sábado, 13 de abril de 2013

TPM e um vício que quero corrigir!

Bom dia!

Esta semana estou de TPM, mas de uma forma tão exagerada como há muito tempo já não acontecia! 

Tenho muitos sintomas, físicos e psicológicos. Começando pelos psicológicos, que considero ser os mais graves (até porque nunca os tenho): 

  • Sinto-me sempre cansada e com sono (mal acabo de acordar);
  • A minha capacidade de concentração está um 0;
  • O meu estado de espírito varia entre o irritável (e irritante :D), apática, triste sem motivo ou louca de alegria;
  • Já chorei (muito!) sem motivo e já dei gargalhadas estrondosas por assuntos sem importância;
  • Tenho mais fome (mas controlo-me, faço questão!);
  • Voltei a um antigo vício (comer pastilhas sem açúcar como se o mundo fosse acabar).
Os físicos são os do costume, mas mais acentuados:
  • Dói-me a cabeça e o corpo todo, sobretudo a região abdominal, as costas e as pernas;
  • Estou muito inchada, sobretudo no peito e na barriga;
  • Não visito o wc (vocês percebem);
  • Tenho spotting muito intenso (tenho spotting desde há 6 meses, quando troquei de pílula, e estou tão farta disto - já deixou de ser normal - que vou à ginecologista dia 22).
Por tudo isto, acho que o meu peso desta semana não foi de estranhar: tenho 57,8Kg/58 Kg (não dava para ver bem na balança), mais 1 Kg que a semana passada. Porém, este tipo de reacção durante a TPM é tão normal (e eu estou tão inchada) que nem vou ligar. Afinal, apesar de ter muito apetite, eu tenho-me controlado fortemente esta semana! E fui às minhas aulas de Body Balance e Natação, como de costume - apesar de me terem feito sentir, no final, que tinha sido atropelada por um camião, tal eram as dores no corpo. Aliás, quando acabar de escrever este post, vou tomar o pequeno-almoço, equipar-me e marchar para a minha aula de Body Pump do fim-de-semana. A TPM pode ser forte, mas não vou deixar que me vença nas duas áreas em que me tornei mais forte: cuidado com a alimentação e a prática de exercício físico regular!

No entanto, tenho de admitir que a TPM me derrotou noutro aspecto: voltei a um antigo vício (inútil, desprezível, gastador, nocivo, tóxico), o de comer excessivas pastilhas sem açúcar. Quem acompanha este blog há algum tempo sabe que eu tive este vício durante Outubro, Novembro e Dezembro (períodos em que o tentei corrigir sem sucesso, porque o stress das aulas me superava), mas que em Janeiro me enchi de coragem e comecei a cortar nas ditas, por razões económicas e de saúde. E a verdade é que controlei o vício de forma exemplar no fim de Janeiro, Fevereiro e até durante Março! Tinha muitos dias em que não comi nenhuma pastilha (a maioria) e mesmo quando comia, não excedia as 3. No entanto, esta semana tive uma recaída, e bem forte...tenho comprado uma caixa de pastilhas sem açúcar todos os dias, o que é horrível! A razão é simples: eu tenho bem mais apetite com a TPM, MAS não quero comer demais, então abuso das pastilhas sem açúcar. Detesto, porque esta atitude faz-me mal a tudo: aos dentes, que ficam  doridos e potencialmente à minha possibilidade de contrair cancro no futuro (estas pastilhas estão cheias de aspartame e outros químicos que nos fazem muito mal). Não QUERO voltar ao vício, daí que até já tenha impresso do wikiHow um documento a explicar como parar de mascar tabaco (http://pt.wikihow.com/Deixar-de-Mascar-Tabaco), e pretendo aplicar os mesmos princípios a estas pastilhas sem açúcar :D A partir de hoje, por exemplo, em que estou determinadíssima a parar, vou comprometer-me a não comer mais do que 3 pastilhas sem açúcar por dia. E, quando me sentir bem, reduzirei a dose, e espero conseguir parar. E vocês, têm algum vício deste género? Como fizeram para o reduzir?

Fico por aqui e espero os vossos conselhos!

Beijinhos e bom fim-de-semana.


10 comentários:

  1. Também estou nessa fase do mês e por isso estou seriamente a pensar não me pesar no dia habitual que é amanhã. Não quero ter nenhum desgosto.

    Por acaso não tenho nenhum vício desse género, mas também gosto de umas pastilhas de vez em quando. Principalmente depois de comer para não ir petiscar mais nada.

    **

    ResponderEliminar
  2. Oi meu bem,
    Nem me fale disso.
    Troco troco de anticoncep. E nada de melhorar...
    É terrivel!!!
    So agente sabe o quanto é ruim.
    Sou velha ja na vida de blogosfera e reparei que temos varias amigas em comum. Achei um absurdo agente não se conhecer.
    E claro, vim me apresentar.
    Me chamo Izabela e agora tamo junta nessa jornada.
    Te sigo !
    Bjao

    ResponderEliminar
  3. Olá linnda.
    Então, eu sou viciada em doces, e tenho muitas
    compulsões... para melhorar, to fazendo as 5
    refeições, e colocando canela nas frutas.. ameniza
    a vontade de comer doce ;G

    controle, e boa semana.

    ResponderEliminar
  4. já tinha visitado o teu cantinho diversas vezes, mas não me fiz seguidora. vou tbm juntar-me ao grupo :)

    boa semana*

    ResponderEliminar
  5. Rita eu depois conto como correu com a abóbora. Se funcionar, publico a receita. Vou completamente à descoberta =)

    ResponderEliminar
  6. TPM para que te queremos? :)
    Descobri o teu blog e adorei! Parabéns, vou seguir*
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  7. ei!
    TPM é complicado mesmo... semana passada senti isso direitinho, ela veio com mais força que o normal!!!
    sobre esse seu vicio, as vezes acontece mesmo deles virem a tona, como foi no meu caso com o chocolate...
    o negocio é a gente ser mais forte e conseguir parar!
    sei q vc consegue!
    bjos

    ResponderEliminar
  8. Ain tpm é terrivel, eu já tenho preguiça de sobra, e já gosto de comer bastante ai vc imagina! \o/

    Linda melhoras pra vocês, e parabéns pela determinação sempre, malhando tanto, comendo tão certinho!

    Quanto as pastilhas sem açúcar, não sei se é algo tão ruim assim, mas se você quer deixar de lado, força por aí amiga! Como és determinada, não tenho duvida que logo nem lembrará que elas existem!

    ;*

    ResponderEliminar
  9. Olá Ritinha! Ainda não fiz nenhuma aula dessas com o polar. Fazia muito bodybalance à 2 anos quando fui para o ginásio, mas à muito tempo que não vou. Só tenho o polar desde novembro e ainda não calhou. Estimo serem umas 200, mas quando fizer digo te.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Olá Rita :)
    Eu não costumo sofrer muito com a TPM mas sei que é um caso tramado! Mas pronto, aos poucos vais deixando o vicio das pastilhas, vais ver. Até que já não vais sentir a falta delas :)

    Continua assim, o peso esta semana é mesmo por causa disso, todas ficamos mais inchadas e retidas :)
    Um beijinho *

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)