terça-feira, 14 de abril de 2015

Amanhã é dia de...exames de diagnóstico!

Meninas....

No meio de muito trabalho e muitas decisões profissionais importantes, amanhã farei exames (endoscopia e colonoscopia) para tentar perceber os problemas gastronintestinais que me têm afectado nos últimos tempos, e que tantos constrangimentos e aflições têm trazido à minha vida pessoal. Espero compreender, finalmente, o que tenho, para poder melhorar a minha qualidade de vida e voltar a ganhar motivação para ser saudável. Desejem-me sorte!

Beijinhos a todas e boa semana,

Rita

domingo, 5 de abril de 2015

Escolhas, medos e incertezas

Aos 20 e poucos anos, não sei o que a vida me reserva. Gostaria de poder dizer-vos que vou viver muitos anos rodeada da minha família, que vou ter saúde, que vou conseguir fazer uma carreira da qual goste e onde tenha estabilidade e boas condições. Adorava poder dizer-vos se e quando vou casar, comprar uma casa, ter filhos. Pagaria para poder evitar doenças para mim e para os meus familiares, mortes de entes queridos, acidentes de percurso, despedimentos e insucessos profissionais. Porém, infelizmente, todos os planos a médio e longo prazo não se combinam. O azar e a sorte acontecem, e, sobretudo, fazem-se escolhas


Não sabemos onde nos conduzem e se serão as melhores escolhas, mas quando as fazemos temos de confiar em nós próprios. Acreditar que estamos a tomar a melhor decisão possível dadas as perspectivas, mas também que enquanto houver vida, poderemos sempre corrigir-nos, melhorar-nos, ter a oportunidade de voltar a fazer escolhas melhores no futuro. E, entretanto, não deixar que os nossos medos condicionem as nossas escolhas. Por muito que façamos, que nos escondamos, que deixemos de viver, a vida será sempre incerta

E este é o meu desabafo da semana, que condensa muitas horas de reflexão e pouco define. Porque esta foi uma semana de escolhas, medos e incertezas. A Rita fit há-de voltar. 

 Um beijinho e boa semana a todas,´

Rita

domingo, 29 de março de 2015

De uma semana stressante

Olá meninas! Como foi a vossa semana?

A minha foi extenuante. Continuei a acumular dois trabalhos. Os meus problemas intestinais persistiram. Voltei a estar doente, com uma gripe que até me tirou o apetite. Porém, e apesar de tudo, não desisti nem me deixei vencer pelo cansaço. Fui trabalhar todos os dias, mesmo doente. E chegando a casa, continuava a trabalhar. Tentei comer bem e seguir a minha dieta especial, e pequei ainda menos que o normal. Treinei como tinha planeado, combinado uma aula de cardio (Spin) com aulas de musculação (Body Pump e Global Training). E, no meio deste stress todo, fiquei feliz porque ainda consegui controlar a pressão e passar algum tempo de qualidade com os meus entes queridos. Se foi difícil? Sim! Se valeu a pena? Claro!

Espero ter uma próxima semana mais desafogada, quanto mais não seja porque dia 3 de Abril é feriado (Sexta-Feira Santa),  Ainda assim, vou ter de continuar num ritmo acelerado e sem tempo para blogues. Ás vezes, muito esporadicamente, leio um dos vossos posts no telemóvel. Infelizmente, o tempo é pouco e não me deixa socializar convosco nem continuar a apoiar-vos através dos comentários. Fica para o futuro!

Como última notícia, o stress e o estar doente esta semana fez-me perder peso. Estava com 57 Kg ontem de manhã, depois de ter comido um mega sushi combo na Sexta-Feira. Enfim, até o stress e a gripe conseguem ter alguns pontos positivos...

Deixo-vos com as minhas melhores refeições da semana:

Pequenos-Almoços



Basicamente, aqui temos várias combinações de Corn Flakes sem Glúten (Nestlé), Aveia sem Glúten (Bauck Hof – Compro no Celeiro), Iogurtes de soja - Sabores natural e mirtilo (Alpro), Leite de soja com baunilha (Alpro), 100% Micro Whey Lactose Free de Chocolate (SELF Omninutrition) e Impact Whey Isolate (My Protein).

Almoços



Eu sei...muito salmão, o meu prato favorito :D

Lanches


Os meus dias favoritos foram aqueles em que comi mirtilos...adoro!

Jantares


Só boas ideas!



Um beijinho e uma boa semana a todas,

Rita

segunda-feira, 23 de março de 2015

Procura-se Tempo

Olá a todas!

