sexta-feira, 10 de maio de 2013

Uma Dura Lição

Olá a todas!

Hoje o dia começou mal. 
Em primeiro lugar, tinha o despertador às 7h15 para acordar para o Body Balance...mas acordei às 6h00 e apesar do sono e do cansaço, não consegui voltar a adormecer. 
Depois, a balança - ontem tinha visto os 56,7 Kg e depois de um dia super certinho, resolvi pesar-me por curiosidade a ver se dava o mesmo (ou se já estava na meta!), mas pelo contrário...vi os 58 Kg. Ao início, não percebia como é que tinha engordado 1,3 Kg num só dia (ainda por cima, um dia em que comi pouco!), mas ao pensar um bocadinho, a razão veio-me instantaneamente à cabeça: TPM. Pois é...estou novamente a uma semana e picos de ter a menstruação, e tenho logo estas alterações horríveis de peso. Para além disso, não é só peso: estou inchadíssima (devo ter mais 6 cm de cintura que ontem à noite), com os seios enormes e doridos, dores no corpo todo e de cabeça, o intestino a funcionar lentamente, sem me conseguir concentrar...BAH.
Pior que tudo, e ao contrário do que é costume, o exercício físico não me ajudou a melhorar os sintomas da TPM. Durante a aula de Body Balance, sentia os ossos a estalar, não me conseguia esticar convenientemente e doía-me tudo. Para além disso, não conseguia sentir a música como faço habitualmente. Foi horrível. Apesar de não me apetecer ir à natação, fiz um esforço (ainda com esperanças de que melhorasse) mas aconteceu-me o impensável. NÃO TINHA FORÇAS PARA NADAR. Estava lentíssima, incapaz de fazer qualquer tipo de esforço, e tudo o que envolvesse as PERNAS  me parecia uma tortura. Nunca me tinha acontecido tal coisa. Terminei a aula com 1100 metros feitos a muito custo, e muito triste comigo mesma. O meu professor de natação reparou, é claro. Eu NUNCA fui assim; mesmo nos dias de maior cansaço, estou bem disposta e tenho uma grande resistência. A primeira pergunta dele foi penetrante:
"Tens comido proteínas?"
Bem...quem acompanha o blog há mais tempo sabe que se há coisa que geralmente não falta na minha alimentação, são proteínas. Como aproximadamente 150 a 200 gramas por refeição, e um pouquinho menos nesta altura pré-menstrual, porque por uma razão qualquer, o meu corpo (e a minha psico) pedem-me menos nesta altura do mês. Porém esta semana...
Eu não comi proteína animal em 4 almoços!!!
Pois é...2ª, 3ª e 4ª andei com o vício do iogurte (que comia ao almoço também) e ontem fui almoçar com a minha irmã a um chinês baratinho (de que há tenho falado) e não resisti a comer tofu com legumes. Já para não falar que por ser esta altura do mês, tenho reduzido a quantidade de proteína animal ao jantar naturalmente. 
Resultado da história: Concluí que os sintomas da TPM, que se estão a manifestar de forma gritante esta semana, foram muito agravados pelo desleixo em repor os níveis de proteínas e nutrientes que preciso. Fiquei extremamente assustada com o que aconteceu nas aulas de Body Balance e de Natação. Tão assustada, que para além de almoçar logo frango com legumes, ainda acabei (e um bocado estupidamente, acho eu, visto que até estou bem mais gorda) a fazer uma refeição extra hoje, de iogurte de soja natural com uns bocadinhos de barrinha de cereais (150 calorias a mais). Ainda não sei se consigo ir à aula de Body Pump amanhã, hoje estava mesmo muito fraca :( Nunca mais vou fazer a "asneira" de não comer  proteínas animais durante um período de tempo prolongado. 
E pronto, é esta a minha história meio triste de hoje. Estou desanimada por fazer tanto e o meu peso não diminuir (ainda aumenta por causa da estúpida TPM) e como estou a entrar numa época stressante (o meu exame e a entrega da tese aproximam-se) já decidi que não vou ser tão rígida com o meu plano de treinos para a semana, e não vou estar tão ansiosa com atingir a "meta". Mas vou fazer o possível para manter uma alimentação saudável. Hoje aprendi uma lição de forma dura, mas inesquecível.
Podem crer que é verdade!
Beijinhos e bom fim-de-semana!!!

6 comentários:

  1. Também estou a atravessar esses dias difíceis. O meu apetite aumentou e eu respondi convenientemente claro. Sei que a balança vai reflectir esses estragos e por isso nem me vou aproximar dela. São só uns dias e tudo volta à normalidade. Não desanimes com o teu objectivo, tenho a certeza que vais la chegar.
    Como já tinha dito à muito tempo de não faço Bodybalance, não tenho tido horário. Apesar de andar com vontade, porque sei que é uma aula muito boa quando bem feita.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Oh Rita não vale a pena ficares assim. Passa a fase da TPM e os teus esforços voltam a sobressair. O nosso corpo é mesmo assim e temos de o respeitar! Tu tens andando muito bem e já aprendeste que precisas MESMO de proteínas. Portanto, agora, é andar para a frente e não te preocupes demasiado! Beijinho e força!

    ResponderEliminar
  3. Calma que esse inchaço passa, quanto as proteinas, só balancear e tudo dá certo!

    Te desejo muito boa sorte minha querida, os 56 estarem aparecendo é sinal de todo teu esforço! É só continuares como está fazendo, e os resultados aparecem!

    Te adoro!

    ResponderEliminar
  4. Ola Rita minha linda!!
    Ai ai semana passa era eu, nessa mesma situação, de inchaço, desconforte e claro kgs a mais, graças a Deus passou e hoje me surpreendi com kgs a menos.
    Bjs e desculpe o sumiço.

    ResponderEliminar
  5. TPM para que te queremos, não é verdade?
    Vais ver que tudo vai melhorar :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. ei!
    nossa!! imagino o q deve ter passado e deve ser mto ruim se sentir fraca assim...realmente proteina animal é importante, né?! o negocio é equilibrar sempre...
    bjos e otima semana!!!!

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)