sábado, 22 de dezembro de 2012

Surpresa de Natal: Já nos 60 Kg!

Olá meninas!

Continuo a ter uns dias muito complicados em termos de trabalho, apesar de os exames terem acabado na 2ª feira. Esta semana, tive um trabalho para entregar na 3ª e o resto dos dias passei-os a terminar um projecto de grupo na faculdade, que vale 50% da minha nota final nessa cadeira e que tenho de entregar até dia 28. Para além disso, como vou fazer a tese de Mestrado no próximo semestre, tive já algumas reuniões com o meu orientador, e tenho muita bibliografia sobre o tema para ler. Sendo assim, parece que alguém vai passar os dias 24 e 25 de Dezembro a trabalhar! O único ponto positivo de estar apenas a fazer trabalhos e não exames neste momento é que posso gerir melhor o tempo...por exemplo, tenho evitado marcar reuniões de trabalho para as horas das actividades físicas. Também acabo por poder participar em almoços e jantares de Natal e ver um pouquinho de televisão, o que é muito bom.

Bem...não percebo porquê, mas parece que o "fim de um ciclo" previsto pelos Maias, que alguns não especialistas apelidaram de "fim do mundo", me trouxe muita sorte. A níveis académicos, tirei uma nota fantástica numa cadeira da faculdade. E a nível de peso...bem, fiquei totalmente surpreendida! Como sabem, costumo pesar-me duas vezes por semana, e quando hoje subi à balança, lá estava: 60 Kg bem certinhos. Estou tão contente!

E porque é que isto é surpresa? Ter perdido um 1 Kg em cerca de 1 semana e meia não é natural para mim. Como devem ter reparado, ao longo destes meses tenho-me esforçado imenso e pouco perco em termos de peso - chego a passar 1 mês com um peso estável, a comer certinho e a fazer desporto. Desde há uma semana e meia atrás, tenho perdido mais peso, mas tenho comido igual a anteriormente, ou ainda pior. Por exemplo, já não como sopa ao jantar; às vezes faço dois lanches à tarde e tenho comido sempre 1 quadrado de chocolate por dia. A actividade física não só não tem aumentado, como até diminuiu. Portanto, não há nenhuma razão significativa para esta situação. Mas estou contente, claro.

O único factor de que me consegui lembrar foi ter deixado de comer queijo fresco há uma semana e meia- a perda de peso vem desde aí. Desde Setembro que deixei de beber leite com lactose, porque todos ao meu redor me referiam que a minha barriga inchava muito ao longo do dia (e na época de praia os olhares depreciativos e os comentários eram horríveis) e  realmente ao chegar à noite até tinha vergonha de sair à rua, e não conseguia vestir nada. O truque funcionou: a barriga passou a ter um comportamento aparentemente normal, e já não inchava ao longo do dia. Eu andava satisfeita, e o único elemento com lactose da dieta eram mesmo os queijos frescos magros. No entanto, tinha vários episódios de problemas intestinais por semana, e a minha mãe (que é médica) andava farta de pedir que evitasse comer os queijos frescos, não só porque se estragam facilmente mas também porque posso ser intolerante à lactose realmente. Há coisa de uma semana e meia fiz-lhe a vontade porque eu própria estava farta do sabor dos ditos, tive alguns problemas com alguns que ficaram fora de prazo. Desde aí, tenho abusado no fiambre, e também tenho perdido peso mais rápido...algo suspeito se passou. Já procurei na Internet, mas as fontes são contraditórias a este respeito: há quem defenda que intolerância à lactose faz perder peso se forem consumidos lacticínios e quem diga que faz ganhar peso. Não sei...

O que vos posso prometer é que me vou continuar a portar bem, e quem sabe, a perder peso.

Um beijinho a todas!

1 comentário:

  1. Ai que maravilha Rita, peso novo. Boa sorte com os trabalhos e continue sempre tirando um tempo pra você, suas atividades físicas e um programa de televisão, porque não!?
    Quanto a intolerância a Lactose geralmente ela causa uma reviravolta no intestino, o que geralmente causa perda de peso. Mas de maneira errada, eliminando nutrientes que seu corpo vai querer desesperadamente recuperar... É melhor evitar leite sim...

    ResponderEliminar

Gosto muito dos vossos comentários! O vosso apoio é importante para mim ;)