sábado, 1 de junho de 2013

META ATINGIDA! Olá 56 Kg :D

Hoje é um dia muito especial para mim. Ao fim de 235 dias de blog, finalmente cheguei à minha meta de peso, os 56 Kg. Sinto uma felicidade diferente de todas as outras vezes que comentei convosco que tinha conseguido ficar mais próxima da minha meta. Essa era uma felicidade explosiva, expansiva, entusiástica. Esta é uma felicidade calma, pacífica, de bem estar com a vida. A felicidade de alguém que conseguiu cumprir um objectivo difícil a que se propôs, com muita paciência, persistência e determinação. Uma felicidade a longo prazo, que pequenas oscilações na balança já não irão roubar. E, curiosamente, uma felicidade marcante, porque combina com outro projecto. Hoje foi também o dia em que terminei a minha tese de mestrado, que marca o encerramento da minha vida académica.

Quando comecei a escrever neste blog, em 7 de Outubro de 2012 , tinha comigo toda a esperança do mundo que esta fosse finalmente a vez em que uma dieta resultasse. Sentia-me feia, gorda, frustrada, impotente, gozada e com um grande desejo de mudança. Nunca imaginei que escrever no blog - inicialmente só para mim, depois para todas vocês que me acompanharam - se tornasse algo tão poderoso para que conseguisse, efectivamente, mudar. Porém, assim foi. A escrita ajudou-me a ser mais honesta comigo mesma, a desabafar, a auto-criticar-me, a ter paciência, a ser sensata. No fundo, veio ocupar o papel que antigamente eu atribuía à comida - o de amigo e grande confidente. E, quando chegaram vocês, senti-me ainda mais motivada a continuar. Saber que havia mais pessoas como eu, pessoas que me apoiavam e que passavam por problemas semelhantes, deu-me ainda mais motivação e estímulo. E, pela primeira vez, fazer dieta não custou...porque não foi uma dieta, foi uma verdadeira reeducação alimentar, o ganho de novos hábitos de exercício físico, o contacto com pessoas muito diferentes e interessantes, toda uma experiência de vida. Dos meus 63 Kg, em Outubro, eu atingi a minha meta inicial, (os 59 Kg, em 12 de Janeiro de 2013), desenhei metas novas (atingir 56-56,5 Kg, em 23 de Janeiro de 2013), e agora, passados quase 8 meses desde que tudo começou, atingi essa meta. Venci as minhas próprias expectativas, os meus receios, os que não acreditaram em mim, o meu triste passado. E sinto-me feliz. Porque tenho um peso que me faz sentir bonita e em paz com o meu corpo. Já não sou aquela frustrada que começava dietas sem as conseguir acabar. Já não sou gozada. E mudei - para melhor. 

É difícil sumariar todos os pensamentos, todas as emoções, todas as lembranças e memórias destes 8 meses. Uma certeza tenho: o atingir a meta não será o fim do blog, pois há muitas experiências, receitas e tópicos relacionados com desporto e alimentação que gostaria de partilhar convosco. Para além disso, a manutenção implicará também alguns cuidados, e será um projecto a longo prazo.Para mim própria, para quem me segue e para quem acreditou ou não em mim, acho que só posso concluir assim:


Finalmente posso dizer, sem medo: Era uma vez...uma dieta!

12 comentários:

  1. Muitos muitos Parabéns Rita!! Pela tese, que consigo imaginar o que passaste (eu ainda estou no fundo do poço :P) e por alcançares este objectivo! o meu blogue é muito mais recento do que o teu mas percebo perfeitamente o apoio a que te referes, que sentimos aqui, ao escrever e ler mesmo atrás de um computador :) e o que disseste é muito importante, não se trata de dietas, trata-se de reeducação alimentar, porque é uma mudança equilibrada que pode ser para a vida :) beijinho

    ResponderEliminar
  2. Rita, sua linda! Que felicidade, que orgulho! Estou imensamente feliz por ti! Parabéns pelo empenho e pelo sucesso! Continue nos presenteando com sua alegria, amizade e dicas preciosas! Gosto muito de ti!

    ResponderEliminar
  3. Rita, não conhecia o teu Blog. E o que me veio logo à cabeça foi "bem ela é super organizada e sincera".
    Parabéns pela vitoria! Espero que cumpras todas as metas que mencionaste aqui ao lado. Uma coisa é certa com o tempo as coisas tornam-se mais faceis :) Agora que te conheço vou passar a espreitar.te para ver estas "nova fase de manutenção ".

    Beijosss***


    ResponderEliminar
  4. Rita minha querida, estou muito feliz por você.
    Parabéns vc merece, pois é muito dedicada e companheira.
    Me lembro da saga dos 59kg, e agora passou.... vc merece e continue firme aqui conosco.
    Bjão e que Deus continue abençoando!!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Rita, fico muito feliz que tenha conquistado seu objetivo eu estou na luta falta pouquinho e creio que tbm irei consegui beijinhos e um ótimo domingo :)

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Rita, 56 kg que incrível, fico feliz que tenha conseguido seu objetivo, eu estou no início dessa caminhada, mas vou me espelhar bastante em vc...

    ResponderEliminar
  7. Muitos Parabéns Ritinha! És as prova de que com esforço, tempo e dedicação se consegue alcançar os objectivos.
    Por isso gosto imenso de acompanhar o teu blog, e vou continuar a faze-lo.
    beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Ola querida Rita.

    Fico muuuito feliz com essa conquista. E preciso dizer que você merece isso.. fez por merecer e agora colhe os frutos do seu empenho.
    Parabéns.. Queria muito ver um antes e depois, sempre são inspiradores... Faça um, sem mostrar o rosto (já que queres descrição) que tal?
    hehe

    SUCESSO nessa fase de manutenção e espero que seja mais controlada do que eu, pq estou meio perdida viu.. hehe

    beijão e vamos nos falando

    ResponderEliminar
  9. PARABENSSSSS!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    que otimo que conseguiu atingir sua meta!!!!! muito bom quando chega esse dia, né?!
    e vc mereceu pois se dedicou e teve determinação para alcançar o peso desejado!
    mas, agora é hora de manter esse peso, q pra mim, sempre é o mais dificil!!! mas, vc consegue facil!!!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  10. Parabééééns!
    É inexplicável quando conseguimos alcançar um objetivo, né?!
    Toda determinação e dedicação valeu a pena.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Fico mesmo muito feliz que tenhas atingido a tua meta! :D
    Apesar de só ter ter começado a acompanhar já na recta final desta luta és uma grande inspiração para mim!
    Beijinhos e obrigado por tudo o que partilhas connosco :)

    ResponderEliminar
  12. Fico mesmo feliz por ti, Rita. Não te sigo desde o início mas adoro a forma como escreves, o que partilhas e o blog, em geral. Mereces esta recompensa e agora, é só manter! Beijinhos*

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)