi, simplesmente, espectacular! Nunca me tinham feito testes como ali, e eu fiquei mesmo impressionada. Aqui tem os meus (bons) resultados:
Como podem ver, tive resultados bastante positivos nestes testes, que confirmam o esforço deste último ano! Uma idade metabólica de 12 anos diz tudo, certo? Mas a massa adiposa de 12,2Kg (o mínimo do ideal) e a massa muscular quase no máximo (43,7 Kg, o máximo do ideal seriam 47,6 Kg) são também outros resultados positivos. No geral, sou classificada como normal, mas próxima do magro e musculado do restante. Único ponto negativo da análise: BMR de 1397 Kcal, o que significa que só queimo estas calorias em repouco :( Daí a minha dificuldade em emagrecer. 

Aqui é engraçado ver que tenho as pernas com menos gordura e muito mais músculo que o normal, comparando com outras pessoas da minha idade. O mesmo acontece com a gordura: estou abaixo da média para a minha idade. Foi a primeira vez na vida que me viram os Kg de músculo e gordura, fiquei encantada!
Entretanto, o instrutor fez-me um treino personalizado...e hoje, pela primeira vez, fui experimentá-lo. Fiquei simplesmente de rastos! Mas a história deste treino fica para um outro post, porque vos quero explicar em mais detalhe o que ando a fazer :D
Por agora é tudo.
Beijinho e boa semana a todas!

12 comentários:

  1. Olá!
    Tudo bem? Já estava a ver que seria o virgin o teu gym..ha lá varias empresas perto com "P" :p
    Olha..a minha irmã é professora de lá...dá várias aulas, zumba, body combat, rpm, pilates..é a professora Patricia| Tens que lhe dizer que conheces virtualmente a irmã querida pelo blog :p (e sim, ng diz que tenho uma irmã toda tonificadinha e professora de desporto)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, Rita pela avaliação!
    Os ginásios Virgin são assim uma maravilha! Quem me dera ter um desses na minha cidade! Aproveita, pois eles têm condições mesmo excelentes.

    Beijinhos e forca, vou passar a seguir o teu cantinho com mais atenção!

    **

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Rita! Avaliação LINDA!
    Está certíssima em planejar com antecedência! Assim não tem erro!
    Beijão!

    ResponderEliminar
  4. Uau!!! Excelente avaliação, Rita! Tanto esforço certamente teria resultados positivos. Parabéns!
    Só tem que tomar cuidado pra não baixar ainda mais o nivel de gordura, pois sabemos que ela é importante pro funcionamento do nosso organismo (só é vilã quando passa dos limites, rs).

    ResponderEliminar
  5. Gente que avaliação linda!
    Adoro ver-te com tantas boas notícias! Eu sei o quanto estava pesarosa em relação ao peso que não descia, ficava estabilizado e eu sempre te dizendo que estava linda e muito bem! Hahaha essa avaliação física só confirmou o que eu te disse.

    Espero que sua rotina se encaixe e você venha a ter dias satisfatórios de amor, trabalho, e cuidado pessoal (exercitar-se bastante!).

    Beijos querida!

    ResponderEliminar
  6. Eh laa, vais estar num gym todo chiquee e competente, fico contente por ti! Fogo que sortuda! = P
    Isso é que é profissionalismo e empenho! Só boas noticias ! Estou curiosa com esses treinos novos, diz me que vais fazer mais musculaçao ? pleaseee eheheh
    Que corra tudo bem neste novo gym Rita

    ResponderEliminar
  7. Esse gym não há cá haha :D
    épa, mas que avaliação brutal!Tambem queria uma dessas :D
    Agora vai com garra, e qq coisa estamos aqui, vais adorar o teu trabalho e o teu novo gym :D

    ResponderEliminar
  8. Isso é que é uma avaliação completa, adora fazer uma também :)
    De facto, pelo que percebi, os teus valores parecem estar muito bem portanto estás de parabéns. O que importa mesmo é estar saudável e isso sem dúvida que estás.
    Fico contente por teres encontrado esse tal ginásio perto do trabalho, é sempre melhor quando está perto e tem maior flexibilidade nos horários certo?! :)
    Beijinho Rita :)

    ResponderEliminar
  9. ei!
    adorei a avaliação fisica desta nova academia! muito legal mesmo!!!!
    entrei no site e ela parece ser otima, hein?!
    agora é pegar firme nela!!!!!
    e aproveite os ultimos dias antes do novo trabalho começar!!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  10. Olá Rita! Que bom é voltar e encontrar esta motivação! Eu também vou re-começar ginásio e a busca pelo "ideal" é difícil! Mas estou ansiosa por fazer as avaliações e começar no duro! (depois já sei que tb vou ficar de rastos mas será uma sensação boa, certo? :p)
    Muitos parabéns pelos teus excelentes resultados! És das pessoas que sigo, uma das mais equilibradas e, aparentemente, serenas. Deves mesmo ser 5* como pessoa, portanto, motivação para frente e muitos sorrisos no rosto!
    Quero saber tudo sobre esse plano... é que eu já nem me lembro como isso é e vou gostar de comparar com o meu! ;)
    beijão

    ResponderEliminar
  11. Ei Rita... vim aqui conhecer seu cantinho e dizer que tbm estou na luta contra a balança...e sabe,.. as vezes algumas mudanças na nossa vida nos levam mesmo a melhoria dela... mudar de gnasio e tals.. tenho certeza que sera num lugar bem melhor...
    e menina.. qnunca vi tanto grafico como esses.. muito legal.. bem detalhados ne?! super show...

    Entao vamo que vamo que estamosjuntas nessa;;

    Beijus Cris
    www.rumoao70.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Esse ginásio é toppp!! tenho imensa curiosidade em fazer uma dessas avaliações todas xpto :P *

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)