quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

No peso plateau - 59 Kg

Olá meninas!

A pesagem do meio da semana revelou-me mais ou menos o mesmo peso do fim-de-semana: continuo com 59 Kg (mais precisamente, 58,9 Kg). Sinceramente, fiquei um pouco desapontada, porque já estou neste peso desde 15/16 de Janeiro, já era altura de estar nos 58,5 Kg, 58,3 Kg...e parece que nunca mais, apesar de todo o auto-controle e da actividade física bem ritmada! Comecei a pensar no assunto e acho que muito provavelmente estou num plateau de peso difícil de vencer. Um "plateau" de peso, como algumas de vocês devem saber, ocorre quando durante a dieta o peso estabiliza num determinado valor e demora muito tempo a diminuir, apesar da dieta e da actividade física efectuada. Por outras palavras, o organismo habitou-se a funcionar com menos comida e é mais eficiente a realizar a mesma actividade física, daí que se tenha acomodado e a pessoa não consiga perder peso, mesmo fazendo tudo certo. Li vários artigos sobre o que fazer ao atingir um plateau de peso.A maioria não foi útil - a maioria das dicas sugeridas já são seguidas por mim, por exemplo, evitar calorias escondidas (nos molhos, açúcar, refrigerantes); cortar nos hidratos de carbono e apostar nas proteínas; cortar no álcool  escrever o que se come e contar as calorias para se ter a certeza de que o plano alimentar está a ser bem seguido. Havia também uma sugestão muito comum - cortar na cafeína para que o corpo não produza cortisol, uma hormona que acumula gordura, sobretudo na barriga - que é impossível de seguir, eu simplesmente não vivo sem café e chá verde, e mesmo assim já tenho sono logo a seguir ao jantar. No entanto, houve algumas dicas que penso poder seguir, e desde ontem que estou a tentar pô-las em prática:
  • Reduzir o consumo de sódio, para diminuir a retenção de líquidos - Eu não tenho tendência a fazer retenção de líquidos e não tenho celulite (por uma maravilha genética qualquer, ninguém na minha família tem, nem os mais gordinhos) MAS sei que abuso no sal devido a todo o fiambre e presunto que como,assim como as bebidas light. Portanto, quem sabe? Vou tentar cortar nos enchidos, apostar em opções de substituição com menos sal como iogurtes e leite, e ver se resulta.
  • Aumentar a quantidade, intensidade ou tempo da actividade física praticada - Está fora de questão aumentar a intensidade (se o fizer, acho que vou ter uma fome de leão e muito sono, porque já faço muito exercício), mas vou tentar fazer 15 minutos de alongamentos e tonificação em casa nos dias em que não for ao ginásio. Já preparei uma lista de músicas dos meus cantores favoritos com 15 minutos, pus a esteira bem visível no quarto e arrumei o fato e treino num sítio prático. No entanto, o primeiro dia em que devia ter feito esta nova actividade (ontem!) não correu bem...tinha planeado fazê-la de manhã bem cedo (às oito), mas entretanto vem a minha mãe meter conversa, a minha irmã decide dormir mais (o que significa que não posso fazer barulho, ela está no quarto ao lado), tenho a tese para escrever...e PUF! Lá se foram as boas intenções. Mas vou tentar novamente amanhã.
  • Aumentar o consumo de chá verde - Eu adoro chá verde, é o meu chá favorito. Infelizmente, dificulta a absorção de ferro, pelo que não deve ser ingerido com outros alimentos, o que deixa a pergunta: como bebê-lo entre as refeições se não estou em casa, e depois das 18h me tira o sono? Pois é...mas vou fazer um esforço para o beber ao lanche. 
  • Fazer pequenas trocas de alimentos para outros com menos açúcar, gordura e calorias - Decidi mudar o meu leite de soja para leite de soja light; reduzir a quantidade de leite que coloco nas papas de aveia (misturo água) e cortar totalmente nas pastilhas bolas de ténis. Quando ganhar coragem, vou também tentar trocar a Panqueca Dukan por uma omelete de 1 ovo novamente, porque tem menos carbohidratos e, portanto, menos calorias.
E pronto, essas são as minhas ideias. Alguém tem mais alguma sugestão extra? Estou aberta a propostas!
Para finalizar, deixo-vos a descrição dos meus menus desde 2ª feira. Um beijinho a todas, e boa semana! 

