quarta-feira, 17 de julho de 2013

Um dia no ginásio

Olá queridas! Estão boas?

Hoje acordei cedo para quem está de férias (7h45) e, sem conseguir adormecer novamente, decidi-me a começar o dia em grande. Fiz a minha pesagem semanal - e vi os 57 Kg, como já vai sendo hábito (e ainda bem!). Depois, vesti o equipamento desportivo - calças pretas, t-shirt rosa, meias, ténis e elásticos e bandolete no cabelo - e fui tomar o pequeno-almoço. Como estou quase a ir de férias para o Algarve - parto Sábado de manhã - ando a tentar reduzir os hidratos de carbono para tentar perder umas gramazinhas e ir mais fit, por isso o pequeno-almoço foi uma banana e meia com 250 gramas de iogurte de soja natural, mais uma colher de sobremesa de levedura de cerveja (para o cabelo :P) com 100 ml de sumo de cenoura, café e água. Não houve aveia, mas, mesmo assim, este pequeno-almoço estava uma delícia! Como corto a banana no dia anterior e a coloco no frigorífico, ela liberta imensos açúcares...e eu fico a chorar por mais, contente e bem-disposta para um treino. 
Este é sem dúvida o pequeno-almoço mais doce de sempre!

Mas tão boooom!

Cheguei ao ginásio às 9h00 e tak. Tinha combinado fazer a alteração do meu plano de treinos às 10h00, mas não ia ficar à espera, certo? Então, comecei logo a fazer um cardiozinho:
  • Passadeira: 15 minutos de corrida, velocidade 8.2, inclinação 1.0 + 10 minutos de caminhada, velocidade 6.0, inclinação 0
  • Bicicleta: 15 minutos de intensidade 7
Entretanto, eis que chega o instrutor que me ia alterar o plano de treinos. Conversámos um bocado, falei-lhe do que queria melhorar no meu treino estático - retirar exercícios de glúteos e pernas, que estão bem tonificados, e focar nos braços e no tronco, sem repetir exercícios do Body Balance e do Body Pump. E eis que ele...decide alterar também o cardio, e quer que eu experimente os novos exercícios! Estes baseiam-se essencialmente em fazer um treino mais parecido com o do exterior, com diferentes inclinações (no caso da passadeira) ou intensidades (no caso da bicicleta). Eu já tinha feito cardio antes de ele chegar, mas não podia recusar....portanto, enchi-me de coragem e lá fiz:
  • Passadeira: 10 minutos no modo variety (várias inclinações diferentes geridas pela máquina), velocidade 6.5
  • Bicicleta: 10 minutos no modo variety (várias intensidades diferentes geridas pela máquina)
Não foi no melhor nem algo parecido, mas deu para que o meu treino fosse bem mais puxado que o normal...e ainda faltavam os exercícios de força! Estes, para serem diferentes dos das aulas que faço, estão divididos em 3 pares de exercícios sem pausa, com 12 repetições de cada lado (quando este existe). No final de cada par de exercícios, paro 30 segundos antes de começar outro par.  E os exercícios são:
  • 1º Par: Agachamento com cadeira e dois pesos de 4 kg em cada mão + Alongamentos de tronco com bola de 2 Kg
  • 2º Par: Flexões no Trx + Abdominais oblíquos e centrais com bola de 2 Kg
  • 3º Par: Flexões na trave + Torções de tronco
Fiz tudinho, esforcei-me, e escusado será dizer que cheguei a casa cheia de fome para o almoço, isto apesar de ter comido meia banana de pós treino. Nada melhor que cozinhar um wrap de atum ao natural, queijo de soja, delícias do mar, tomate e alface, a acompanhar com uma saladinha de alface, tomate e delícias do mar com molho vinagrete. Mais uma vez, estive acompanhada pela minha irmã nesta refeição, que também cozinhou o seu wrap do costume :D
Saudável e bom!

É pena não poderem ver o recheio, porque é a melhor parte!

