quarta-feira, 1 de maio de 2013

Ansiedade

Olá meninas! 

O mês de Abril terminou de uma forma insatisfatória para mim. Ontem, 30 de Abril, tive o pior dia de sempre a trabalhar na tese de Mestrado, no part-time e a estudar para a faculdade. Para além disso, passei o dia a pensar com ansiedade em atingir a minha meta de peso...sem ter feito nada além do costume para isso. O aspecto positivo do dia foi que o estado de inércia e preguiça total me deram um enorme estímulo para trabalhar e esforçar-me hoje, porque não gosto daquela versão de mim, ansiosa, inerte e preguiçosa. Vou atirar-me a tudo cheia de vontade!
Eu vou levar este conselho muito a sério hoje!
Creio que as razões para o fracasso de ontem não são novas, começaram há cerca de 1 mês, e estão relacionadas com a minha falta de sono desde então - não passo das 6/7 horas por noite. Sou daquele tipo de pessoas que se pudesse se deitaria sempre cedo (23h/00h) porque a essas horas já estou a 25% (cheia de sono) e porque me levanto naturalmente cedo, entre as 7 e as 9 horas. Nem preciso de despertador! No entanto, a minha família e o meu namorado são o oposto de mim: os meus pais deitam-se tarde e acordam cedo, e a minha irmã mais nova e o meu namorado deitam-se tarde e gostam de acordar tarde. Assim, quando manifesto o desejo de me ir deitar às 23h/00h, recebo sempre comentários do tipo "Estás doente?" "Já???", para além de uma falta de respeito enorme pelos meus desejos: o pessoal ou decide fazer imenso barulho (e acorda-me!) ou então tentam convencer-me a não ir deitar-me, com conversa e afins. Tudo isto para dizer que ontem estava numa ressaca valente, e sem aguentar mais! Precisava de dormir!

Depois, houve também um plano falhado no início do dia: estou ansiosa por chegar à minha meta de peso e tinha decidido que ia fazer uma caminhada de manhã cedo, em jejum, porque queimava mais "gordura"...podia ser que vos trouxesse boas notícias hoje! Apesar de ter acordado super cedo, não me apeteceu fazê-lo...e passei o dia todo arrependida. Ainda cheguei a pensar em ir nadar, e fiz e desfiz o saco 2 vezes, mas também não me conseguia decidir. Um desastre total. Odeio ter planos que não cumpro.

Dito e posto, o meu dia de ontem foi passado em casa, cheia de ansiedade com os prazos que tenho de cumprir este mês e chateada por não atingir a minha meta de peso hoje - e eu queria tanto! Não fiz nada de jeito, passei o dia a imprimir documentos (que estava incapaz de ler), a fazer planos (que não cumpri) e a pensar no que tinha para fazer (sem o fazer). Por outro lado, também não fiz nada de que me tenha arrependido - antigamente, num dia assim, eu atirar-me-ia a todos os doces do armário da cozinha a grande velocidade, e ontem a minha alimentação foi perfeitamente equilibrada e saudável, muito semelhante à de dia 29, que vos mostrei aqui. 

Resumindo e concluindo, o dia de ontem foi horrível em termos de trabalho. Mas ensinou-me a descansar quando sentir que preciso e a não forçar o trabalho quando simplesmente "não resulta". Ontem, eu devia ter sabido ignorar a culpa de não estar a trabalhar e ter descansado em grande, vendo séries e filmes. Para além disso, aprendi também a não estar ansiosa com a minha meta de peso. Os resultados hão-de chegar, e mais vale manter-me no caminho calmo e pacífico que tenho percorrido, com um plano equilibrado, do que querer fazer tudo num dia só. Sempre tive a velocidade de uma tartaruga em todo o processo, mas tem resultado, e isso é que importa!
Certo!
Deixo-vos com o meu peso de hoje, de "tartaruga"; porque continua estabilizado no do fim-de-semana: 56,8 Kg. Bem bom, hum? Eu fiquei contente!

Beijinho e bom feriado!

P.S - Sim, fiz mesmo uma mudança no fundo do blog...adoro mudar, e este padrão de café identifica-se com o que o mês de Maio vai ser para mim: um mês em que preciso de muita energia! Para além disso, gosto de castanho. 

