quarta-feira, 24 de abril de 2013

Barrinhas de aveia com frutos vermelhos e iogurte e uma escolha "daquelas"

Olá meninas! Estão boas?

O meu dia de pesagem no meio da semana, em que geralmente vos escrevo, é só amanhã, mas como confio que o resultado vai ser o mesmo do fim-de-semana (57 Kg!) e gostava de vos falar sobre outros assuntos, resolvi escrever-vos hoje. Começo com uma excelente novidade: consegui motivar-me para trabalhar, e organizei o meu tempo entre as tarefas que tenho para fazer de uma forma que me satisfaz. Confesso que tive duas grandes ajudas: os vossos comentários animadores (um obrigada sincero a todas!!!) e as dicas que encontrei no artigo "How to sustain motivation when you're struggling: 20 tips" (que me ensinaram, sobretudo, a não querer fazer tudo de uma só área de uma vez; pelo contrário, dividir o tempo por tarefas variadas para não me cansar de nenhuma). Estou mais feliz relativamente a esse aspecto!

No Domingo, tive organizei-me tão bem que na pausa para descansar os olhos do monitor do computador, decidi fazer uma repetição da minha receita de barras de cereais, com algumas alterações (as outras já tinham sido comidas!). Aqui estão as barrinhas de aveia com frutos vermelhos e iogurte.
Posso dizer-vos que estas barrinhas são óptimas, muito saborosas, saciantes e baixas em calorias! 
Notem que na foto há 3 barrinhas maiores e mais perfeitinhas e 2 mais pequenas e mal recortadas. Isto aconteceu porque fiz duas variações da receita: as barrinhas bem cortadas levam chia e as barrinhas tortas têm bolacha torrada. Vou contar-vos a receita:
Ingredientes: 1 iogurte de framboesas da Alpro Soja; 50 gramas de frutos vermelhos (eu usei-os congelados, da marca Continente); 80 gramas de flocos de aveia e, dependendo da versão escolhida, 25 gramas de sementes de chia OU 1 bolacha torrada. Adoçantes ou estévia a gosto. 
Passos:

  • Pré-aquecer o forno a 180 graus.
  • Misturar muito bem o iogurte, os frutos vermelhos e os flocos de aveia numa tigela. 
  • Dividir a mistura em duas tigelas e acrescentar as sementes de chia numa e a bolacha de aveia torrada noutra. 
  • Acrescentar adoçantes, se necessário.
  • Forrar um tabuleiro com papel vegetal e colocar o preparado bem espalhado, em forma rectangular (um preparado para cada variedade de barrinhas).
  • Levar ao forno a 180 graus por 20 minutos.
  • Retirar do forno e cortar em formato de barrinhas.
  • Comer ou conservar no frigorífico.
Espero que gostem tanto como eu delas! Levo-as para as aulas da faculdade e como lanche pós-treino. Se estiverem interessadas em valores nutricionais: as de chia têm cerca de 130 calorias e as de bolacha torrada 90 calorias ;) 

Outro assunto que gostava de falar convosco está relacionado com uma escolha alimentar difícil que tive de fazer ontem...tinha uma consulta à tarde num local longe de casa, e combinei ir combinar a um café/esplanada baratinho lá ao pé para chegar a horas. Quando lá cheguei, as minhas opções não eram tão saudáveis como de costume, e tive de pensar muito no melhor a escolher! A lista de pratos está em baixo, e os meus pensamentos à frente. Notem que neste café, posso acompanhar todos estes pratos com saladas variadas, a dificuldade foi mesmo escolher o prato mais saudável:
  • Quiche de espinafres ou de cogumelos e bacon (Pensamento: Nunca sei o que as quiches levam, às tantas estou a comer um prato cheia de ovos e leite...vai-me fazer mal, tenho de me lembrar da intolerância à lactose! Para além disso, acho que estas massas folhadas têm muitas calorias...)
  • Beringela recheada (Pensamento: Já comi beringela aqui e não gostei nada! Esquece.)
  • Massas variadas, com bacon ou legumes (Pensamento: Só vou comer massa? E então a proteína? O bacon está fora de questão, é muito gorduroso...e comer só massa com legumes deve-me fazer ficar cheia de fome, só hidratos de carbono...)
  • Carne de Porco à Portuguesa (Pensamento: Bah, não gosto de porco! E sei que têm mais calorias que o costume! Parece não ser confeccionado com muita gordura, mas mesmo assim...)
  • Bife de vaca com molho de café (Pensamento: Bah, não sou fã de bifes! E vir almoçar fora para comer um bife é deprimente, ficava bem mais barato em casa. No entanto, se não pusesse o molho, devia ser o prato com menos calorias...)
  • Bacalhau espiritual (Pensamento: Que bom aspecto! Adoro bacalhau, e este parece ter muitos legumes, vejo ali cenouras e espinafres...no entanto, que raio será que põem no bacalhau? Parece béchamel e natas...e ainda vejo ali broa ou pão ralado...deve ser calórico e ainda me põe a inchar de alergia...)
  • Filetes de polvo: (Pensamento: Uau, adoro polvo! E nunca como em casa! O problema é que é FRITO, deve ter mais calorias que o normal e eu até digo no meu blog que não como fritos por iniciativa própria...)
O que escolhi no final? Filetes de polvo com salada de tomate, couve e cogumelos, claro está. Não resisti aos fritos, porque apesar de quebrarem a regra do costume, pareceram-me o prato mais saudável da lista. No entanto, fiquei a pensar...terei feito a melhor escolha? O que escolheriam vocês? Deixo-vos a perguntinha, e espero ter respostas originais e diferentes da minha. Mas não vale dizer que iam a outro lado ou traziam de casa, porque este era um almoço combinado ;) Confesso que foi uma escolha difícil no contexto da dieta!

