terça-feira, 9 de julho de 2013

Almoços e jantares de manas

Olá meninas! Estão boas?

Por aqui está tudo ótimo, tenho estado a aproveitar muito bem as férias! Séries, treinos, sestas, praias, muitas conversas e brincadeiras com as pessoas de quem mais gosto, almoços e jantares especiais...e sobretudo, o esquecer o tempo. Tive também uma notícia bastante positiva: fui finalmente à dermatologista para falar da minha queda de cabelo e ela disse-me que era normal. Os meus folículos são brancos e isso significa que o cabelo cai temporariamente porque o seu ciclo de crescimento chegou ao fim. Assim, não devo esperar melhoras até Setembro, e ela recomendou-me essencialmente muito descanso e pouco stress (além de uma nova marca de multivitamínicos e shampôos anti-queda, que fizeram a minha carteira ficar mais leve). Disse que tinha um "cabelão", e que era anormal se ele não tivesse estas quedas mais fortes de vez em quando! A última foi em 2010, e ela, que é uma querida, até se lembrava. Espero que ela tenha razão, e que isto passe de vez em Setembro! Mas uma coisa vos garanto: já que as minhas duas quedas de cabelo (2010 e agora) coincidiram com dietas, já tenho mais uma razão para continuar a alimentar-me saudavelmente e praticar em exercício físico: eu não quero ter de fazer tudo de novo e voltar a ter queda de cabelos no futuro! Portanto, a partir de agora, vida saudável será sempre comigo. Sem desculpas!

Entretanto, passo bastantes dias de férias em casa, com a minha irmã. Ela é mais nova que eu (tem 17 anos) e também cuida do seu corpo, sobretudo através da alimentação. No entanto, a ideia dela de saudável está mais próxima de "restrição", e ela come tendo em atenção o controlo de porções, não o que era melhor para ela. Por exemplo, ela não gosta de vegetais e legumes, e não come nenhum. As leguminosas também ficam fora do prato dela. Mas não vou estar a explicar mais a dieta dela (nem eu sei bem ;)), e sim falar dos nossos almoços e jantares, que têm sido espetaculares. Ambas gostamos de cozinhar (mesmo com este calor) e fazemos disto um passatempo e um convívio de manas. 

Ontem, por exemplo, o jantar teve inspiração mexicana: houve wraps para as duas! No final, uma sessão de cinema caseira.
Os nossos wraps! O meu é o do prato que tem salada e o dela o que não tem :P

O meu wrap (delicioso) levava queijo de tofu, atum ao natural, alface e tomates secos. A salada tinha alface, tomate e tomates secos, e estava temperada com molho vinagrete.
O wrap da minha irmã tinha um ovo estrelado, salsichas e tomate.
E hoje, para o nosso almoço, fizemos um belo frango de iogurte (de soja!!!) e caril, que ainda teve no molho sementes de linhaça para um toque especialíssimo.
Os nossos pratos super hiper mega deliciosos! Adivinhem de quem é o que tem salada? :P

O meu frango de caril acompanhava com salada de alface, tomate e tomate seco com molho vinagrete. Ando louca com a combinação!

A minha mana não dispensa o arroz de ervilhas (mas não comeu tudo, atenção!).
E pronto! Aqui fica a partilha dos meus dias felizes. Amanhã à tarde vou ao ginásio mudar o meu plano de treinos e fazer cardio, desejem-me sorte! Gosto bem mais de treinar de manhã ;)

Beijinhos e boa semana a todas

17 comentários:

  1. Ah, achei lindos os pratos!!! Está de parabéns!!! Te desejo sucesso e curta muito o tempo mesmo!!! Bjss

    ResponderEliminar
  2. Olá Ritinha!
    Eu voto nas tuas escolhas e pratos. Sabes que cuidar do corpo, sobretudo pela alimentação e não comer legumes e verduras é um contra senso certo?! Mas eu compreendo porque já fui tal e qual como a tua irmã. Durante anos os meus pratos não incluíam 'verdes'. E frutas nem vê las.
    As coisas mudam e hoje sei o que é uma alimentação saudável e equilibrada, com algumas asneiras à mistura.
    Também gosto de passar dias de ferias com a minha irmã (que tem 13anos) é giro!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. oh que giro, sempre tive pena de não ter uma irmã para fazer estes programinhas (tenho um irmão mais velho, não seria a mesma coisa eheh :P) tens de convencer a tua irmã que "os verdes" fazem muito bem :P adoro frango com caril, e esta ideia do iogurte pareceu-me óptima... até porque me lembrei imediatamente do "aroma a côco".. será que funciona?! cá estou eu a inventar lol depois de testar como como correu :P beijinhooo aproveita as férias :D