Menus


Segunda-Feira

Pequeno Almoço
1 tortilha de trigo com 2 fatias de fiambre - 160 calorias
Café com adoçante e um pouco de leite de soja - 45 calorias

Meio da Manhã
1 pacote de bolachas de água e sal - 64 calorias
Body Balance - (-)200 calorias
Natação - (-)300 calorias

Almoço
Frango no forno com limão (1 sobrecoxa e meia) + 1 prato com duas colheres de sopa de legumes com pouca batata - 500/600 calorias

Lanche
1 Panqueca Dukan com 1 colher de sopa de farelo de trigo e 2 colheres de sopa de aveia + 2 fatias de fiambre - 250 calorias 
2 quadrados de chocolate - 150 calorias

Jantar
1 prato de sopa de alho francês Sem batata - 200 calorias
2 filetes de solha - 300/400 calorias

Total: 1169-1369 calorias (aparentemente bem...)


Terça-Feira

Pequeno Almoço
1/2 pacote de leite de soja light - 45 calorias
1 pacote de bolachas de água e sal integrais + 3 fatias de fiambre - 120 calorias

Almoço
1 pacote de leite de soja light - 73 calorias
Aveia - 350 calorias
1 pacote de açúcar - 30 calorias

Lanche
1 pacote de bolachas de água e sal integrais - 64 calorias
4 fatias de presunto - 80 calorias
1 fatia de fiambre - 16 calorias
Halls - 30 calorias

Jantar
1 pires de chá com sopa de legumes - 50 calorias
Salmão grelhado temperado com vinagre - 500 calorias
Feijão verde e brócolos cozidos - 100 calorias

Total: 1450 calorias (150 acima do desejado e nem tinha dado por nada, que aborrecido!).


Quarta-Feira

Pequeno Almoço
1 Panqueca Dukan com 1 colher de sopa de farelo de trigo e 2 colheres de sopa de aveia + 2 fatias de fiambre - 250 calorias 
Café com adoçante e um pouco de leite de soja - 30 calorias

Meio da Manhã
1 leite de soja light - 73 calorias
Natação - (-)300 calorias

Almoço

1 pacote de leite de soja light - 73 calorias
Aveia - 350 calorias
1 pacote de açúcar - 30 calorias

Saldo parcial: 510 calorias (OK!)

9 comentários:

  1. Oi gostei do seu blog, ja estou te seguindo, espero sua visitinha bjus

    ResponderEliminar
  2. gostei das dicas dicas muito interessante,espero que der certo......tb estou começando a olhar a quantidade de sódio,coisa que eu não prestava muito atenção....
    http://queeroemagrecer.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Oi querida. Muitas vezes com as atividades físicas ocorre a substituição de massa gorda por massa magra, você tirou suas medidas?! Outra coisa que eu aconselho muito é fazer massagem. Tomar chá verde, e outros diuréticos.

    Obrigada pelo carinho sempre, e todos os elogios, fico muito feliz com o seu carinho por mim viu! E saiba que eu tenho o mesmo carinho por ti também.

    A alimentação como sempre tá linda!
    Um abraço! (e eu quero fotos de veneza!)

    ResponderEliminar
  4. Ah isso acontece mesmo, principalmente com pessoas que já estão a muito tempo na RA. mas já li tb que se vc continuar firme, logo vc volta a eliminar, pois o corpo para armazenar e começa a perder de novo.
    O importante é não desanimar né?
    Olha muito obrigada pela força que tem me dado nos ultimos posts, tem sido muito importante.
    bjus

    ResponderEliminar
  5. Ola Rita!
    Não desanime amiga, vc esta fazendo tudo certinho!
    Continue firme.
    Bjs..

    ResponderEliminar
  6. Ai Ritinha, o desânimo toma conta de mim... Mas te apoio para não desanimar, hahahah

    Beijos querida,
    http://me-miras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. oiee
    somos duas...não consigo mais sair da casa dos 61, eu já to a um mês e meio nela...Mas vamos tentar nos esfroçar mais e mais a cada dia ne
    bjão

    ResponderEliminar
  8. Rita minha querida,
    antes de tudo queria muito agradecer ao apoio e as palavras de conforto nesses dias difíceis em que perdi minha amada avózinha, acredite, cada uma dessas palavras de carinho eu guardo e carrego comigo.

    Quanto ao pesinho, acho que as dicas que eu te daria você já citou aí acima então a única que me resta é: paciência, tenha paciência com o seu organismo e continue fazendo testes até encontrar o que faz com que seu corpo funcione melhor.

    Beijo querida

    ResponderEliminar
  9. Nem me fale, eu estacionei no meu peso faz tempo.
    Engraçado, para mim quanto mais tempo de exercícios mais fome,
    eu aumentaria a intensidade, rs

    Bom final de semana florzinha!

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)