quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

1. Série Elogios - Desafio Páscoa Sem Culpa

Olá meninas! Estão boas?

Antes de mais, queria agradecer todos os comentários de apoio e o contacto mais especial que tenho tido com algumas de vocês... Desde que comecei o blog, não só me sinto mais inspirada, determinada e motivada para perder peso e não o recuperar, como também fiz amigas que preenchem um pouquinho mais os meus dias. Intimamente, sei que o caminho que percorri até agora, perdendo peso e sendo mais saudável, nunca seria possível sem o blog e o vosso apoio. E a única palavra que conheço para descrever o que sinto por tudo é mesmo OBRIGADA.

Esta semana os meus posts vão ser dedicados à tarefa semanal do Desafio Páscoa Sem Culpa, que é criar uma lista de elogios relacionados com a dieta e a actividade física. A minha ideia é escrever alguns elogios relacionados com o que fiz durante o dia, o que me vai obrigar a repensar o meu dia, nomeadamente o que correu mal e o que podia ter melhorado. Ao fazer os elogios, espero também ter motivação para que o meu dia seguinte seja mais saudável e focado. Os elogios têm também uma outra função, que considero algo cómica: tanto os meus familiares como amigos acham que sou demasiado modesta (caindo às vezes no ridículo , e até já falhei em entrevistas de emprego devido a essa característica, associada à insegurança. Ao elogiar-me, espero conseguir melhorar ligeiramente essa faceta minha, de uma forma realista. Já vi que não vai ser fácil, porque hoje passei o dia a pensar se devia ou não elogiar-me! É mesmo algo com o qual não me sinto confortável, mas vou fazê-lo por mim (e pelo Desafio :P). Então aqui ficam os elogios diários:

Elogios relativos a Segunda-Feira:
  • Parabéns por não me ter deixado sucumbir ao cansaço e ao frio e ter acordado às 7h10 da manhã para ir às aulas de Body Balance e de Natação. Por mais que adore as aulas, sou uma vencedora por vencer diariamente todas as tentações para não as fazer.
  • Parabéns por ter uma alimentação equilibrada antes e depois da actividade física, o que seria impossível há bem pouco tempo. Nunca cometo excessos antes ou depois das aulas como forma de motivação, mas também não passo fome injustificadamente, o que me evita ter ataques de compulsão.
  • Parabéns por esperar 15 minutos antes de decidir se vou acrescentar algo mais a uma refeição.  Esta técnica ajudou-me a ter um almoço controlado, não abusando dos cereais que como depois de fazer exercício.
  • Parabéns por me controlar no lanche da tarde. É difícil depois de uma manhã tão preenchida com exercício e de um almoço saudável, mas conseguir faz-me sentir uma vencedora!
  • Parabéns por comer apenas 1 quadrado de chocolate de cada vez, e não 1 tablete inteira.
  • Parabéns por acompanhar todas as refeições sem excepção por legumes e ficar longe dos hidratos de carbono.
Elogios de Terça-Feira:
  • Parabéns pelo pequeno-almoço e almoço controlados e extremamente dietéticos. Quando não há fome, mais vale apostar em refeições mais light.
  • Parabéns por ter resistido ao batido de chocolate com banana que o meu namorado comeu. Ele bem insistiu, e no meu íntimo sei que a Rita antiga se teria babado com esse batido, talvez até comprado um só para si. A nova Rita enjoa-se só de ver o batido.  
  • Parabéns por ter resistido a pastilhas elásticas sem açúcar. 
E pronto...são esses os meus elogios. Sinceramente hoje não foi um dia muito bom na dieta, daí só haver dois elogios. À hora do lanche, tive uma vontade terrível de salgados, e então comi 4 bolachas de milho salgadas (30 calorias cada) com fiambre, mas o sal foi tanto que fiquei cheia de aftas na boca. Não sei o que é que me deu. Pior ainda, ao jantar fui ao H3 (cadeia de hambúrgueres) com o meu namorado, e como já estava farta de pedir o típico mas saudável hambúrguer mediterrânico (sem molhos, só com rúcula, lascas de parmesão e tomate seco por cima), experimentei o de cogumelos. Este tinha um molho que eu comi mas não devia, porque para além de não ser nada de especial deu-me umas dores terríveis de barriga (penso que devia ter natas e a intolerância à lactose manifestou-se fortemente). Quando cheguei a casa sentia-me super cheia e enjoada do molho, mas comi dois quadrados de chocolate do meu favorito (Milka com Oreos, adoro!). Andava com vontade de atacar o chocolate há imenso tempo, e acho que não resistir nem foi assim tão mau, mas a minha barriga está a rebentar. Sabe-se lá porquê, comi dois alimentos super maus para a intolerância à lactose e para a dieta no mesmo dia, BAH. O mais estúpido é que estes apetites de hoje me auto-destruíram, daí que não volte a estas experiências tão depressa, de certeza.  E amanhã o dia será muito melhor, só para mostrar a minha coragem hei-de começar pela pesagem semanal. :)

Beijinho,

Rita

3 comentários:

  1. Adorei os elogios e venho com mais.
    - Parabéns por tentar.
    - Parabéns por analizar o que te faz mal e ser sincera consigo mesmo.

    Para manter-te linda assim são essas analises que fazem toda a diferença. Mesmo reconhecer um erro é motivo de elogio. Pois muita gente ignora e diz "foi só por hoje, ninguém vai ficar sabendo".

    Adorei muito ontem, e o seu apoio sempre.
    Beijo grande querida =)

    Parabéns por ser você!

    ResponderEliminar
  2. ei!
    interessante a tematica deste desafio de pascoa! teve uma segunda excelente e a terça nao foi das melhores, mas pelo menos teve alguns pontos positivos! agora é continuar firme e forte!
    bjos

    ResponderEliminar
  3. Rita, também tenho essa dificuldade de me elogiar... E parece que combinamos a escapada no mesmo dia, eu também saí com maridinho e comi uma fatia extra de salmão e de sobremesa frozen com calda de ameixa. Mas não dá nada, hoje a gente compensa. Bjo!

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)