sábado, 4 de maio de 2013

Esclarecimentos, mudanças e alguns pratos da semana

Olá a todas! Estão bem?

Desde ontem que ando com problemas na minha banda larga da TMN, e por isso não tenho Internet no portátil, só consigo aceder à Internet no computador "da família". Como este está na sala e os meus pais e irmã passam muito tempo aqui, não me sinto à vontade para ler e comentar os vossos blogs (nem para postar no meu!). Amanhã espero ir resolver o problema, e depois voltarei novamente a seguir-vos!

Pelos comentários do último post, julgo que não me expliquei bem relativamente à ansiedade em atingir a minha meta de peso, e achei por bem esclarecê-lo hoje. Meninas, eu não estou obcecada com um número na balança (a minha meta!). Afinal, eu só estou a 300 gramas de lá chegar, e SEI perfeitamente que nada vai mudar na minha vida por ter mais ou menos 300 gramas -  não vou ficar uma top-model, mais bonita, mais inteligente, com mais amigos, etc, etc, etc. O atingir a meta a que me propus, para mim, tem um valor meramente simbólico - traduz a materialização dos esforços destes últimos 7 meses, o fim de uma caminhada em que aprendi muito e o início de uma fase ainda melhor: a manutenção. Anseio pelo dia em que vos possa vir dizer que finalizei o meu processo de emagrecimento não porque queira ter essas 300 gramas a menos, porque significa atingir um objectivo a que me propus e que é importante para mim. Gosto de me sentir realizada, e chegar a este peso, para mim, tem um grande significado. Vocês não imaginam como a minha adolescência foi complicada no que diz respeito a estes assuntos, primeiro com sobrepeso e depois com anorexia, logo seguida de bulímia...Só depois da última, com 19 anos, fiquei totalmente curada de distúrbios alimentares, mas mesmo assim mantendo uma relação muito emocional com a comida. Comia, comia e comia em alturas menos boas da vida, e estava (a cada ano que passava) mais aquilo que chamamos "gordinha", sem qualquer controlo sobre esta vertente emocional da comida. Ter criado o blog e tomado a decisão de mudar foi das melhores que já fiz na vida, e mais que ver um número na balança, eu quero provar a mim mesma que consigo, hoje, no futuro, sempre. 
Assim farei.
Entretanto, decidi fazer algumas mudanças (ainda que a medo) na minha alimentação. Como sabem, desde Março e um susto que apanhei quando vi o ponteiro da balança galopar (depois de tanto esforço desde Outubro de 2012), introduzi frutas e legumes e proteínas mais variados  na minha dieta - podem ter uma ideia destas mudanças aqui. Isto significava que os meus pequenos almoços e lanches andavam a ser à base de uma fruta (a que eu quisesse!) com uma sobremesa ou um iogurte de soja. Quanto aos meus almoços (sempre de proteínas+legumes ou vegetais), começaram por ser bem mais divertidos e variados que antigamente, e ultimamente andavam cada vez mais vegetarianos, porque adoro seitan, tofu e soja. O jantar estava igual ao costume: uma proteína e legumes. Este tipo de alimentação tem tido resultados óptimos no meu emagrecimento e figura, se bem que mais rápidos no início que actualmente. Por outro lado...
Estou cansada!!!
É verdade. Tudo o que é bom, também acaba por cansar. Sobretudo, acho que o excesso de "vegetarianismo" nos almoços dos últimos dias tem tido efeitos em termos de cansaço e queda de cabelo (que eu não tinha e também pode ter outras causas, como a pílula nova) que devo tentar parar. Para além disso, quero tornar os meus menus diferentes aos pequenos-almoços e lanches, ter uma ideia nova todos os dias, como a minha querida Joana. Assim sendo, decidi mudar...pelo menos uma semana! E aí estão os novas refeições (o jantar fica igual T.t):
  • Pequeno-almoço e lanche: 1 iogurte/sobremesa de soja + 1 fruta pequena (kiwi/meia banana/4 ou 5 morangos/alperce, etc)+ 1 cereal (que deve ser weetabix ou aveia, os que tenho em casa) OU sementes (de linhaça, chia e afins);
  • Almoço: Não comer nada vegetariano durante 1 semana;
Ou seja...vai haver menos frutas (embora as mantenha presentes, porque fiquei a adorá-las), mas mais cereais, o que oferece uma panóplia de receitas possíveis muito mais alargada (estou ansiosa para experimentar overnight oats!!!). Não vou comer refeições vegetarianas. E sobretudo, vou mudar, experimentar, deliciar-me! Não pensando tanto nos pesos (porque, como disse, estou quase lá), mas apostando em oferecer ao meu corpo aquilo que ele me pediu, e ter uma semana diferente. Boa!
Eu sou dessas pessoas sempre a reinventar-se...
Bem...infelizmente vou ter de finalizar por aqui. Tenho a irmã a circular pela sala, e não me sinto bem a escrever no blog "às escondidas". Aproveito para publicar uma imagem que já tinha feito, com algumas das refeições mais originais da semana: de cima para baixo, da esquerda para a direita, estão 2 pequenos-almoços, 1 lanche da manhã e 3 jantares. Espero em breve poder trazer-vos a receita da carne de frango picada (almoço de hoje!) porque, sinceramente, foi dos melhores pratos que já fiz!!!
Pratos marcantes da semana, ou aqueles que me lembrei de fotografar :)
Tenham um bom fim-de-semana!!!
Beijinho

3 comentários:

  1. Olá ritinha =)
    Acho mesmo que não devemos desistir dos nossos objectivos. Quando me proponho a uma coisa também não me sinto bem em ficar a meio. Mas por outro lado a rotina pode realmente cansar-nos.
    Acho o teu plano ideal para atingires o objectivo a que te propuseste, mas essas mudanças soam muito bem. O cereal vai te dar mais energia de manhã e tenho a certeza que não vai interferir com o teu objectivo. Vai-nos mantendo actualizadas.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Acho muito boa a idéia de variar a alimentação, fica bem mais fácil de se controlar quando você come algo que realmente está com vontade né? E parabéns, falta tão pouquinho pra chegar na fase da manutenção, és uma vitoriosa. Bjos

    ResponderEliminar
  3. eu acho ótimo mudanças, eu adoro, até porque dá um empurrão no emagrecimentos essas mudanças.
    por outro lado eu não sei se concordo com 'nada de vegetariano'.. isso é meio complicado.
    sei lá, eu optaria por manter os 'verdinhos, porem inserir mais carne, já que está te fazendo falta.

    enfim, é só minha humilde opnião.. hehe

    bem, todo caso, boa sorte e conte-nos como foi semana!

    beijoooos

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)