11 comentários:

  1. Infelizmente dias assim existem mesmo, mas o facto de teres controlado a alimentação num dia assim já foi uma vitória enorme.
    Espero que hoje o dia seja muito melhor =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Não aumentaste de peso, mesmo com essas perturbações todas, o que é uma vitória. Tenho a certeza que melhores dias e resultados virão.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Rita sua linda, você tá tão pertinho e adorei ver que você está bem saudável quanto as cobranças de peso :)

    Demorei mas entendi: poucas g não mudam nada esteticamente. Mesmo.
    Fora que vão ter dias que o peso vai aumentar, vão ter dias em que vai baixar e o que realmente é importante é que você se sinta bem, senão, quando menos perceber vai começar a deixar de viver situações simplesmente pelos poucos segundos de prazer que vai ter em cima da balança.
    Seu post me fez MUITO bem, se perguntar pra Deda, uma semana atrás eu tava entrando nessa espiral de "preciso ficar magra" e ela me ajudou muito aconselhando. Hoje seu post veio pra mim como um complemento.
    :)

    Beijo linda

    ResponderEliminar
  4. Oh Rita como te compreendo! Eu tenho prazos apertados da dissertação e ando a procrastinar. E depois perco-me em coisas sem interesse e sinto-me culpada :( Revi-me mesmo nesse aspecto. E no sono também, quando estou com o meu namorado, ele deita-se sempre mais tarde do que eu e desregula-me completamente o sono! Até faço birras de sono :p
    beijinhos e muita força! como vês, o peso estava bem!

    ResponderEliminar
  5. Oi minha querida. Ainda bem que tiveste essa conclusão. As vezes é necessário um descanso. Só não podemos cair na rotina de descansar sempre (como a minha... kkk). Eu tenho tanto costume em dormir com barulho que podem quebrar a casa, se não for o despertador tocando eu nem vejo o que está acontecendo!

    Fico feliz em saber que está ainda nos 56, o que eu acredito ser um peso mais do que excelente! Mantenha-se firme e dentro do seus planejamentos que vais estar bem! Boa sorte nos trabalhos! Eu também pretendo me dedicar mais aos estudos e atividades físicas!

    E amei o fundo de café \o/

    ;*

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita... eu também gosto de me deitar cedo, mas o cedo para mim é mesmo 22h,22h30 lol :)
    Percebo que tenhas passado o dia ansiosa, mas se calhar é pq estás a ser demasiado exigente ctg.. não te obrigues a fazer determinada coisa que não é ou ainda não é confortável para ti pq esse é o primeiro passo para falhares e sentires-te mal c isso (ex. caminhadas). Eu por ex nem ponho na cabeça fazer 3x por semana musculaçao se sei a partida que vai ser um enorme sacrificio e sei q vou chegar ao fim da semana frustrada pq nao o fiz... há sempre opçoes.. sempre!! :)

    e o mais importante nao é as gramas q podias ter perdido a mais ou a menos, é sentires-te bem ctg e teres a consciencia tranquila q foste feliz e deste o melhor de ti a fazer o q gostas... simples!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. ei!
    imagino o q vc deve ter passado...mas pensa q pelo menos o mes terminou e agora tem um novo mes pela frente! e com certeza esse sera melhor!!!!
    o pesinho ta lindo!!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  8. Pois é Ritinha não fiz o post sobre o peso e acho mesmo que vou deixar de o fazer. Tenho a certeza que não aumentei, porque realmente sinto-me bem comigo mesma. E é isso é que vale. Tenho medo de começar a ficar obcecada por um número.
    O trabalho é sempre uma grande entrave aos treinos. Eu sempre treinei ao fim do dia, mas comecei a perceber que nos dias em que saía mais tarde (e eram muitos) não ia treinar. Agora estou a começar a adaptar-me aos treinos de manha (7h30) pelo menos em alguns dias, de forma a não passar mais de 2 dias sem treinar. Custa mas vale a pena. Ainda hoje lá estava eu =)
    Tenho a certeza que vais encaixar um tempinho para o treino, nem que seja em casa com vídeos do youtube.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Não podes stressar tanto com esses dias. Muitas vezes é sinal de cansaço e sempre os podes aproveitar para organizares/planeares os outros dias de forma a compensares o que não conseguiste fazer, mas não seja demasiado rígida contigo, Rita!. :)
    beijinho e bom fim de semana*

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)