    ResponderEliminar
  4. Belos pratos, os que incluem saladas são mais a meu gosto, apesar da minha grande paixão ser o arroz :p

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  5. Bem Rita, estas a descontrair em altas :) Ehehe mereces tudo!
    Bem a minha irma é bem mais velha que eu.. e esses programas saudaveis está fora de questao!
    O teu prato está digno de uma blogeira saudavel :) que aspectooo :)
    Arroz de ervilhas é uma perdição!! Só paparocas boas , dá para sentir que estas bem disposta. Gostei de ver eheh

    Bons Treinos

    ResponderEliminar
  6. Ei Rita! Lindos seus pratos. Alimentação riquíssima. Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. fico feliz por a queda de cabelo não ser nada de grave :)
    quanto às comidinhas, ficaram com um óptimo aspecto !

    ResponderEliminar
  8. Ei!
    q bom q está aproveitando bem essas ferias!!!
    boa noticia saber q a queda de cabelo é normal!!! agora é esperar pra ver se vai passar mesmo!!!!
    adorei as comidinhas! parecem ter ficado muito apetitosas! E você tem que ensinar para a sua irmã a comer salada! hehehe
    bjos

    ResponderEliminar
  9. Adoro wraps e saladas e, por mim, como isto todos os dias:p também tenho uma óptima relação com o meu irmão (mais novo tb) e enquanto ele me motiva para os treinos, eu motivo-o para a alimentação! é tão bom termos quem nos entenda!
    um beijinho enorme Rita e continua com o descanso! sabe tão bem! eu estou à espera das minhas férias grandes mas sempre que posso, aproveito para descansar ;)

    ResponderEliminar
  10. Olá :) acaba de descobrir o teu blog e não consigo deixar de querer sempre ler mais e exprimentar as coisinhas boas e saudáveis que aqui postas :)
    tira-me só uma dúvida por favor, estou tentada a fazer overnight oats, já sei onde comprar aveia, linhaça, iogurtes.. a minha dúvida é o leite. onde comprar o leite? que sabores? preços? dá com leite normal? beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ju! Podes fazer overnight oats com o leite que quiseres, normal (de vaca) ou de soja, amêndoa, arroz...O leite tem a função principal de dar uma consistência mais líquida às overnight, e só como função extra dar-lhes sabor. Quando quiseres combinar as duas funções (textura líquida e sabor) usa um leite de sabor a baunilha, chocolate, banana, coco ou amêndoa...vai ficar delicioso, prometo!
      Beijinho

      Eliminar
    2. Podes comprar leites de vários sabores em supermercados normais, como o Pingo Doce, Jumbo,Continente...quando te fartares e quiseres um sabor original, visita uma loja Celeiro ;)

      Eliminar
  11. Ai, nem me fale em queda de cabelo... Estou na luta contra uma queda absurda por aqui!!! Estou na 2ª semana de Pantogar, mas sinceramente ainda não estou vendo resultado... Estou tentando não me desesperar, pois a dermato disse que pode ser stress. Acho pior qd são coisas que podem não ser objetivas de fácil tratamento. Que bom que vc tem uma médica bacana e que achou seu problema!!! Desejo td de melhor! Adorei ver as fotos!!! Bjks

    ResponderEliminar
  12. Ei!
    sobre o suco verde, acho que vale a pena você experimentar! eu acho uma delicia!!! e é super saudavel!!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  13. boas fotoss :D
    eu tenho uma irmã mais velha, mas digamos que na maior parte das vezes eu é que cozinho para as duas haha, eu adoro cozinhar :D

    ResponderEliminar
  14. Olá Rita, obrigada pelo teu comentário, estou a adorar ler o teu blog também, depois de fazeres a receita diz lá se gostaste :D
    quanto ao pt, só o vou ter durante 2 meses que é o tempo de férias cá, porque estou a estudar ciencias da nutrição fora da ilha :)

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)