terça-feira, 16 de abril de 2013

Menus, desporto e experiências culinárias.

Olá meninas!

Amanhã de manhã é o meu dia oficial de pesagem do meio da semana, e para ser sincera, sinto-me nervosa! Apesar de ter tido uma boa alimentação desde o último post (não andei a comer doces e afins nem exagerei nas quantidades de nada), sinto-me inchada devido a esta altura do mês. Vou dar-vos um exemplo dos meus menus diários e actividades físicas (com uma contagem de calorias aproximada), o de Segunda que considero exemplar (abaixo do previsto) e o de Terça que foi menos bom (acima do desejado):

# Segunda-Feira: Dia entre 800 e 1200 calorias
Pequeno-almoço: 1 banana, 1 sobremesa de soja Provamel de Cappucino e 1 café (cerca de 200 calorias)
Meio da manhã: 1/4 de banana e 1/2 barra de aveia e banana caseira (100-150 calorias) + Body Balance e Natação (-400/500 calorias)
Almoço: 250 gramas de seitan e refogado de tomate, courgette e cogumelos (500-600 calorias)
Lanche: 1 taça com 125 gramas de framboesas e meia banana (100-150 calorias)
Jantar: 1 hambúrguer com molho de natas de soja e refogado de tomate com cogumelos e abóbora (400-500 calorias)

# Terça-Feira: Dia entre 1645 e 1775 calorias
Pequeno-almoço: 1 papaia, 1 sobremesa Alpro Soya de Caramelo e 1 café (cerca de 200 calorias)
Meio da manhã: 1 bolacha de milho (30 calorias)
Almoço: 2 coxas de frango com molho de cervejaa e refogado de tomate, abóbora e cogumelos (500-600 calorias)
Lanche 1: 1 iogurte natural Provamel e 1 barra de aveia, banana e chia caseira (150-180 calorias)
Lanche 2: 1 iogurte natural Provamel (65 calorias)
Jantar: Salmão grelhado com feijão verde e brócolos cozidos mais salada de alface, cenoura e tomate (700 calorias)

Honestamente, a semana que passou foi de grande cansaço físico e total apatia mental (maldita TPM!), e o fim-de-semana e a 2ª feira, apesar de mais bem passados, ainda tiveram resquícios dessa preguiça e abatimento. A minha produtividade para as tarefas do dia-a-dia (tese de Mestrado, estudos, projecto part-time que estou a a fazer) foi baixa e infelizmente, o meu estado anormal era tal que não consegui cumprir a meta das pastilhas elásticas. Sábado e Domingo até a noite o programa de descontinuação até estava a correr bem, mas depois fui atacada por umas cólicas e uma sensação de desconforto que me fizeram desistir (espero que temporariamente!). Ainda há alturas em que preciso de algum carinho culinário - e penso que ser pastilhas sem açúcar nem é mau de todo para este projecto de emagrecimento. Curiosamente, ao longo da semana, as alturas em que me senti mais alegre e desperta (mais eu!) foram depois de fazer exercício físico, isto apesar de praticamente me arrastar até ao ginásio (o que não é de todo um hábito!). Já li sobre o assunto e não é apenas uma sensação, está relacionada com a libertação de endorfinas durante o exercício que nos ajudam a ficar mais felizes (mesmo durante a TPM, se não nos apetece fazer nada!). Por isso, aqui fica a dica para todas: sintomas de TPM fortes? Nada que um exercício não resolva (isto depois de sermos Super-Mulheres a ir até ao ginásio).
Sempre achei que era verdade...e com TPM ainda é mais.
A semana passada e esta também me trouxeram vontade de fazer experiências culinárias, o que também não é muito comum em mim. Como já vos tinha dito, fiz umas barras de cereais caseiras com aveia e banana, inspiradas pela receita da Joana do site "Palavras que enchem a barriga" - leiam-na aqui. A diferença relativamente a ela é que o meu objectivo não era fazer barras de cereais perfeitas, queria apenas aproveitar um pacote de aveia grande que tinha em casa sem uso (quem acompanha o blog desde o início sabe que até Janeiro era fanática por papas de aveia, e entretanto o bichinho desapareceu). Assim sendo, na minha primeira versão destas barras, usei cerca de 90 gramas de aveia, 1 banana e meia, extracto de baunilha e sumo de uma laranja, apenas. As barrinhas (imagem esquerda de cima) ficaram boas em termos de sabor, mas demasiado moles para barrinhas e cortadas de forma muito pequena. Já foram todas comidas, mesmo assim, porque são um óptimo petisco para lanches e para levar para o ginásio. Ontem fiz uma segunda versão destas barrinhas, onde já incorporei 25 gramas de sementes de chia (que comprei!), 15 gramas de sultanas e reduzi as quantidades de aveia (para 60 gramas) e banana (para uma). As barrinhas (imagem direita de cima) ficaram espectaculares  Desta vez cortei-as maiorzinhas, e estão ainda com uma textura não adequada a barras de cereais, mas extremamente cremosa. Adoro! 
Não se deixem enganar pela minha falta de jeito a empratar e a tirar fotografias! :D
Outras das experiências foram um estufado de abóbora e tomate com proteína de soja texturizada (imagem esquerda, de baixo) e um frango de cerveja com molho de cenoura com um indispensável refogado de cenouras, cogumelos e tomate (imagem direita, de baixo). Tudo refeições sem gordura e extremamente saborosas. Calculo também que apesar do tamanho gigantesco dos pratos, sejam extremamente light!

Mas não se preocupem, como puderam ver nos menus acima, eu não vivo à base de experiências culinárias...também faço pratos tradicionais ou tenho a sorte de ter a minha mãe a cozinhar!

Fico por aqui...amanhá colocarei na secção "Pesagem" o meu novo peso, e se for escandalosamente alto ou baixo...sabem que não vou resistir a contar-vos ;D

Beijinho e boa semana!

4 comentários:

  1. Ai Rita, minha querida! To precisando desse teu animo pra malhar viu! Estou numa moleza \o/
    Quanto a parte culinária achei que foi super bem! Gostei do aspecto das barrinhas, e os pratos parecem apetitosos!

    Só não entendi muito essa sua oscilação de 1200 kcal pra quase 2000... mas espero que isso não tenha efeito na sua pesagem!

    Abraço lindona!

    ResponderEliminar
  2. O exercício físico também funciona comigo na TPM. É uma óptima terapia, que se pode usar e abusar.
    Fico à espera de novidades da pesagem!

    **

    ResponderEliminar
  3. O exercício faz-nos sentir muito melhor em alturas dessas...pior é ter coragem para ir até ao ginásio :)!
    gostei das tuas barritas, ando ando há imenso tempo para fazer!

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    e a pesagem?! espero que tenha sido boa, pois mesmo vc se sentindo inchada, a alimentação está muito boa!
    gostei das suas experiencias culinarias! devem mesmo ter ficado tudo muito apetitoso! ainda mais sendo saudavel e light!!!
    bjos

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)