domingo, 24 de março de 2013

Menor Peso da História do Blog: 57,5 Kg!

Olá meninas!

Sábado tive uma agradável notícia de manhã...atingi o menor peso na história do blog, os 57,5 Kg! Tudo isto graças a uma semana de alimentação saudável, muito equilibrada, com a introdução de muita fruta, alguns legumes novos na dieta (a abóbora e os espargos) e até uma proteína nova (o seitan, na imagem aí em baixo). Obviamente, também foi uma semana em que cumpri as minhas metas de exercício físico, mas isso em mim já não é uma novidade. O que aconteceu de fundamental esta semana para que este resultado aparecesse (além do fim da TPM) foi o fim das desculpas. Desculpas para debicar mais um pouquinho de chocolate, desculpa para comer fritos quando ia comer forma, desculpas para colocar um molho x na comida, desculpas para comer um pouquinho mais de sopa...etc, etc, etc. Eu cumpri as minhas metas da semana, e fui disciplinada como tudo. Não houve uma única transgressão, e os resultados merecem que diga...parabéns para mim!

Uma semana dietética mas maravilhosa, cheia de novas experiências de cores e sabores.
Para a próxima semana, ainda não planeei se vou continuar a fazer as minhas refeições intermédias (pequeno-almoço e lanche) à base de sobremesas/iogurtes de soja e fruta, mas suspeito de sim. Estou muito próxima da minha meta final, e gostava de continuar a ter resultados. A fruta, para mim, é altamente saciante, e a grande variedade que tenho tido nunca me faz enjoar. Pelo contrário, adoro ir escolher ao supermercado! Tenho também muita variedade relativamente às sobremesas de soja, que podem ser naturais, de frutas, baunilha, chocolate de leite e preto, caramelo...e todas deliciosas. Estou contente, motivada, sem vontade de deitar tudo a perder. O espelho já me faz elogios, mas o melhor de tudo foi esta semana ter ouvido bastantes também da boca do meu namorado....ele reconhece e aprova bastante tudo o que tenho feito! 

Para terminar este post, mais um selinho, desta vez oferecido pela querida Andreia B., do blog Será que eu emagreço?!. Recomendo muito!


Vamos às reginhas!
  • Tenho de indicar 5 blogs:
  • Tenho de responder às perguntas:
1. Porque iniciou o blog?
Bem...eu podia ficar um dia a responder a esta pergunta, mas vou tentar resumir!
Sempre tive uma relação conflituosa com a comida, que foi simultaneamente a minha companheira de desgostos e uma grande inimiga, em fases diferentes da vida. Já tive anorexia, bulímia, períodos de calma...Tudo parecia relativamente calmo desde 2010 nessa relação, até iniciar o mestrado em Setembro de 2011. Não gostei da área que escolhi, fiquei deprimida, voltei-me novamente para o conforto da comida e engordei imenso...mesmo mudando de área em Dezembro, continuava a ter muitas dúvidas e stresses, e continuei a descarregá-los na comida. Sabia que estava gordinha, mas por muito que me esforçasse para fazer dieta, oscilava entre os períodos de controle seguidos de compulsões ou os períodos em que comia normalmente e culpava a genética e o metabolismo por ficar gorda. A minha auto-estima estava bastante em baixo. Em Outubro de 2012, atingi o meu peso recorde - 63 Kg, e sentia-me inchadíssima, gorda e feia.  Nessa altura, andava a passar por uma fase em que comia (bastante!) e achava que engordava injustificadamente, que o meu corpo e metabolismo eram péssimos, que tinha imenso azar...Foi então que comecei a ler mais artigos sobre dieta na Internet, e encontrei este artigo da revista "Boa Forma", com o título "Emagreci escrevendo um blog", em que especialistas em nutrição não só recomendavam escrever um blog para tomar consciência dos alimentos ingeridos diariamente, sentir um acompanhamento por parte das blogueiras e ganhar extra-motivação, como uma série de meninas falava das suas histórias de sucesso. O artigo estava baseado numa série de estudos que mostravam como emagrecer em grupo leva a 30% de resultados mais eficazes, e como ter um blog leva a resultados mais duradouros, por isso...decidi experimentar, e iniciar uma dieta ao mesmo tempo! Comecei a escrever no dia 7 de Outubro de 2012, um Domingo à noite. Na minha primeira semana de dieta, em que até me controlei relativamente ao "normal" da época, percebi como comia bastante antes (e mesmo durante!), e o que tinha de mudar. Desde aí, tudo tem ocorrido para melhor...tenho alterado vezes sem conta a minha alimentação (para melhor), sinto-me motivadíssima (embora algumas vezes tenha deslizes) e o apoio, motivação e ensinamentos de outras blogueiras ajudam-me a querer continuar, sempre. Os meus resultados têm sido óptimos, e já não sei viver sem este blog!