Fico por aqui. Beijinhos e boa semana a todas!

9 comentários:

  1. Primeiro de tudo, parabéns pelo emprego *---* espero que goste.
    Ah eu gosto de barrinhas de cereais, mas faz muito tempo q n como hehehe, vou anotar a receita =]
    Bom , oq eu escolheria? eu sou suspeita, pq adoro legumes... entao iria direto na berinjela recheada, bom mas dependeria do recheio dai HEUAHEUAIHE mas os filetes de polvo tbm eram tentadores e acho...bom, em relaçao aos outros... n como carne vermelha, nem de porco nem de frango HEUIAHEUIAE... Quiche nem pensar! muito queijo e gordura... e massa entao!? puraia direto HUEHIAUHE
    Gostei da salada que vc pediu tbm =]]
    Bjão
    Alê

    ResponderEliminar
  2. Rita, quantos assuntos! rs

    Há dias visito seu blog, mas não consigo comentar! Vi do seu vício em pastilhas, que eu compartilho, sendo, no meu caso, chicletes! Vi sobre as suas conquistas lindas, pelas quais estou muito feliz! E sobre a postagem de hoje, estou impressionada com suas habilidades culinárias e sua mente ativa! kkk Quantas análises para a escolha de um prato! De fato, ficamos muito mais analíticas com o passar do tempo. Sua escolha foi ótima. Aliás, suas escolhas têm sido ótimas, por isso os ótimos resultados! Parabéns, querida!

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita!

    Obrigado pelo apoio de ontem. Hoje já fui treinar (às 7h30, ui tão cedo!) e realmente estou pronta para um novo dia. Já compensei todas as bolachas Maria de ontem!
    Nunca experimentar fazer barritas (falha minha!), a tua receita vai ser a primeira. Vou deixar o teu blog aberto e amanha aproveito o feriado para fazer (depois publico o resultado no meu blog pode ser? Com os teus direitos de autor claro!).
    Quanto à escolha tens toda a razão. Uma escolha muito difícil. Também não acho muita graça à beringela e por isso se calhar também fosse parar aos filetes ou mais provavelmente à quiche.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. ei!
    essas barrinha parecem ser otimas mesmo! um dia ainda vou tentar fazer!
    sobre as opções, eu acho que escolheria o bacalhau, pq amo peixe e aqui onde moro não tem tanta opção de peixes para comer diariamente...
    o polvo só iria ficar de fora pq sao fritos e fritura é uma das principais vilãs do emagrecimento, então estou evitando ao máximo!!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  5. Bom dia

    uma vez eu fazia barra de cereal em ksa..mas ia bastante melç, e eu nao era mto fã dele não.Acabei não fazendo e mais e nem comprando no mercado para comer. As tuas tem uma cora bem boa..
    bjos e boa quarta

    ResponderEliminar
  6. Olá querida!
    qto tmpo, ando um tanto sumida.
    primeiro q eu adorei a receita, irei tentar fazer!
    segundo, respondendo sua pesquisa eu acho que teria escolhido o quiche ou berinjela. (sem levar em conta suas observações e restricoes, eh claro)
    Ou então apelaria ao bacalhau, a fritura com crtza seria uma das minhas últimas opçoes.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Oh és parecida comigo! Antes de ir comer fora, peso bem cada prato! Mas penso que a tua escolha esteve bem... Não há mal nenhum em, de vez em quando, comer algo frito. Tudo bem que é gordura saturada e tal mas é só uma vez! E essas barrinhas têm um aspecto mesmo apetitoso! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. To adorando o Rita na cozinha! Boa a sugestão da barrinha caseira!

    Eu queria ser organizada em qualquer aspecto da minha vida. Eu sou terrivel. A bagunça em pessoa, com tempo, com tudo!

    Menina, tanta coisa gostosa, te juro que não saberia escolher! Mas acho que escolhestes o melhor sim. Apesar de ser fritura frutos do mar tendem ser de melhor digestão, e só um dia entre uma dieta equilibrada não vai lhe fazer tanto mal!

    Beijinhos ;*****

    ResponderEliminar
  9. Ual, que prendada! rs

    hmmm.. difícil escola hein, a maioria desses pratos tem carne,
    e eu odeio carne :/

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)