sábado, 22 de junho de 2013

De uma semana em que engordei e me sinto sem culpa

Olá meninas! Estão boas? 

Como já se tornou hábito, vou aproveitar o Sábado para fazer o resumo da semana no que diz respeito ao meu peso e alimentação e aos treinos.
***
Peso e alimentação
Os resultados de hoje relativamente ao peso desapontaram-me, não vale a pena dizer o contrário. Vi os 57 Kg, novamente acima do que consideraria ideal. Engordei meio quilo desde a semana anterior. Podia vir aqui fingir que estou bem com esta situação, e que o peso não me interessa para nada. No entanto, interessa - têm de perceber que eu comecei este blog "gordinha" e com o desejo de perder peso, não parti propriamente de uma situação confortável em que o meu único objectivo fosse ser mais saudável, comendo melhor e fazendo mais exercício. Até conseguir estabilizar o meu peso na faixa dos 56 Kg, vou continuar a preocupar-me com ele.

Esta não foi, para mim, uma semana exemplar no que respeita a manter o peso. Estou a preparar a apresentação da tese, o que significa que passo mais tempo sentada e só faço como treino o que é mesmo "suficiente" (já vos explico melhor este conceito na secção "Treinos"). Para além disso, tenho dado prioridade a uma alimentação "ideal" para contrariar a queda de cabelo, não tão focada em manter o peso mas mais em ter nutrientes suficientes, em quantidade e qualidade. Por fim, o novo suplemento para o cabelo que estou a tomar desde 5ª passada também me traz mais calorias diariamente - 50! - e, ao fim, de 9 dias, essas calorias notam-se...são 450 a mais, o equivalente a um treino puxado de ginásio. 

Se me sinto culpada de ter engordado esta semana? Nem por isso. Treinei ligeiramente menos e comi um pouco mais, mas apenas com o foco em tratar a queda de cabelo. Por exemplo, acompanhei várias vezes a proteína do almoço com feijão ou grão (e latas grandes!), e se escolhesse legumes, tinha poupado bastantes calorias. Dou maior prioridade a carne vermelha e peixes gordos. Estou a apostar na aveia, ao pequeno-almoço e ao jantar. Até chocolate 99% cacau experimentei, por ser um alimento completo. Nada do que comi partiu de uma situação de descontrolo, tudo foi altamente planeado com o objectivo de melhorar um problema de saúde. E, quando assim é, penso não haver motivos para me exaltar ou culpar. Ser saudável acima de tudo!

Ainda assim, visto ter engordado, também vou fazer compromissos. Embora continue a cuidar do cabelo, vou reduzir a quantidade de alguns alimentos que como, e escolher alternativas mais saudáveis sempre que possível. Estou a pensar fazer as seguintes alterações alimentares na próxima semana:
  • Comer peixes gordos (salmão e atum) no máximo 3 vezes por semana;
  • Dar prioridade a peixes não gordos ao escolher a proteína do almoço e do lanche;
  • Não comer feijão ou grão por uma semana - acompanhar as refeições novamente com legumes, sobretudo salada;
  • Optar por leites light ao pequeno-almoço e ao lanche (o leite de arroz que tenho consumido é mais calórico).
Espero que ao adoptar estes hábitos, o meu peso volte ao ideal daqui a uma semana! 

Não o farei :D

Treinos
Como vos disse, os treinos desta semana foram quase exclusivamente os do costume (ou "suficientes", como   disse em cima), com uma excepção: hoje, dada a frustração de ter engordado, experimentei fazer uma aula de RPM após a de Bodyy Pump. Foi agradável (não me matei no selim :D) e mais fácil do que estava à espera. Acho que a facilidade em fazer a aula se deve a ter descansado mais esta semana (ou à dose de suplementos!). Não estou minimamente cansada, sinto-me óptima. 
Aqui ficam então os magníficos treinos semanais:
  • 2ª: Body Balance (50 min) + ginásio (50 min). O ginásio foi 30 minutos de cardio e 20 de treino funcional. O treino funcional é sempre igual (podem vê-lo aqui, se estiverem interessadas), mas aumentei a carga dos exercícios de braços, por sugestão do instrutor. O cardio consistiu em 15 min de corrida, velocidade 8, inclinação 1 e 15 min de bicicleta, resistência 7.
  • 6ª: Body Balance (50 min) + ginásio (60 min). Ginásio com 20 minutos de treino funcional; 15 min de corrida, velocidade 8, inclinação 1,5; 15 min de bicicleta, resistência 7 e 10 min de remo. 
  • Sábado: Body Pump (60 min) e RPM (60 min)
***
E pronto, creio que fico por aqui! A próxima semana apresento a tese 4ª e até lá não tenho a mais pequena ideia se vou andar com muito ou pouco trabalho, por isso não posso prometer uma postagem...mas 5ª feira, estarei aqui para contar novidades de certeza!

Beijinhos e boa semana a todas! Até à próxima vez, uma mensagem:

5 comentários:

  1. Olá querida Rita.
    pena ter voltado aos 57kg, mas pense em sua saúde em primeiro lugar.
    Eu cheguei aos 63, mas percebi que não quero ter o estilo de vida para mantê-los.
    COmecei a ingerir mais carne, leite e dei uma engordadinha, afinal, são alimentos mais calóricos.
    Dos 63kg de dois meses atrás hoje estou com 67. Quero voltar pros 65, mas priorizando minha saúde.
    A diferença é só na balança pq as medidas são praticamente as mesmas.. Talvez isso esteja acontecendo com vcs... Apenas a balança mudou essa semana, mas as medidas não.

    Desejo sorte em seus objetivos.. e muito sucesso e saude!

    grande beijo

    ResponderEliminar
  2. Que corra tudo bem na Tese Rita :)
    E quanto a isso do peso, ainda bem que nao estás down com isso! Forçaa e que corra tudo bem durante a proxima semana.

    Beijosss

    ResponderEliminar
  3. estás num bom caminho Rita! Sabes exactamente o que aconteceu e porquê, não foram descontrolos :) e não te esqueças que o peso não é tudo... é muito mais importante a proporção de m.g. e massa muscular!!
    Boa sorte para a defesa!! Vai passar num instante!! (olha eu a tentar acalmar-me a mim também ahah :P) respondi aos teus comentários nos posts :) beijinhosss boa sorte para a recta final(issima!!!)***

    ResponderEliminar
  4. Adorei a tua sinceridade mas não te preocupes demasiado! A sério! O objectivo, neste momento, é acabares a tese e recuperares cabelo. E nada partiu de compulsões! Portanto, sem stress e vais ver que logo voltas ao teu peso ideal!

    Um beijinho e boa sorte para tudo (e boa semana!)* :)

    ResponderEliminar
  5. ei!
    é isto aí! vc está se controlando muito bem e nao deve se sentir culpado pelo peso na balança, pois nao fez nada de absurdo! está indo super bem!!!
    continue assim q o peso baixa de novo e agora vai ser sempre assim...o peso aumenta um pouquinho, baixa um pouquinho...é só nao perder o controle!!!!
    bjos

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)