sábado, 16 de março de 2013

Flutuações de peso e uma receita

Olá a todas!

Antes de mais, obrigada pelo apoio e pelas dicas fantásticas que me deram relativamente ao último post! O apoio foi muito importante para me relaxar e encarar a situação com melhor disposição. As dicas foram extremamente criativas, e já estou a usar pelo menos uma delas, como já irei explicar.

O peso de hoje revelou uma enorme diferença relativamente a 4ª: 58,6 Kg! Realmente, devia estar bastante inchada (de líquidos e outros), porque após a natação 4ª e 5ª (tive de alterar os meus horários esta semana por motivos de trabalho), reparei que me dirigi ao wc imediatamente. Notem que ainda estou na TPM e praticamente não mudei os meus hábitos alimentares desde 4ª, com uma pequena excepção: seguindo o conselho da autora de Coisas de uma Miúda, que está a fazer a dieta dos 31 dias (da famosa nutricionista portuguesa Ágata Roquette), decidi introduzir alimentos novos no meu lanche da tarde, pois as mudanças de grupos alimentares, nesta dieta, têm ajudado as pessoas a perder peso. Assim sendo, em vez do típico leite de soja magro/iogurte de soja/sobremesa de soja com Weetabix ou um pacote de crackers, lanchei 30 gramas de chocolate preto com 70% cacau na 4ª (não costumo comer chocolate preto) e uma taça de morangos com gelatina na 5ª. 6ª, infelizmente, tive de regressar a um lanche típico por motivos de trabalho. Mas gostei das mudanças, foram muito saborosas!
Lanches diferentes e originais!
Entretanto, no Desafio Páscoa Sem Culpa, a tarefa da semana era criar uma receita de peixe ou soja, para celebrar o espírito de amor e sacrifício da Páscoa. Para mim, não me custa mesmo nada trocar a carne pelo peixe ou soja...quem me dera a mim poder comer sempre peixe todos os dias! Eu adoro peixe...cozido, grelhado, assado, estufado, frito...Por isso, é claro, tarefa da semana vai já ser cumprida: ontem a minha mãe e eu fizemos salmão no forno com molho de limão e salsa, acompanhado de batatinhas e courgettes tostadas e esparregado. As fotos do pitéu estão aí em baixo, e a receita segue!

Salmão no forno com limão e salsa, batatainhas e courgettes tostadas, e um esparregado verdíssimo.
Os ingredientes necessários para fazer esta delícia, dos quais as quantidades variam em função da vontade do cozinheiro, são os seguintes:
  • Filetes de salmão (frescos!)
  • Batatas
  • Espinafres (congelados ou frescos)
  • Papel de alumínio/prata
  • Sal
  • Vinho branco
  • Limão
  • Salsa
  • Azeite
  • Tomate Seco (opcional!)
  • Cebola aos cubos congelada
  • Alho aos cubos congelado e dentes de alho
  • Colorau
  • Água
  • Natas de soja
  • Farinha Maisena
Os passos da receita são:
  1. Lavar e cortar as batatas e as courgettes em pedaços pequenos. Temperá-las com água. Colocar num recipiente pronto a ir ao forno o azeite (em grande quantidade), água, cebola, alho aos cubos, tomate seco e salsa, acrescentando no fim as batatas e as courgettes com uma camadinha de colorau por cima.
  2. Preparar os filetes de salmão, retirando potenciais espinhas/gorduras desnecessárias e colocá-los dentro de papel de alumínio como na imagem acima. Temperar com muito limão, salsa, sal e vinho branco.
  3. Neste momento, deverá ter no seu tabuleiro de ir ao forno uma camada de batatas e courgettes e uma segunda camada de papel de alumínio com salmão. Portanto, tem o prato pronto a ir ao forno! Coloque-o a uma temperatura de cerca de 180 graus, durante 20/40 minutos (dependendo da qualidade do forno e se o pré-aqueceu).
  4. Enquanto espera, coza os espinafres em água e sal durante cerca de 20 minutos. Escorra bem e use uma frigideira para saltear os espinafres com azeite e alho. Pouco a pouco, vá juntando as natas de soja e a farinha maisena, para que a mistura ganhe consistência. Demorará 10 minutos até ter um belo esparregado. Tape-o de forma a que não arrefeça enquanto espera pelo salmão.
  5.   Por esta altura, já deve ter o salmão, as batatas, as courgettes e o esparregado prontas. Saboreie e delicie-se com o sabor fresco e intenso a limão do salmão, acompanhado de batatinhas e courgettes que trazem lembranças da casa da avó e um esparregado quantinho. Bem bom!
E pronto, creio que é tudo! Vou continuar a portar-me super bem para ter um fim-de-semana com resultados positivos. 5ª feira acaba o período de TPM, espero que me traga boas notícias! Estou farta de me sentir inchada e com um humor meio depressivo e stressado sem motivos. 

Beijinho, bom fim-de-semana.

10 comentários:

  1. Ai parece delicioso esse salmão, vou fazer! Vou fazer! \o/ Que bom que estás a se sentir melhor querida. Esse processo é louco mesmo, se a gente for estressar com cada estranheza do nosso corpo a gente fica louca! E continuar fazendo certo e esperar pra ver!

    ;* saudade de você!

    ResponderEliminar
  2. preciso deste salmão na minha mesa kkkkkkkkk! É amiga, esse período de tpm ninguém merece x.x

    Beijinhos ;-)
    <3 kiwizero.com

    ResponderEliminar
  3. hummm deve ser uma delícia...
    bjinhos e tenha um ótimo domingo
    www.lupinheirorj.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  4. Adoreii sua receita de peixe!!
    Deve ficar uma delicia!!
    Passa lá no meu e olha a minha recita tbm!!!
    Espero que goste!!
    Um beijão e ótima semana pra ti!!!

    ResponderEliminar
  5. Rita minha querida, que delicia te ver assim melhor e mais animada. Essas oscilações de peso acontecem, prenda-se menos a elas e mais as roupas e medidas, a balança engana muito as vezes.
    Amei sua receitinha de peixe, esses dias tenho comido peixe sempre que possível então faço questão de testar a receitinha!*-*

    beijo beijo

    ResponderEliminar
  6. Eu bem disse que era retenção. :P Fico muito feliz por teres conseguido baixar o peso. Agora é sempre a descer.
    Adoro salmão! Por norma, grelho sempre, por isso a tua receita é uma boa ideia para ir mudando. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  7. ei!
    viu?! era mesmo só inchaço! que bom q o peso ja ta voltando ao normal! e melhor ainda que você continuou firme nessa hora!
    essa receita do salmao parece ser uma delicia! vou experimentar depois!
    bjos

    ResponderEliminar
  8. Oi querida..
    agora que o stres da janta passou devo me dedicar mais a dieta..exercicios só la no ap mesmo. Então é hora de mandar embora esses kg extras de uma vez.
    Quando estou inchada meu peso levanta bastante que nem o seu..
    bjão e boa segundona

    ResponderEliminar
  9. Eu como quase sempre uma posta, mas ontem como me levantei tarde e tomei o pequeno-almoço tarde... já se sabe à hora de almoço a fome não era muita. Ontem o llaollao também não me caiu muito bem. Tive umas cólicas horríveis. :/

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)