segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Desafio Páscoa Sem Culpa e 3 dias de Detox

Olá meninas! Estão boas? Espero que sim!

Estou aqui para vos falar do Desafio Páscoa Sem Culpa, do blog da Andreia B., que começa hoje. Este desafio é o primeiro em que vou participar e faço-o não para ganhar a Cesta de Páscoa light cozinhada pela Andreia (que acredito que seja óptima, mas é impossível eu que estou próximo da meta perder muito peso até ao fim do desafio e arrecadar o "troféu") mas sim para ter uma motivação extra na luta contra o plateau dos 59 Kg. De facto, ter objectivos semanais, sentir-me acompanhada e acarinhada pelas outras blogueiras participantes e  sentir que preciso de continuar a lutar semanalmente são razões mais suficientes para não me sentir tentada pelas tentações da Páscoa, e eventualmente vencer o plateau dos 59 Kg. Este está bem visível na fotografia abaixo, que tirei para iniciar o desafio.



E como é que funciona o Desafio Páscoa Sem Culpa? Bem, é muito simples, mas também muito flexível em termos de peso e aparentemente alegrado por tarefas semanais. Como já disse, vai começar hoje e termina daqui a 6 semanas, no dia 31/03/2013 (Domingo de Páscoa!). Está organizado de acordo com um sistema de pontos, sendo que o objectivo é obter 10 pontos o mais rapidamente possível e ganhar o Desafio. Os pontos são obtidos da seguinte forma:
  • 1kg eliminado - 0,5 pontos (6 semanas - 3 pontos)
  • 1 tarefa cumprida - 1 ponto (6 semanas - 6 pontos)
Dado isto, todas as semanas as participantes são obrigadas a fazer uma pesagem e têm a opção de cumprir ou não uma tarefa semanal, a decidir pela Andreia. Haverá também desafios extras (com ganho de pontos) publicados no Facebook do blog. Se quiserem saber mais, cliquem no coelhinho saudável aí em baixo, e fiquem a conhecer todos os detalhes. Aproveitem também para conhecer a Andreia, uma blogueira maravilhosa e simpátiquíssima, com um blog muito interessante.


Falando agora de estratégias para vencer a balança: esta semana, pela primeira vez desde o início do blog, decidi fazer uma dieta detox, seguindo os conselhos de várias blogueiras. Vou segui-la apenas durante três dias: de hoje até 4ª, adiando assim a pesagem do meio da semana para 5ª (hoje já me pesei para o Desafio, já chega!). Como sabem, não defendo este tipo de dietas repetidamente (como forma de controlo dos abusos do fim-de-semana, por exemplo) ou por períodos de tempo prolongados, mas acho que tratando-se de um caso específico (um plateau com mais de um mês!) e durando pouco tempo não me vai fazer ter carências nutricionais e tem hipóteses de sucesso. 

O minha dieta detox vai ser bastante especial, adaptada ao meu estilo de alimentação, para me fazer sentir melhor. Basicamente, eu não posso adoptar uma detox só de líquidos (dá-me muita fome) nem posso optar pela sopa ao jantar, devido aos inúmeros pedidos da minha mãe (que nem sempre tem tempo para fazer sopa e gosta de jantares em família). Assim sendo, decidi fazer a dieta dos cereais, que tem como grande mérito o controlo de calorias e a redução da gordura consumida. Existem várias versões desta dieta, que começou com os cereais Special K (mais informação aqui). No meu caso, vou optar pela versão dos cereais Weetabix, que para mim têm a vantagem de não ter lactose (eu sou intolerante) e as porções virem já controladas. Podem ler mais sobre a dieta com cereais Weetabix aqui e sobre a experiência de uma menina aqui

No meu caso, o menu diário vai ser constituído por duas refeições de cereais Weetabix (o pequeno-almoço e o almoço), uma refeição de proteína com legumes como habitual (o jantar) e pelo menos uma refeição intermédia saudável, com um máximo de duas (o lanche com cerca de 200 calorias e a outra, a existir, com 100 ou menos). Nas refeições Weetabix, vou consumir uma porção do cereal (134 calorias) com 250 ml de leite de soja magro (73 calorias), o que contabiliza cerca de 220 calorias (se juntarmos adoçante!). Para terem ideia do que é uma destas refeições, está em baixo a foto do meu almoço (também teve água, mas não aparece na foto!).

Juntando a isto o lanche temos um subtotal de 220+220+200=640 calorias. Isto significa que o meu jantar pode ser perfeitamente normal...se for como o costume, terá entre 400-600 calorias, portanto o saldo da detox andará entre as 1040 e as 1240 calorias. Hoje tive ainda actividade física (Body Balance e Natação) que subtraem entre 400 e 500 calorias à dieta; nos restantes dias, isso não irá acontecer. Até agora, a dieta parece-me extremamente normal, não sinto fome. 5ª, quando terminar, digo-vos se foi sempre assim e quais os resultados que teve. 

Fico por aqui, cheia de planos e entusiasmo para a semana que agora começa. 5ª feira trarei novidades relativamente à experiência da detox (incluindo peso), e se entretanto aparecer alguma tarefa semanal do Desafio Páscoa Sem Culpa, podem consultá-la na página que vou criar aí em cima. Até lá...boa semana a a todas!

Beijinho

5 comentários:

  1. oiee
    adorei esse desafio..to precisanod me concientizar e comer menos tbm..se não nunca chego nos 59kg
    bjao

    ResponderEliminar
  2. Ola Rita, bom dia!!
    Nem me fale de pesagem estou até tonta com esses meus kgs.
    Mas vou prosseguindo para minha meta mensal.
    Amiga essa semana sua balança vai mexer!!!!
    Boa semana, e sorte com a dieta.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Ritinha tb vou participar do desafio e estou bem animada! Com ctz esse desafio vai te ajudar bastante.
    Bjus e vamos juntas!

    ResponderEliminar
  4. Oi Rita, sabes que é muito especial pra mim, não sabes?! Não sei porque mas sempre acho prazeroso vir aqui e ler os seus posts, e sempre me tratas com tanto carinho que fica difícil de não gostar! Pode fazer comentários do tamanho que quiser! Que eu vou ler com todo prazer!

    Como sempre eu aqui dando palpite. Aquele caldo de alho poró que eu faço é um ótimo aliado para perder peso. Ele é levinho, natural, e se fizeres com frango fica mais baixa caloria ainda. E é gostoso, e dá uma saciedade ótima!

    ResponderEliminar
  5. Adooorei a ideia do desafio.
    Nossa, to precisando de uma dieta detox assim, rs
    o problema é que eu nao consigo :/

    Muito controle nessas dietas, vc consegue!

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)