quinta-feira, 20 de junho de 2013

Que comida de conforto: papas de aveia com chocolate 99% cacau

Olá meninas! Estão boas?

Esta semana, como o tempo em Portugal parece de Inverno (apesar de amanhã começar o Verão), têm-me apetecido fazer papas de aveia bem quentinhas ao pequeno-almoço e ao lanche. E, curiosa como sou, já fiz várias variações enquanto pensava noutras tantas. Foi assim que descobri a melhor comida de conforto de sempre: papas de aveia com chocolate 99% cacau.
Uma primeira imagem para vos deixar a pensar...
Já vos tinha falado neste chocolate 99% cacau: comprei-o no Jumbo, é da marca Lindt. Têm um sabor único, e recomendo-vos a provarem. Garanto-vos que gostem ou não, não ficarão desiludidas: não sabe a nada que já tenham provado, nem se parece com chocolate. É um sabor forte, intenso, amargo, que apenas no deixa o sabor intenso a chocolate na boca após alguns minutos de degustação. Nem um quadradinho precisamos de comer: meio é o suficiente para sentir uma mescla de sensações, gostos e sabores. Lembra-me café...mas no estado sólido, se tal existisse. Aliás, na caixa, antes de o abrir, podemos ler o seguinte "aviso": 

"O chocolate Excellence 99% cacau é um chocolate único que revela toda a força e riqueza dos grãos de cacau. Para apreciar completamente o seu sabor e textura, recomendamos que desenvolva progressivamente o seu paladar através da nossa gama de barras de chocolate com elevados teores de cacau, comecando com Excellence 70% cacau, depois 85% e finalmente 99%"

Foi este chocolate intenso, fora do comum e para degustação longa que eu arrisquei pôr nas minhas papas de aveia com leite de arroz. Para o pequeno-almoço, 30 gramas de aveia, 150 ml de leite de arroz e 2 quadrados de chocolate. Para o lanche, 20 gramas de aveia, 150 ml de leite de arroz e 1 quadrado e meio de arroz.
Os 3 ingredientes mágicos
O resultado...foi indescritível. Papas de aveia que me dão a sensação de conforto, com um sabor rico e intenso, completamente saciantes e saborosas. Trazem-me à memória boas recordações, deixam-me um sorriso nos lábios pelo seu sabor encantador. O chocolate perde o seu travo amargo e ganha um cheiro intenso a cacau, uma cremosidade incrível e envolve todas as minhas papas de aveia. Estas papas de aveia conquistariam qualquer chocolate lover ou oatmeal lover. Quanto a mim, fico feliz. Envolta nos prazeres e sensações que sinto despertar em mim. E como.
Vão ter de experimentar, porque só a descrição não é suficiente

Não imaginam o sabor dentro desta tigela
Já tentei perceber o porquê deste sabor, e creio que arranjei uma explicação. O teor de gordura (saturada) é elevadíssimo a comparar com outros chocolates, enquanto que a dose de hidratos de carbono é muito baixa. Vejam em baixo a composição nutricional deste chocolate 99% cacau vis-a-vis o 50% da mesma marca (atenção que as unidades não são as mesmas!).
Chocolate 99% cacau, composição nutricional por 50 gramas
Chocolate 50% cacau, composição nutricional por 30 gramas
Seja esta é a explicação ou não, uma coisa vos digo: têm mesmo de experimentar este chocolate, e sobretudo estas papas de aveia (se gostarem de chocolate e de papas de aveia). Ser feliz nunca foi tão simples!

7 comentários:

  1. Tens perfil de vendedora :))) conseguiste convencerme a comprar o chocolate e vou certamente experimentar com as papas. :)

    ResponderEliminar
  2. fiquei curiosa..acho que na próxima ida ao jumbo vou estar d'olho nele :b

    ResponderEliminar
  3. Oh Rita isso tem a minha cara :D Adoro chocolate (e nunca ouvi falar desse com 99% de cacau mas vou averiguar) e também aprecio as papas de aveia! Convenceste-me! A sério!

    Continua assim com essa boa energia, adoro ler-te tão motivada e feliz! Um beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Aiaiai pena que ja tenha tomado o peq. almoço :P
    As tuas papas de aveia estao c optimo aspecto, por acaso nunca provei esse chocolate.

    ResponderEliminar
  5. consigo compreender quase tudo o que disseste sobre as oatmeal! sou uma verdadeira oatmeal lover e não há (não háaa!!!) comida mais reconfortante para mim! :) nunca experimentei exactamente com quadrados de chocolate, mas às vezes faço com cacau magro (da provida), deve ser semelhante :) quero estar como tu, com a tese entregue!! lol :P já agora, que curso estás a terminar? :) beijinhos bom fim de semana :)***

    http://thehealthyfitway.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)