terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Top 10 alimentos aliados da Dieta da Rita

Olá meninas!

Chegámos a 2013, um novo ano se aproxima e decidi começar com um post diferente: a lista dos 10 alimentos que mais me ajudam a fazer dieta (em todos os sentidos!). Aqui estão eles, com os devidos comentários:

  1. Café – 0 calorias e uma energia inacreditável logo de manhã. O café tem sido um grande parceiro da minha dieta porque me dá força para fazer todas as atividades, desde estudar até exercício físico, comendo menos do que o habitual. Já não consigo passar sem ele: com adoçante de Stevia e um pinguinho de leite sem lactose, ajuda-me durante todo o dia. Bebo sempre uma chávena cheia de manhã e depois varia consoante os dias e a necessidade. Nos dias em que faço desporto, por exemplo, bebo antes de depois do exercício – antes para ficar animada e motivada, depois para recuperar mais rápido e sem sono. Durante o dia, posso beber quanto quiser, mas evito-o depois das 18h00 para não ter insónias.
  2. Adoçante de stevia – O complemento ideal do café e dos chás. Uma colher de sobremesa bem cheia tem 20 calorias e nenhum efeito nocivo na saúde. O sabor é doce, simplesmente perfeito para quem gosta do sabor  doce como eu.
  3. Pastilhas sem Açúcar – Quase 0 calorias também, em muitos sabores, formas e feitios, mas com o defeito de ter aspartame – que para além dos controversos potenciais efeitos na saúde, causa sonolência. No entanto, eu sem pastilha tenho mais dificuldade em controlar a alimentação à tarde, por isso não passo o dia sem no mínimo 1-2 depois do almoço.
  4. Bolachas de água e sal Vieira - Com 12-15 calorias cada e em pacotinhos de 5, são tudo aquilo que gosto numa dieta: saborosas, saciantes e sem calorias. Uso bastante ao pequeno-almoço, ao lanche e quando tenho uma “fominha”...antes da refeição, antes de dormir, elas estão sempre lá para ajudar. Agora só como com fiambre e presunto, mas no  início da dieta (antes de ter a prova de que era intolerante à lactose) comia também com queijo fresco magro.
  5. Fiambre – Proteína da boa com 14-20 calorias a fatia (depende da marca) e altamente saciante. O que podia ser mais perfeito? Pessoalmente, eu que adoro proteínas não podia pedir mais – como ao pequeno-almoço / lanche com as bolachinhas ou para preencher buraquinhos no estomago ocasionais (casos em que 1 fatia me basta).
  6. Chás – 0 calorias, bons para aquecer as mãos e adoçados com Stevia. Nem sempre me apetecem, mas são a melhor forma de perder a fome à tarde ou esquecer as tentações que estão na cozinha.
  7. Legumes – Como de todos: alface, tomate, cenoura, beringela, courgette, cogumelos, feijão-verde e espinafres são talvez os mais comuns no meu dia-a-dia. Os legumes têm poucas calorias, muitas vitaminas e minerais, e são ricos em hidratos de carbono de absorção lenta, por isso substituem SEMPRE o arroz, massa e batatas no meu prato. Eu como realmente muitos legumes e adoro-os. Tempero com vinagre (0 calorias) para evitar destruir o seu efeito baixo em calorias.
  8. Sopa – Nos dias em que se abusa numa refeição, não há nada melhor que uma sopa a seguir. Também são óptimas para acompanhar proteína se não houver legumes frescos em casa. Para mim a sopa é óptima – saciante e bem boa. E em minha casa, a sopa NÃO TEM BATATA – as bases são de abóbora ou courgette, o que faz dela uma opção realmente light.
  9. Frango e Peru – Do melhor da cozinha. Podem ser cozinhados e mil e uma maneiras, são saborosos, económicos, baixos em calorias e gordura e ricos em proteína e outros minerais importantes.  
  10. Peixe grelhado – Baixo em calorias, rico em proteína, vitaminas e minerais. Sou fã de peixe grelhado, sobretudo salmão, que para além dos benefícios que já referi tem também Omega 3, que ajuda a dar vida à pele, melhora o raciocínio e o humor. Nem sempre posso comer (apenas 1-2 vezes por semana, mais ou menos), mas adoro. 
E vocês, quais são os vossos segredos?

Um beijinho,

Rita


3 comentários:

  1. ei!
    adorei as dicas!!!!
    bjos e otimo 2013!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Oi Rita...obrigada pela visita, estou seguindo teu blog e já adicionei na listinha de blogs que leio e sigo para voltar sempre aqui e acompanhar teu desenvolvimento..adorei a listinha, confesso que café tb é um aliado no meu café da manhã.. geralmente de manhã tomo com leite desnatado ou quando tomo shake, adiciono o café soluvel no shake..rs .. frango grelhado tb é um plus! Sem contar nos alimentos integrais, como pão e arroz...
    super beijo
    http://meuemagrecimentoreal.blogspot.com.br
    @Denniblog

    ResponderEliminar
  3. Queridaaa feliz 2013 td de bom *-*
    adorei o seu blog me favorita?
    bjusss

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)