Finalmente consegui ter tempo para escrever! Esta semana gostava que os dias tivessem tido 48 em vez de 24 horas, para ter conseguido fazer tudo aquilo que queria e sentir-me organizada. Não foi assim, e andei exausta desde 2ª Feira. Profissionalmente, esta foi uma semana muito exigente, em que trabalhei muito e em diferentes projectos. Comecei a trabalhar meia hora mais cedo que o costume e cheguei sempre tarde a casa. Adicionem a isto o facto de estar a conciliar o meu trabalho com um um projecto de investigação, com um prazo de entrega em Maio, e podem compreender melhor o stress em que andei. Não é nada fácil ter disponibilidade mental e física para dois trabalhos em simultâneo, sobretudo dois que exigem tanta dedicação, espírito crítico e trabalho! Pessoalmente, foi uma semana de despedidas de duas amigas que vão partir para fora do país (uma para trabalhar, outra para ajudar a família), o que me deixou saudosa e ligeiramente tristonha. Até porque durante os eventos de despedida destas amigas, conversa puxa conversa e lá sabemos de mais outro amigo que vai partir, e outro que quer partir...é uma das consequências de viver num país que não oferece as melhores oportunidades para os jovens. 

Entretanto, a nível de saúde, tive algumas preocupações. Desde há um ano que ando com algumas complicações gastrointestinais (prefiro não entrar em pormenores), que entretanto se têm agudizado progressivamente, ao ponto de serem insustentáveis. Nos últimos meses o impacto destas complicações na minha vida pessoal e profissional tem sido tão negativo que fui esta semana consultar uma médica especializada, com o apoio de todas as minhas pessoas queridas. Estou por diagnosticar ainda, e devo fazer análises e exames até final deste mês para excluir patologias graves. Até perceber melhor o que se passa comigo, a médica aconselhou-me a ter alguns cuidados com a alimentação, nomeadamente:
  • Reduzir o gluten, não o evitando completamente;
  • Não ingerir lactose;
  • Evitar todos os açúcares com excepção da sucrose, glucose e stévia, ou seja, cortar com o alimentos ricos em frutose (a não ser que sejam combinados com muita glicose, como a banana, mirtilos, kiwis e afins), polióis (sorbitol, manitol, xylitol, maltitol, isomalte e afins) e oligosacarídeos (grãos, feijões, e vegetais como as couves de bruxelas, couves e cogumelos)
  • Evitar o bacalhau (tende a agravar as patologias gastrointestinais que tenho).
Um dia gostava de partilhar convosco a lista completa do que devo comer e evitar, mas, para já, é importante que saibam que a ausência de determinados ingredientes na minha alimentação se deve bastante a estas restrições. Não vou levar as orientações ao extremo até perceber o que tenho - por exemplo, se tiver um convite para jantar fora, tento ser "normal", mas tenho de fazer alguns sacrifícios. 

Para além das questões relacionadas com saúde, eu também quero perder peso! Sobretudo, quero perder massa gorda e transformá-la em músculo. Assim sendo, repensei um bocadinho a minha alimentação e plano de treinos nos últimos dias. As minhas grandes decisões foram:
  • Não comprar mais caixas de iogurtes de soja grandes (acabaram-se os sabores de côco e amêndoa :P) - sendo eu uma rapariga com pouca força de vontade, acabo a comer em dois dias a quantidade que devia comer em quatro;
  • Evitar batata doce - é um hidrato de carbono muito saudável, mas como a andava a comer em doses enormes e com muito sal, andava a engordar-me e a causar retenção de líquidos;
  • Substituir mais vezes o queijo limiano por fiambre, de forma a reduzir a quantidade de gordura ingerida;
  • Dar preferência ao peixe branco quando for comer fora;
  • Comer um iogurte de soja com stévia de sobremesa, em vez de atacar a cozinha quando ninguém vê;
  • Não comprar bolachas de milho e arroz em pacotes grandes e preferir pacotes pequenos- nos pacotes grandes, a tentação de ir comendo bolacha atrás de bolacha é enorme;
  • Substituir uma refeição pelo meu "momento guloso" da semana - sempre são menos calorias ingeridas;
  • Intercalar as aulas de musculação que já fazia com aulas de cardio, para queimar mais gordura.
Durante a semana, acho que me portei bem a cumprir estes pequenos objectivos alimentares e de exercício. Os resultados viram-se na balança este Sábado: pesava 58 Kg, menos 1 Kg que na semana anterior. É verdade que o fim da TPM ajudou, mas, psicologicamente, sinto que as mudanças foram positivas e para melhor.

Não tenho muito mais tempo, e infelizmente também não poderei fazer-vos as visitinhas de que tanto gosto, mas deixo-vos algumas imagens da semana (houve muitos dias em que me esqueci totalmente, mas enfim):

Pequenos-Almoços

Incluíram corn flakes sem glúten com iogurtes de soja (e whey nos dias em que ia treinar a seguir, ou seja, no fim-de-semana) e, em dois dias, overnight oats de aveia sem glúten com banana, iogurte de soja e leite de soja.


Almoços


 Lanchinhos:


Jantares:


Um beijinho a todas e boa semana!

Rita