2. Pretende fazer alguma cirugia estética?
Não! 
Como vos contei, quando iniciei o blog estava bastante mais gorda, comparativamente ao MEU normal dos últimos anos de faculdade, mas não OBESA nem com SOBREPRESO. O meu IMC era de 23 e tal, dentro do normal. Portanto, não preciso de fazer uma cirugia estética devido ao emagrecimento, o meu corpo têm-se adaptados aos quilos perdidos (que nem foram muitos!) bastante bem, e para tal bem contribui o exercício físico que faço (natação, Body Balance e Body Pump), que conjugado com a alimentação saudável me têm ajudado a desenvolver um corpo tonificado e mais musculado (antes fazia exercício e só servia para comer mais e ficar mais gorda :P). Por acaso, quando iniciei o blog e desde os meus 16 anos, eu tinha um problema anti-estético com a minha barriga, que era ENORME, e tinha tendência para inchar ao longo do dia, sendo que á noite a minha roupa normal nem me servia. Já tinha pensado em fazer uma cirugia estética quando crescesse, era mesmo disproporcional, pessoas com mais 20 Kg que eu tinham menos barriga! Curiosamente, eu percebi o que era esse inchaço e tal também depois de iniciar o blog...era a famosísssima intolerância à lactose! Escusado será dizer que com a alimentação sem lactose que tenho tido, agora tenho uma barriga lisinha e maravilhosa (pelo menos a comparar com o que era), que me deixa cheia de orgulho...

3. Tem algum sabotador de comida em casa?
Não e sim! 
Não porque pela primeira vez na vida, a minha família tem apoiado bastante a minha dieta. Quer dizer...eu vivo com os meus pais e a minha irmã mais nova, e sinceramente o meu pai e a minha irmã mais nova não ligam muito ao meu estilo de alimentação, excepto quando raramente me comentam certos hábitos e apontam outros que preciso de melhorar. A minha mãe...tem sido uma grande ajuda, pela primeira vez na vida! Com todos os problemas de peso que tive ao longo da vida, houve alturas em que ela simplesmente não queria ser "chateada" com os meus hábitos alimentares...só queria que eu comesse e pronto, porque de doenças de comportamento alimentar estava ela farta. Mas, realmente, ela achava que estava gorda e a abusar imenso da comida quando comecei a dieta, e então tem-me ajudado muito. Na primeira semana, por exemplo, deixou-me comer só sopa ao jantar (antes nunca me deixava), e diariamente faz legumes para acompanhar a minha refeição e não questiona os meus hábitos (antes fazia aquelas perguntas incomodativas, do tipo..."então e o arroz e a massa?"). Celebra comigo pequenas vitórias e ficou quase tão feliz como eu quando o problema da intolerância à lactose, que me fazia ter aquela barriga enorme, foi solucionado.
Sim porque a minha mãe cozinha extremamente bem e às vezes é difícil resistir, e também porque me considero a minha principal sabotadora. Quando não consigo resistir a comprar um pequeno chocolate, a comer mais um bocadinho de salmão, a tirar mais uma bolachinha, e comer mais um rebuçado, estou a sabotar a minha dieta!

