sábado, 18 de maio de 2013

Aquela altura de concentração

Olá meninas! Estão boas?

Venho actualizar só mesmo pelo meu comprometimento em relação a este blog, que já tanto contribuiu para que tenha uma vida saudável através de uma alimentação correcta e a prática constante de exercício físico (não falando das amigas que fiz!). Estou naqueles dias próximos à realização do meu exame (o último para acabar o mestrado!) e à entrega da tese, e estou motívadíssima para estudar e trabalhar (finalmente, yes!). Quero sentir que dei o meu melhor quando este período acabar!

Entretanto, como esta é mesmo a minha altura "chave" do ano, o compromisso em relação à dieta e ao exercício físico abrandou. Estando a estudar, há dias que em tenho aquela fome "nervosa", e acabo por passar 50-100 calorias do limite que estabeleço para mim própria. Desculpo-me e continuo com a vida, esta semana o meu foco está no cérebro, não no físico. Também não me tenho mantido tão regular nas aulas de ginásio que faço, seja por impedimentos ou para necessitar de estudar. Esta semana, voltei a faltar ao Body Pump de Sábado, embora o saldo da semana continue a ser positivo: fiz no total 135 minutos de natação e 1 hora de Body Balance. Mais uma vez, a minha atitude é positiva: penso no que vou ganhar (em termos de horas de estudo) com a falta ao ginásio, e a vida continua. É importante não manter o foco, mas é igualmente importante ser-se flexível! E acho que por estes dias, o meu equilíbrio tem sido bom. Aliás, até consegui fazer mais do que o normal: passei uma semana sem pastilhas sem açúcar (fiz uma pausa de um dia e vou continuar!!!) e esta semana preparo-me para fazer uma semana sem qualquer adoçante no café e afins. Estou cheia de força para este projecto!!!

Houve duas excepções a este equilíbrio, que vou partilhar convosco. A primeira está relacionada com um sumo concentrado de maçã (supostamente para adoçar iogurtes e outras sobremesas) que comprei no Celeiro no início da semana. O rótulo dizia 39 Kcal por 100 ml/289 Kcal por 100 gramas, e como o frasco só dizia que tinha 250 ml, eu fiquei muito alegre e contente por ter comprado um produto tão saboroso e tão pouco calórico para adoçar. Nem suspeitei desta incongruência  entre calorias por grama e calorias por ml. Achei que o produto pesava menos do que o seu equivalente em produto líquido, pronto! Só que...ele era mesmo tão doce, que comecei a suspeitar que algo não estava certo. Ao fim de 3 utilizações, pesei o produto e confirmei: 1 grama equivale a 1 ml! Fui pesquisar à Internet que calorias estavam certas (39 ou 289?) e...desgraça!!! O idiota do rótulo estava incorrecto e enganou-me, eram mesmo as 289 calorias por 100 gramas. Resultado: acabei por ingerir 250 calorias enganadíssima (felizmente não acabei o frasco), de um produto só constituído por açúcar. Nhá, fiquei tão chateada! Preferia ter passado o limite e comido coisas nutritivas e saborosas, não este produto. Lá tive que andar dois dias a "cortar" 100 calorias em cada para compensar isto...
Reparem na incongruência deste frasco! Enganou-me e sabotou-me a dieta injustamente!
A segunda excepção ao normal: tenho feito refeições funcionais para alimentar o meu cabelo, o que significa...muita carne de vaca e delícias do mar, para lhe dar os nutrientes que precisa! O meu cabelo começou a cair há duas semanas, e embora suspeite que tem a ver com a nova pílula que ando a tomar, decidi excluir o motivo alimentação fazendo uma alimentação rica nos nutrientes que ele mais precisa (ferro, zinco e ómega 3) e suplementação alimentar (de vitaminas do complexo B e biotina). Odeio ter queda de cabelo, é algo que me deprime! E só espero que o problema se resolva brevemente, ou então lá terei de mudar de pílula outra vez...
Algumas refeições que fiz para o meu cabelo ficar mais forte.
E porque é que digo que mesmo com estas duas excepções (açúcar sem querer e carne vermelha) o meu equilíbrio continua a ser mantido? Porque, apesar de tudo, não engordei. Continuo a pesar 57 Kg (mais/menos 200 gramas, dependendo dos dias). E, como disse, sinto-me muito mais saudável agora que abandonei o vício das pastilhas sem açúcar e agora que me preparo para fazer uma semana sem adoçantes. Só comecei há um dia, e já redescobri tantos sabores! O chá, o café...mas porque é que eu tinha a mania de pôr tanta estévia em tudo???

Fico por aqui, vou voltar aos estudos. Volto depois do meu exame, ou seja, 5ª feira. Até lá, se não visitar os vossos blogs, não se preocupem: é um estado temporário e com muito fundamento!

Beijinho e bom fim-de-semana! 

6 comentários:

  1. Rita, boa sorte em tudo! Eu também tenho andado mais focada na tese e tem mesmo de ser! Não acho que te andes a sair mal, pelo contrário. Estás a tentar equilibrar tudo e sabias que o nosso cérebro consome até 50% do total de hidratos de carbono consumidos (média são 30%). Tinha um professor que dizia que se queríamos emagrecer, devíamos pensar e estudar mais :p Beijinho e cá te esperamos quando tudo estiver pronto!

    ResponderEliminar
  2. Ola Rita, boa semana!!
    Como sempre esta de parabéns, sempre disciplinada com a RA.
    Deus a abençoe e que esse ano seja o ano da sua vitória profissional.
    Eu tbm estou no aguardo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Boa semana :)! é normal em alturas assim mais atribuladas, perder mais o ritmo...mas provaste conseguir manter o equilibrio, isso é que importa!
    eu nunca usei os adoçantes...retirei o açucar, custou-me muito mas agora acho o sabor a adoçante horrível...pior que açucar! é tudo uma questão de hábito :)!

    ResponderEliminar
  4. Ritinha daqui nada também vou preparar umas overnight oats para o meu pequeno almoço de amanhã =) Tornam se viciantes.

    ResponderEliminar
  5. ei!
    que bom q está quase lá!! qdo vai ser exatamente a realização do seu exame?! imagino que vc nao ve a hora de ficar livre de vez!!!
    mas está se comportando muito bem pois nao está deixando o peso subir, mesmo com toda essa ansiedade!
    gostei das comidas para o cabelo!
    bjos

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)