terça-feira, 7 de maio de 2013

Um "desejo" fora do vulgar

Olá meninas! Estão boas?

Hoje vou contar-vos uma história diferente da habitual, de menus saudáveis e exercício físico. Vou contar-vos a história de um desejo alimentar que apareceu subitamente, se tornou mais forte, e parece estar finalmente a terminar...

Como vocês sabem (eu farto-me de fazer propaganda!!!) não toco em leite e derivados por causa da minha intolerância à lactose. Consumo leite de soja, alternativas de soja ao iogurte e sobremesas de soja para dar ao meu organismo o cálcio, a vitamina D e a vitamina B12 de que necessita para além daqueles presentes de forma natural na alimentação. Bem...desde a semana passada que eu andava com aquilo a que os ingleses chamam craving (desejo) de comer sem limites alternativas de soja ao iogurte com sabor natural. Não para experimentar - sempre as tive em casa - mas para "abusar". Quando as comia ao pequeno-almoço e ao lanche, apetecia-me continuar, e continuar, e continuar...Claro que me controlava (vocês viram nos posts), mas a vontade estava sempre lá. Pensava em iogurte natural de soja quando tinha fome.
O DESEJADO
Esta segunda-feira, a vontade tornou-se ainda mais forte. Ao pequeno-almoço, comi um iogurte de soja natural com banana, e ao almoço...só conseguia pensar em comer iogurte de soja natural outra vez! Eu queria taaanto! Wow, nem parecia eu! Então, decidi pôr de parte a racionalidade (que me diz para variar as refeições o mais possível, ter atenção à quantidade de proteínas  hidratos de carbono, lípidos, vitaminas e minerais para ficarem com valores equilibrados) e....comi 200 gramas de iogurte de soja natural com 1 weetabix e mais uma banana ao almoço. Totalmente fora do comum e desequilibrado,  eu sei. Mas tinha tanta vontade! Entretanto, às 15h00, tive fome outra vez (alimentada a iogurte, só podia!)...e imaginem de que era a fome? Iogurte de soja natural, nem mais. Comi mais 200 gramas. Por volta das 18h00, outro lanchinho...e de quê? 300 gramas de iogurte natural de soja, outra vez. Senti-me totalmente viciada. Mas não se preocupem, tive um jantar absolutamente normal (com a família): dois pedaços de frango no forno com limão, e couve salteada com bacon. 

O problema foi que hoje, a loucura por iogurte natural de soja recomeçou...ao pequeno-almoço, tinha deixado preparadas overnight oats com iogurte natural de soja e frutos vermelhos (as minhas primeiras!), que por acaso ficaram bastante boas.  
As primeiras overnight oats que fiz...a repetir, sem dúvida!!!
Ao almoço, só me apetecia iogurte natural de soja com canela...queria, queria e queria! Como não gosto de desobedecer a estes instintos, comi umas enormes 500 gramas com canela. Sim, um desses pacotões aí de cima. Lá pelas 15h00, mais 125 gramas com frutos vermelhos, mas notei que o desejo estava a desaparecer...estaria a ir-se embora? Para confirmar, no lanche das 17h00, comi as últimas 300 gramas de iogurte natural de soja que tinha em casa, com MUITA canela. E senti. O desejo desapareceu.

Ok, meninas, não sei o que se passou comigo para andar dois dias obcecada com iogurte natural de soja. Mas sabem, achei tão estranho ter um desejo por um alimento tão específico (que nem é doce sequer!) que fui investigar na Internet. E creio ter chegado a uma conclusão. Provavelmente, embora eu me esforce bastante para que isso não aconteça, devia ter carência de cálcio e vitaminas B12/D no organismo. Apesar de comer todos os dias dois produtos de soja, talvez não seja suficiente, e consumo certamente menos cálcio e vitamina B12/D que antes de detectar a intolerância. E o meu organismo reagiu desta semana, de uma forma imprevisível: ficou louco por um alimento que sabia que tinha cálcio e essas vitaminas. Não é nada que não esteja estudado na literatura, e sendo um alimento saudável - tem 50 calorias por 100 gramas, não é propriamente chocolate ou batata-frita - fiz bem em responder e alimentá-lo com o que pedia. A prova está à vista: o desejo desapareceu hoje. 

Relativamente a exercício e afins, esta semana começou de forma atípica... de manhã apanhei imenso trânsito, e não consegui ir à aula de Body Balance! Fiz apenas 45 minutos de natação. Hoje (3ª) é um dia em que não costumo fazer nada, mas apeteceu-me...então, caminhei durante 30 minutos a ouvir as minhas músicas favoritas. Amanhã (4ª), por regra também não faço nada, mas para compensar a falta ao Body Balance, vou nadar outra vez. Bem me apetece! Esta semana estou cheia de energia, vá-se lá saber porquê!

Beijinhos e boa semana!!!

P.S - Esta semana, só me vou conseguir pesar 5ª. Mas ponho-vos a par depois!

3 comentários:

  1. Olha Ritinha antes iogurte natural de soja do que outra coisa. Já viste se te virasses para as bolachas ou outra cena parecida?! Eu também me tenho virado para os iogurtes, mas eu tenho de todos os tipos, gregos, naturais, de soja, cremosos, enfim... gastei 7 euros em iogurtes no Aldi no sabádo quanto tinha acabado de sair do continente com iogurtes alpro e bio. Mas são tão bons!
    Quanto ao exercício é sempre bom compensares o que não fizeste porque o teu organismo já está habituado a treinar naquele dia e pode sentir falta.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. ei!
    as vezes fico com desejos tb, mas vc tem q agradecer por ter ficado com desejo de iogurte natural...qdo fico, sempre é por comidas engordativas..na maioria das vezes chocolate! rs
    bjos

    ResponderEliminar
  3. Queria eu que, quando tivesse esses desejos fossem assim de alimentos saudáveis, mas comigo ser desejo sanduíche e batata frita, rsrs. Bjo

    Sereimagraaa.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)