Entretanto...tenho andado a pensar muito neste tema, e não imaginam como a minha opinião sobre ginásios se alterou nos últimos tempos. Eu não gostava de ginásios, porque durante os 5 meses que fiz, entre Setembro e Janeiro de 2011, esforcei-me muito e...ganhei imenso peso. Mas agora percebo que essa era uma relação de associação, não de causalidade! Ou seja, eu ganhei peso quando andava no ginásio porque comia mal na altura e o ginásio abria-me o apetite, portanto significava apenas mais porcarias. Agora que me alimento bem, noto que desde que comecei os treinos em ginásio (1 mês e meio, apenas), o meu corpo está muito mais tonificado, forte e musculoso. Acho que ganhei imensa massa magra e muscular, e sinto-me mesmo contente. A natação, que pratiquei durante anos, poucos ou nenhuns efeitos teve a este nível, por isso penso que no futuro deixará de ser uma actividade "fundamental" para mim...afinal, nós fazemos desporto porque gostamos, mas também para ter resultados, certo? E eu nadar bem, já nado...mas ter um corpo mais tonificado e musculado é uma missão a longo prazo, por isso tenho de me continuar a esforçar arduamente nos treinos que faço e a alimentar-me bem. E quero fazê-lo!
No sentido figurado, é claro :P
Amanhã devo tentar ir a uma aula de Body Pump à tarde (o que implica grande esforço, porque odeio aulas à tarde) para substituir aquela a que vou faltar Sábado, por ir para o Algarve. Também espero fazer Body Balance na 6ª. E aviso-vos também: na 6ª deve vir aqui um diário alimentar ilustrado, porque ando outra vez com a mania de rapinar iogurtes de soja natural e estou a precisar de alguma disciplina. Até lá! :D

Beijinho e boa semana!

11 comentários:

  1. Muito bom! As férias estão ai para aproveitarmos!

    Parabéns pelo foco! Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Linda alimentação, Rita!
    Mas não sabia que levedura de cerveja fosse bom pro cabelo... vou procurar saber mais.

    Aproveite bem suas ferias!

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. É tão bom quando a motivação não falha :)
    Também costumo fazer wraps assim, ficam optimos!
    beijinho e continuação de bons treinos :)))

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Rita pelo comentário :D
    Antes de mais, boas férias!! E aproveita-as bem :D
    o ginásio é realmente um vicio haha, ja tentei fazer o balance várias vezes, mas não gosto muito, ao comprar balance com pilates escolho pilates xD
    o teu plano parece bem porreiro e força para os teus objectivos vais conseguir alcança-los! :D
    Acreditas que já comi iogurtes de soja de vários sabores, mas nunca os naturais :o

    ResponderEliminar
  5. Oi Ritaaa minha linda <3 Saudades de vc!
    Como você viu eu to me reanimando aos poucos!
    Adorei vir aqui e saber que você tá com tudo como sempre!
    Malhando muito e comendo bem. xD
    Te adoro querida, obrigada por seu apoio viu!

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita!! :) sabes, eu até há muito pouco tempo não percebia "o problema dos HC's" têm poucas calorias por grama: 4kcal/1gr (em comparação com a gordura 9kcal/1gr)... mas a questão nem está aí, está no efeito que provocam! sempre que comemos HC's criamos um pico de insulina (que vai ser maior ou menor conforme o alimento) e ao criarmos este pico, estamos a estimular o armazenamento de gordura, e deixamos de ir buscar "energia" à gordura. quem me explicou isto é muito mais entendido que eu e conseguiu elaborar muito mais, isto foi o que eu retive :P quando usei banana nas overnight oats, no dia seguinte sabia super mal.. porque oxidou :/ já percebi que isto não acontece a toda a gente, há algum truque?!:/ eu também gosto sempre mais de treinar de manhã, mas por questões práticas vou sempre ao final do dia! beijinhos e keep going :D

    ResponderEliminar
  7. Rita, de uma olhada no meu blog, to começando agora mas ja tem umas receitinhas bem light pra introduzir na sua dieta.

    Beijos!!

    ResponderEliminar
  8. o ginásio é o complemento perfeito depois de todo o teu esforço :)! e chegaste à conclusão certa, muita gente diz isso...que aumenta de peso! o ginásio sozinho não resulta...é um combinação dos dois, alimentação + exercício, é a fórmula :)!
    Gostei da tua motivação! estás mesmo num excelente caminho de vida saudável!

    ResponderEliminar
  9. Epaa.. tenho mesmo que comprar um frasquinho igual a esse, acho um mimo! :)
    Estavas mesmo toda energetica no treino. E essa sensaçao de fome depois do treino comigo é iguaal ehehe. Nunca provei queijo de soja woww.
    E isso do peso é normal acontecer, mas ainda bem que já estás bem encaminhada nesse assunto! concordo com o que a tralhas disse.
    Muita forçaaa Ritaaaaaaaa
    Beijosssssssss

    ResponderEliminar
  10. Bom ver essa animação toda Rita!!! Tô adorando te ler, pois animo tb!!! Bjkssss e boa sexta

    ResponderEliminar
  11. Levedura de cerveja? Você gosta? Tem algum truque para toma-la? Um vez coloquei no müsli, não gostei do gosto, mas os cabelos e a pele ficaram tão bonitos, queria consumi-la diariamente, mas tenho bem problemas com o gosto!

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)