4. Pretende continuar com o blog depois de atingir a sua meta?
Sim, claro!
Por experiência própria, sei que tenho tendência para o desleixe depois de chegar a metas em termos de peso. Não quero que isso aconteça mais uma vez, ou como diz a Ana C, do blog derepente80, só quero perder 1 vez os mesmos quilos. Vou continuar com o blog para a minha manutenção, porque quero manter este estilo de vida saudável para sempre. Gosto de me auto motivar, de motivar outros, de trocar e partilhar experiências. E isso só consigo com o blog! 

5. Uma mensagem de apoio para quem está a iniciar a caminhada
Chegar a um peso que consideram ideal, adoptando uma alimentação saudável e praticando exercício físico, tem de ser uma missão de vida. Por missão de vida, entenda-se uma conjugação de longo prazo, gosto e prazer pelo que fazem, e também flexibilidade nos momentos certos. Não adianta nada perder 5 quilos para o Verão numa semana tracando-se em casa sem ver ninguém a comer de forma ridiculamente pobre e a fazer exercício para depois os voltar a ganhar. Temos de gostar do que comemos, gostar do exercício que praticamos e sobretudo gostar de nós para podermos mudar para melhor com um equilíbrio óptimo entre rigidez e flexibilidade. Portanto, antes de começar, pensem se estão dispostos a fazê-lo para sempre, se gostam do que vão fazer, se gostam de vocês o suficiente para mudar. Só então o esforço valerá a pena e os resultados serão eficientes.

Fico por aqui....

Beijinhos e boa semana!

10 comentários:

  1. Que boooom! Estou muito contente por ti! Ás vezes é preciso aquele click para deixarmo-nos de dar desculpas... Eu também sou maluca por fruta, até parece que tou a comer um doce :p
    Obrigada pelo selinho e bom fim-de-semana!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo resultado! Os motivos para não obtermos resultados são tão óbvios não é, basta termos cuidado e os resultados aparecem. Confesso que também adoro fruta, como desde sempre.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Ola Rita, boa noite!
    Minha amiga, venho te visitar e sem querer vc me da um empurrão.... brincadeira.
    Sim tenho que parar com as desculpas para aparecerem os resultados obrigada.
    Bjão

    ResponderEliminar
  4. ei!
    parabens!!!!!!!!!!! bom demais qdo isso acontece com a gente! e fico mto feliz por vc de estar com esse pesinho lindo!! ta quase la, hein?! agora é continuar firme e forte para atingir logo sua meta!!!
    obrigada pelo selinho! adorei suas respostas e amanha posto ele no meu blog!
    bjos

    ResponderEliminar
  5. flor
    que sucesso ein
    nossa imagino a felicidade sua qndo viu esse pesinho!!
    }Parabéns..
    beeijoks

    ResponderEliminar
  6. Ritaaaa que orgulho de você amiga, muito feliz em te ver assim tão próxima da sua meta!*-*
    Parabéns pelo tudo o que tem conquistado lindona, continue assim <3

    Ahhh e pode deixar que quando sair a revista vou scannear e te mandar tá?<3

    Beijo beijo linda

    ResponderEliminar
  7. eba, obrigada pelo selinho, vou responder!
    nossa Rita, vc não tem ideia do quanto eu fiquei feliz em ver que esta com seu menor peso.
    O segredo para o emagrecimento é este mesmo: parar de se enganar.
    Vc tomou consciencia e pronto, o resultado apareceu.

    PARABENS!

    ResponderEliminar
  8. Muito bom, o esforço valeu a pena. Parabéns! :D
    Eu ando numa fase em que estou viciada em misturar a fruta com iogurte. Eu adoro fruta e no verão sabe ainda melhor. Estou desejosa que chegue a altura dos pêssegos. São tão bons fresquinhos. :D

    ResponderEliminar
  9. Uallll você me incentiva!!! Realmente resultados sem regressões são ótimos. Todo esforço vale a pena ;D parabéns!

    Beijinhos ;-)
    <3 kiwizero.com

    ResponderEliminar
  10. OLÁÁÁ,
    ain fiquei muito feliz por você *-*
    MESMO! é muito bom quando a gente acompanha
    a história, a luta toda, e quando começa
    a dar resultados positivos, isso motiva MUITO!

    controle, e felicidade pra vc! Bjs

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)